O Poder das Leguminosas na Dieta Alimentar

Leguminosas (feijões e lentilhas) significam nutrição, incluindo proteína, cálcio, vitaminas e minerais. A grande vantagem é que são baratas na maior parte do mundo. Quando cozinhadas de maneira correta possuem sabor apreciado até mesmo entre os carnívoros mais endurecidos.

Saiba Quais São

Saiba Quais São

Legumes, quando consumidos em lugar de carboidratos refinados, trazem maiores benefícios ao corpo humano. Tenha em mente de que é melhor ter maior porção de feijão do que arroz branco no prato.

• Principais Benefícios das Leguminosas

01: Saciar fome e evitar desejos por comidas que engordam;

02: Prevenir a síndrome metabólica;

03: Prevenir diabetes;

04: Proteger contra o câncer;

05: Fornecer lotes de cálcio;

06: Fornecer grande quantidade de vitaminas e minerais;

07: Prevenir obesidade;

08: Proteger contra doenças no coração.

• Leguminosas: Boas e Baratas!

01: Como evitar os Desejos de Comida? Leguminosas (feijões e lentilhas) impedem os desejos de comida, fornecendo energia e nutrientes, sem causar danos no pâncreas e inundar o corpo com insulina. Alimentos que são ricos no índice glicémico 09, tais como xarope de milho rico em frutose, açúcar, farinha refinada ou enriquecida, arroz branco e outros hidratos de carbono refinados; fazem com que o pâncreas lance quantidades de insulina para iniciar a digestão.

Entre uma e duas horas acontece à enxurrada de insulina, seguida de queda aguda do açúcar no sangue, fazendo com que os desejos de comida, especialmente para amidos refinados, aumento, principalmente os doces. Especialistas indicado que sair do respectivo ciclo representa tarefa árdua.

02: Como prevenir a Síndrome Metabólica? Síndrome metabólica é um conjunto de sintomas, sendo que o principal está na resistência à insulina (pré-diabetes). As pessoas que desenvolveram a experiência apresentaram maior grau de dificuldade para perder peso. A síndrome metabólica começa depois da quantidade excessiva de gordura sobre o corpo com alimentação com pouca qualidade, principalmente devido aos amidos refinados.

As pessoas precisam aprender a comer três vezes ao dia tamanho médio de refeições, sem se alimentar de lanches entre as refeições a fim de permitir que o corpo queime gordura e reverta a síndrome metabólica. Comer leguminosas no lugar de amidos refinados impede o pâncreas de libertação de grandes quantidades de insulina, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue. Isto evita a vontade de se alimentar de forma desqualificada, impedindo assim a síndrome metabólica.

03: Como se prevenir o Diabetes Tipo 02? Quando comemos legumes no lugar de carboidratos refinados, o corpo manter um nível saudável de açúcar no sangue, que por sua vez permite que o pâncreas funcione corretamente e não produza insulina, evitando o risco de contrair diabetes tipo 02.

Não se pode ignorar o fato de que a insulina nos ajuda na digestão dos carboidratos. Durante nossas vidas, nosso pâncreas só coloca certa quantidade de insulina no organismo. O consumo excessivo de amidos refinados eventualmente esgota o pâncreas, prejudicando na produção da insulina.

04: Como se prevenir Contra o Câncer? De acordo com a Universidade de Queensland, na Austrália, leguminosas contêm compostos que impedem o risco de câncer e também pode ajudar no tratamento de câncer.

Outra forma que as leguminosas protegem o câncer é ajudando a prevenir a obesidade. Manter o corpo fino reduz o risco de câncer. Assim, comer legumes no lugar de carboidratos refinados impede o crescimento de células malignas, além de prevenir o cancro do fígado causado pela obesidade.

05: Leguminosas fornecem Vitaminas e Minerais? As leguminosas são ricas em cálcio. Fornecem muitas vitaminas e minerais essenciais, de acordo com o Departamento do Governo Australiano da Saúde e Envelhecimento. Todos os grãos proporcionam nutrição semelhante da fibra dietética.  Feijão preto proporciona folato, manganês, proteínas, magnésio, vitamina B1 (tiamina), fósforo, ferro e também são embalados com antioxidantes. Grãos-de-bico possuem manganês, ácido fólico, proteína, cobre, fósforo e ferro. Lentilhas representam fonte rica de folato, ferro, manganês, proteínas, fósforo, cobre, vitamina B1 (tiamina), e potássio.

Feijões e ervilhas fornecem manganês, potássio, proteína de folato, ferro, cobre, fósforo, magnésio e vitamina B1 (tiamina). Soja são fontes ricas de manganês, proteínas, fósforo, ferro, vitamina K, Omega-3, ácidos gordos, magnésio, cobre, vitamina B2 (riboflavina) e potássio.

06: Como prevenir a Obesidade? Em grande parte das dietas indicadas para quem quer emagrecer com saúde as leguminosas estão presentes no cardápio. Previne a obesidade, permitindo que o pâncreas produza baixos níveis de insulina para realizar a digestão, fato que ajuda a manter os níveis saudáveis de açúcar no sangue. Isto sacia a vontade de continuar se alimentando poucos instantes depois de consumida a refeição. Leguminosas podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue, eliminando o risco de doença cardíaca. Não possuem taxa de colesterol porque são oriundos diretos de vegetais.

07: Como comer legumes fornece proteína e energia ao corpo? Pesquisa realizada pelo Dr. Nijhoff, da Holanda, concluiu que a qualidade da proteína e energia fornecida por legumes é superior do que qualquer proteína encontrada em outro grão. As leguminosas são boa fonte de proteína porque contribuem com a nutrição essencial para a dieta de pessoas e animais no mundo. São destaques:

Soja

Amendoim

Ervilhas

Feijão verde

Feijão Mungo

Feijão preto

Feijão grama

Feijão azuki

Lentilhas

Receita Com Leguminosas

Compre vários quilos ou sacos de feijão e lentilhas sortidas. Misture todos s elementos juntos em recipiente de armazenamento de grande porte. Em seguida, use esta receita para os grãos mistos:

Ingredientes

07 ½ xícaras de água

02 xícaras sortidas mistos feijão e lentilha

02 colheres de sopa de mel

02 colheres de sopa de sal

01 colher de sopa de pimentão em pó

01 colher de chá de cominho em pó

1/4 colher de chá de pimenta de Caiena

Prato Saudável

Prato Saudável

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe de molho por entre doze a vinte horas. Isso faz com que o feijão comece a germinar. Após a imersão, vire fogão lento para “alto” e cozinhe por cinco ou seis horas, até que estejam macios. Deixe secar por duas horas.

Adicione duas chávenas de água para ferver. Adicione algumas colheres de sopa de cebolas secas para absorver o excesso de umidade e cozinhe por mais cinquenta minutos.

Sirva sobre o arroz e cubra com salsa. Faz doze porções. Grande sabor quando reaquecido.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *