Pais que Trabalham e Lazer com os Filhos

Final de Semana com os Filhos

Muitos pais que trabalham fora, só dispõem do final de semana para ficarem com seus filhos. Especialistas orientam que essa é a hora de fazer atividades juntos, para fortalecimento de vínculos emocionais entre eles, e esses momentos podem ser preenchidos com simples tarefas domésticas, onde os responsáveis não vão precisar gastar dinheiro para se divertirem, e irão fortalecer seus laços afetivos com os filhos.

Momentos de Convivência

De acordo com profissionais especializados em pedagogia, atividades simples como ir ao supermercado, passear pelo bairro onde moram, arrumar os armários, ou simplesmente cozinhar com os filhos, fortalecem mais o vínculo afetivo do que fazer uma extensa agenda cheia de atividades, mas onde não há uma convivência mais íntima entre eles.

Passear

Para pais que trabalham fora, e no final de semana tem de lidar com os afazeres domésticos, e ao mesmo tempo passar mais tempo com os filhos, já que durante a semana não tiveram tempo disponível, essa opção dos profissionais é a sugestão perfeita para conciliar as duas demandas.

Tempo Afetivo pra os Filhos

Os responsáveis que ficam a semana toda longe de seus filhos, por causa do trabalho que desenvolvem, devem reservar um momento só deles, ou o que alguns especialistas chamam de tempo afetivo com os filhos. Os profissionais ressaltam que não adianta muito nos finais de semana, programar várias atividades, mas não ter um contato direto com a criança.

Juntos

De acordo com acordo com terapeutas familiares, alguns pais delegam suas responsalidades para com seus filhos, para outras pessoas como babás, por exemplo. Essa situação para a criança. não é muito satisfatória para seu desenvolvimento afetivo, pela falta que os pais fazem para elas, que necessitam de cuidados simples, que às vêzes eles não podem ou não querem dar, pois acreditam que as atividades domésticas vão ser entediantes para os filhos, ou que eles irão atrapalhar na execução dessas tarefas de casa.

Atividades Simples que os Pais podem Fazer com os Filhos

Os profissionais especializados ressaltam que, levar as crianças ao cinema ou para assistir peças de teatro ou ainda ir amuseus, também são programas importantes, mas as atividades domésticas feitas em conjunto, podem ser igualmente interessantes e formativas, além de divertidas, sendo que o mais importante é a manutenção do vínculo afetivo entre pais e fihos, que está relacionado mais a qualidade do que a quantidade de tempo que eles passam juntos.

Entre algumas atividades recomendadas estão: Fazer um bolo com a criança misturando os ingredientes; Fazer compras em supermercados, com o filho anotando os preços(Dependendo de sua faixa etária); Arrumar os armários, pedindo que a criança ajude; Caminhar pelo bairro tranquilamente,indo a uma banca de jornal por exemplo.

Atividades

Em todas essas atividades simples, e que os pais não pagam nada por elas, o ideal é sempre aproveitar esses momentos descontraídos, para conversar com seus filhos, conhecendo seus medos, desejos e expectativas, para que no futuro, além da construção de uma sólida relação entre pais e filho, também se estabeleça um relacionamento de amizade, muito importante para a felicidade das pessoas em geral.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *