Alergias Provocadas pelos Alimentos

A maioria das pessoas no mundo realiza ao menos cerca de três refeições ao dia e esses são digeridos e metabolizados no organismo das pessoas. Atualmente muito é se falado sobre nossa vida alimentar, pois está se criando a consciência de que o que comemos é essencial para mantermos uma vida saudável, cheia de vigor e disposição para enfrentarmos nosso dia a dia, além do mais, o que comemos hoje poderá refletir muito na qualidade de vida que teremos em nossa velhice. Enquanto alguns precisam realizar esforços tremendos para realizar o equilíbrio de suas dietas e deixar de ingerir determinado tipo de alimento, outros são obrigados a deixarem de comer algum produto devido a reações alérgicas.

Os alimentos que mais são conhecidos por desenvolver tais reações são frutos do mar como peixes, polvo, crustáceos, ostras entre outros, também vemos pessoas que são alérgicas a ovo, leite, amendoim, soja, nozes, castanhas, trigo, aditivos e conservantes alimentares (o que é mais raro), dentre outros.

A alergia alimentar ocorre devido a uma resposta imunológica adversa a alimentos. Essa resposta pode ocorrer devido a uma falha em um dos mecanismos que impede a imunização que determinados antígenos alimentares (que não são próprios do organismo) penetrem no organismo. O intestino possui células e realiza a produção de muco e enzimas digestivas que podem servir como barreira não imunológica para os antígenos. Além dessa, há a barreira imunológica, também localizada no intestino, que é gerada por produção de imunoglobulinas tipo A que se liga a moléculas que são antigênicas e não as deixam que penetre no organismo.

Quando essa defesa que o organismo normalmente têm está imatura ou defeituosa é que pode ocorrer os quadros de imunização sistêmica. E a alergia que ocorre a alimentos é exatamente essa resposta imunológica adversa que ocorre contra os antígenos do alimento.

Teoricamente, para haver a reação anafilática inicial, ocorreu anteriormente uma exposição em outro momento àquele alimento que a pessoa tem alergia, mas alguns dados sugerem que essa sensibilização ao alimento que se têm alergia pode ocorrer quando a pessoa ainda está no útero de sua mãe.

Manifestações Ocasionadas Na Alergia Alimentar

As pessoas que tem alergia podem ver afetados em seu corpo mais de um órgão e geralmente os mais afetados são pele, o aparelho respiratório, alguma região do intestino e até mesmo o aparelho cardiovascular. Os sintomas podem aparecer entre alguns minutos após a ingestão do alimento ou até duas horas após. A pele pode se apresentar com rubor, ou seja, se apresentar avermelhada, com coceira, urticária ou com erupção prurítica (coceira) eritematosa. No intestino pode ocasionar inchaço dos lábios, inchaço da língua ou mucosa oral, náusea, paralisia abdominal, cólica, vômito ou refluxo e diarreia.

No aparelho respiratório geralmente os sintomas que aparecem quando esse é acometido devido a alergia alimentar ocorre sintomas como congestão nasal, edema na laringe, disfonia e espirros.

Tratamento Em Casos de Manifestação dos Sintomas Anafiláticos

A conduta inicial é suspender o alimento que está causando a reação e o tratamento na urgência vão ser voltados para os sintomas que a pessoa esta referindo, então se a pessoa estão está com vômito irá tomar o remédio que vai combater o sintoma de vômito, em caso de sintoma respiratório a pessoa faz nebulização com medicamento que irá realizar broncodilatação. Em casos graves a pessoa é mantida no hospital até alívio dos sintomas e o médico ver que seu paciente está evoluindo bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *