Botox

Toxina Botulínica

O Botox é a marca americana da toxina botulínica, uma substância feita através de uma bactéria anaeróbia, que ao ser mantida na temperatura correta, cresce dando origem a sete tipos diferentes de toxinas, o sorotipo A é o que possui maior potência e efeito terapêutico com uma maior duração. Essa toxina passou a ser mundialmente conhecida depois que seu uso foi liberado para fins estéticos, e foi aí que um laboratório americano lançou a substância no mercado com o nome de Botox, além dessa marca existem também, o Prosigne de origem chinesa e o Dysport de origem sueca. No Brasil a toxina botulínica teve o uso liberado em 1992 para fins médicos e terapêuticos e apenas em 2000 para fins estéticos, como no tratamento de rugas e marcas de expressão comuns do envelhecimento. Como no país o Botox foi a primeira marca a ser difundida, o nome passou a ser sinônimo do procedimento de aplicação da toxina, seja ela de qualquer uma das marcas disponíveis no mercado.

Botox

O Sucesso da Toxina Botulínica na Estética

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento estético não-cirúrgico, e é um dos mais procurados da categoria. O motivo do grande sucesso, é o fato de que as pacientes, em sua grande maioria mulheres, estão em busca de tratamentos simples, que não precisem de cirurgia ou outros procedimentos invasivos. No ano de 2007, os tratamentos estéticos não-cirúrgicos somaram mais de 80% dos procedimentos estéticos realizados. E desde então esse tipo de procedimento mais simples passou a superar muito a procura dos procedimentos cirúrgicos para fins estéticos.

Plastica

No início apenas mulheres procuravam a toxina botulínica para dar fim das rugas e marcas de expressão, mas atualmente a procura dos homens vem crescendo. Atualmente 90% dos usuários do Botox são mulheres e 9% são homens, mas os números referentes à procura masculina pela substância vêm crescendo a cada dia. São os chamados homens metrossexuais, que estão cada vez mais preocupados com a aparência.

Hair Removal

Cuidados no Uso da Toxina Botulínica

Assim como todo o procedimento que envolve saúde, a aplicação da toxina botulínica deve ser feita com cuidado e sempre por um profissional da área médica. A toxina, apesar de trazer benefícios, é um veneno considerado milhões de vezes pior do que o conhecido cianureto. Portanto, deve ser usada em doses mínimas, pois em grandes proporções pode causar reações do botulismo, uma intoxicação alimentar que pode ser fatal. E se for realmente realizar o processo da aplicação seja do Botox, Prosigne ou Dysport, procure um especialista de confiança, do qual você tenha boas referências, e nunca se deixe levar por promoções e preços demasiadamente baratos. Quando se trata da sua saúde, todo o cuidado é pouco.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgia Plástica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *