Principais Transtornos Mentais e Comportamentais Que Afetam Os Indivíduos

Existe uma grande variedade de transtornos mentais e comportamentais. Neste artigo veremos algumas características dos principais deles:

Déficit de Atenção e Hiperatividade

Também Chamado de TDHD

É difícil para o seu filho a ficar parado? Será que ele age primeiro e pensa depois? O seu filho começa, mas não consegue terminar suas atividades? Se assim for, o seu filho pode ter déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Quase todas as crianças mostram alguns destes comportamentos às vezes, mas TDHD dura mais de seis meses e causa problemas na escola com os amigos, em casa com pais e irmãos em situações sociais.

TDAH é mais comum em meninos do que meninas.

Déficit de Atenção e Hiperatividade

Déficit de Atenção e Hiperatividade

As principais características do TDAH são: negligência, hiperatividade, impulsividade.

Ninguém sabe exatamente o que causa TDAH. Às vezes ocorre em vários descendentes de uma mesma família, de modo que a genética pode ser um fator desencadeante. Pode haver também fatores ambientais que predisponham ao transtorno.

Uma avaliação completa por um profissional especializado é a única maneira de saber com certeza se o seu filho tem TDAH. O tratamento pode incluir medicamentos para controlar os sintomas, a psicoterapia, ou ambos. O ambiente familiar e escolar é muito importante, pois o treinamento de pais sobre como ajudar seus filhos também pode ajudar muito.

Desenvolvimento do Adolescente

Como qualquer adolescente, a pessoa passa por muitas mudanças físicas, mentais, emocionais e sociais. A maior mudança é a puberdade, o processo de tornar-se sexualmente maduro.

Acontece geralmente entre as idades de 10 e 14 para as meninas e com idades entre 12 e 16 para os meninos. Como o corpo muda, o adolescente pode ter dúvidas sobre sua saúde sexual, e cabe aos pais em primeiro lugar orientá-los sobre essa questão tão delicada.

Durante este tempo, o adolescente começa a desenvolver a sua própria personalidade e opiniões. Algumas mudanças que todos podem notar incluem: maior independência de seus pais, mais preocupações sobre a imagem corporal e roupas, mais influência dos pares, maior capacidade de perceber o certo e o errado.

Todas essas mudanças às vezes podem parecer conflitantes. Alguma tristeza ou mau humor pode ser normal. Mas sentir-se muito triste, sem esperança, ou sem valor algum podem ser sinais de alerta de um problema de saúde mental.

Se precisar de ajuda, o jovem deve falar primeiro com seus pais, com a orientadora escolar, ou com um profissional especializado na área de saúde, no caso um psicólogo.

http://www.youtube.com/watch?v=MzotJjsfnp8

Fobias

A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade. É um forte e irracional medo de algo que representa pouco ou nenhum perigo real.

Existem muitas fobias específicas. Acrofobia é um medo das alturas. A agorafobia é o medo de lugares públicos, e claustrofobia é o medo de lugares fechado. Se você ficar extremamente ansioso em situações sociais cotidianas, você pode ter uma fobia social. Outras fobias comuns envolvem túneis, estrada de condução, água, voo, animais e sangue.

As pessoas com fobias tentam evitar o que elas têm com medo. Se eles tiverem contato com o agente desencadeante da fobia podem apresentar os seguintes problemas: pânico e medo, batimento cardíaco rápido, falta de ar, tremor, um forte desejo de fugir.

As fobias geralmente começam em crianças ou adolescentes, e continuam na idade adulta. As causas das fobias específicas são conhecidas, e, por vezes, são oriundas das próprias famílias que insistem no comportamento errado de corrigirem seus filhos através do medo.

O tratamento ajuda a maioria das pessoas com fobias. As opções incluem medicamentos, psicoterapia ou ambos.

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de demência entre os idosos. A demência é uma desordem cerebral que afeta seriamente a capacidade de uma pessoa para realizar atividades diárias.

AD começa lentamente. Primeiro envolve as partes do cérebro que controlam o pensamento, a memória e a linguagem. As pessoas com DA podem ter problemas para se lembrar de coisas que aconteceram recentemente ou nomes de pessoas que elas conhecem.

Um problema relacionado com comprometimento cognitivo leve causa mais problemas de memória do que o normal para pessoas da mesma idade. Muitos, mas não todos os pacientes com este comprometimento da cognição, vão desenvolver doença de Alzheimer.

Alzheimer

Alzheimer

Na AD, ao longo do tempo, os sintomas pioram. As pessoas podem não reconhecer membros da família ou têm dificuldade para falar, ler ou escrever. Eles podem esquecer como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Mais tarde, o paciente pode se tornar ansioso ou agressivo, ou sair para longe de casa sem saber como voltar.

Eventualmente, eles precisam de cuidados totais. Isso pode causar grande estresse para os familiares que devem cuidar deles.A doença de Alzheimer começa geralmente após os 60 anos. O risco aumenta à medida que as pessoas envelhecem. O risco também é maior se um membro da família já teve a doença.

Nenhum tratamento pode parar a enfermidade. No entanto, alguns medicamentos podem ajudar a manter os sintomas melhores durante um tempo limitado.

http://www.youtube.com/watch?v=2QxBh-pcf6k

Transtornos Alimentares

Também chamado: Anorexia nervosa, compulsão alimentar, bulimia.

Os transtornos alimentares são sérios problemas de comportamento. Eles podem incluir excessos graves ou comidas não consumidas o suficiente para manterem as pessoas saudáveis. Eles também envolvem extrema preocupação do indivíduo sobre sua forma ou peso.

Os Tipos de Transtornos Alimentares Incluem:

  • – Anorexia nervosa, em que a pessoa se torna muito magra, porque não come o suficiente, pois se acha muito gordo;
  • -Bulimia nervosa, que envolve períodos de excessos seguidos de purgação, por vezes através de vômitos autoinduzidos ou uso de laxantes;
  • – Compulsão alimentar, que está fora do controle, quando a pessoa ingere alimento mesmo quando não está com fome.

As mulheres são mais propensas que os homens a terem distúrbios alimentares. Eles geralmente começam na adolescência e muitas vezes ocorrem juntamente com a depressão, transtornos de ansiedade e abuso de substâncias tóxicas.

Os transtornos alimentares podem levar a problemas cardíacos e renais e até a morte. Obter ajuda precoce é muito importante. O tratamento envolve acompanhamento, psicoterapia, aconselhamento nutricional, e às vezes medicamentos antidepressivos.

Transtornos da Personalidade

Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças mentais. Elas envolvem padrões de longo prazo de pensamentos e comportamentos que não são saudáveis e apresentam rigidez.

Os comportamentos causam sérios problemas com relacionamentos e trabalho. Pessoas com transtornos de personalidade têm dificuldade para lidar com o estresse e os problemas cotidianos. Elas muitas vezes têm relações tempestuosas com outras pessoas.

A causa de desordens da personalidade é desconhecida. No entanto, os genes e as experiências infantis podem desempenhar um papel importante.

Os sintomas de cada transtorno de personalidade são diferentes. As pessoas com transtornos de personalidade podem ter dificuldade de perceber que eles têm um problema. Para eles, seus pensamentos são normais, e muitas vezes culpam os outros por seus problemas.

Eles podem tentar obter ajuda por causa de seus conflitos nos relacionamentos e trabalho. O tratamento geralmente inclui a psicoterapia e, por vezes, a medicina.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *