Atuação dos Pais com Crianças Egocêntricas

Fase Normal

Segundo a teoria psicanalítica do pai da psicanálise Freud,até mais ou menos os três anos de idade, a criança passa por uma fase considerada normal, em que acha que é o centro das atenções, e todos vivem ao seu redor somente para satisfazer seus desejos.

Atenção

Essa etapa egocêntrica da vida dela, é importante para o desenvolvimento da personalidade infantil. No entanto, se após essa idade, a partir dos quatro ou cinco anos, ela persistir com esse comportamento, cabe aos responsáveis ficarem atentos para verificar se, não se trata de um traço de personalidade da própria criança.

Dando Limites Aos Filhos

Na faixa etária a partir dos cinco anos de idade, as crianças devem ser ensinadas, a terem limites, e que não podem ter tudo sempre na hora que quiserem. Devem saber também, que a mãe ou o pai, não podem ser só deles, e que o respeito aos parentes e aos amigos é muito importante.

Educar

No entanto, existem alguns pais que tem muita dificuldade em impor os limites, dizendo não aos filhos quando necessário, por vários fatores como inexperiência como educadores, ou falta de tempo para ficarem mais com os filhos,em virtude do trabalho que tem de desempenhar fora do lar.

Educação na Fase Narcísica

Profissionais especializados no tema, orientam que para colocar limites e ensinar o sentimento de solidariedade nos filhos, não é necessário esperar que a fase do narcisismo passe, já que é uma etapa natural da vida de toda criança, para delimitar a conduta de educação que os pais devem dar.

Desde cedo os responsáveis devem impor limites, e definir quais serão as recompensas e punições em caso desobediência. Os especialistas sugerem que, os pais digam para as crianças que estão tristes com elas, quando fizerem algo errado, pois essa atitude as auxiliam, a perceber as consequências de suas atitudes.

Autoconhecimento dos Pais

Não vai adiantar muito, tentar impor limites aos filhos, ensinando-os solidariedade,se os próprios pais não agem dessa forma. Os responsáveis pelas crianças devem fazer um exercício de autoconhecimento, pois quando eles agem dessa maneira, o filho acaba agindo da mesma forma para imitá-los.

Por isso que, quando os pais são narcisistas, eles não se dão conta que estão servindo de modelo para seus filhos seguirem.

Autoestima Versus Narcisismo

De acordo com especialistas, a separação entre narcisismo e autoestima é muito sutil, por isso que, a grande maioria dos pais ficam confusos no modo de educarem seus filhos, pois todos eles querem que a crinaça se torne um adulto capaz e confiante. Uma maneira de saber onde está o limite, entre confiança e narcisismo, é fazer um exercício de autoestima, onde se percebe se a criança está usando as outras pessoas somente para satisfazer seus desejos, ou se está levando em conta as emoções e sentimentos dos outros.

Comportamento

Quando ela se desenvolve em um adulto narcísico, o excesso de confiança em si próprio, em detrimento das relações sociais, provoca um sentimento de vazio interior, ou em casos mais graves até a depressão, que muitas vêzes tem sua causa desconhecida, jáque sua origem fica escondida,sob o narcisismo que o indivíduo oculta.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *