Alinhamento Dentário e Aparelhos Odontológicos

A aplicação de aparelhos move os dentes, como resultado da força e da pressão. Existem quatro elementos básicos que são necessários a fim de ajudar a alinhar. No caso do metal tradicional se utiliza suportes, materiais de ligação, fio de arco e ligadura elástica.

Os dentes se movem quando o fio arco coloca pressão sobre os suportes e dentes. Às vezes, molas ou elásticos são usados para colocar mais força em uma direção específica. Os aparelhos têm pressão constante, que ao longo do tempo, movem a estrutura dentária em suas posições corretas.

Modelos

Modelos

De modo ocasional os adultos podem precisar usar capacetes para manter certos dentes de se moverem. Quando o aparelho exercer pressão, a membrana periodontal se estende de um lado e é comprimida no outro.

O movimento deve ser feito de modo lento, caso contrário existem dos riscos de pacientes perderem seus dentes. É por isso que são usados por cerca de dois anos e meio e as adaptações são feitas apenas a cada três ou quatro semanas.

Esse processo liberta o dente e, em seguida, faz crescer em apoiar o dente na sua nova posição que é chamada de remodelação óssea. Remodelar o processo biomecânico responsável por tornar os ossos fortes é necessário em resposta à atividade sustentada de suporte de carga.

Deposição Óssea

Outro fator importante associado com o movimento dentário é a deposição óssea, que ocorre no ligamento periodontal distraído e sem a deposição de osso. Em geral, um dente se desloca em um milímetro por mês durante o movimento ortodôntico. Mecânicas podem variar em termos de eficiência, o que em parte explica a vasta gama de resposta ao tratamento ortodôntico.

Aparelhos Para Alinhar Os Dentes

Aparelho com fio de metal tradicional é composto de aço inoxidável, por vezes em combinação com o titânio. Hastes metálicas tradicionais são tipos mais comuns de aparelho. Estas chaves têm suporte de metal com um elástico e laços que prendem o fio nos suportes metálicos.

O segundo tipo mais comum de aparelho ortodôntico tem ligadura que não exigem a necessidade de laços elásticos. Em vez disso, o fio passa através do suporte. Muitas vezes, com este tipo o tempo de tratamento é reduzido, há menos dor nos dentes e ajustes do que outros aparelhos.

De aço inoxidável banhado a ouro, os aparelhos são utilizados para pacientes alérgicos ao níquel (um componente básico e importante de aço inoxidável), mas também pode ser escolhido porque algumas pessoas preferem o olhar de ouro sobre as chaves tradicionais de cor prateada.

Aparelho lingual é personalizado e ligado à parte de trás dos dentes, tornando-o invisível para outras pessoas. Nele os suportes são cimentados na parte de trás dos dentes, tornando-os invisíveis. Assim, aparelho lingual consiste em uma alternativa estética para aqueles que não desejam ter o tipo visível.

Antes e Depois

Antes e Depois

Bases de titânio se assemelham das braçadeiras de aço inoxidável, mas são mais leves e tão fortes. Pessoas com alergia ao níquel em aço por vezes escolhem o tipo, embora sejam mais caros do que os aparelhos de aço inoxidável.

Os aparelhos convencionais são usados em principal no tratamento de crianças, bem como adultos. Eles consistem de pequeno suporte que é colado à parte da frente de cada dente e dos molares ajustados com uma banda que circunda o dente.

Uma vantagem é poder comer e beber enquanto se usa o equipamento, mas a desvantagem está em desistir de certos alimentos e hábitos alimentares, como a goma de mascar e batatas fritas, por exemplo. Outro ponto ruim é que tem de ser apertado de modo periódico por ortodontista, provocando aumento de desconforto.

Sistemas de tratamento ortodônticos personalizados combinam alta tecnologia, incluindo imagens 3-D, software de planejamento e um robô para dobrar o fio. Modelos personalizados trazem resultados mais eficientes, mas podem ser caros e não estão disponíveis em todos os ortodontistas. 

Alinhadores: Alinhar o Dente

Alinhadores transparentes removíveis podem ser usados para mover de modo gradual os dentes em suas posições finais. Eles não são utilizados para casos ortodônticos complexos, como as extrações, cirurgia de mandíbula ou expansão da palatina. Certos ortodontistas não usam esses aparelhos porque eles sentem que não produzem os melhores resultados corretivos em comparação com os convencionais, mas as opiniões variam de modo considerável.

Suportes inteligentes fazem parte da investigação científica. Contém um microchip que mede as forças que atuam no suporte e a interface dente. O objetivo destas cintas está em reduzir a duração da terapia ortodôntica, das despesas e desconfortos para o indivíduo.

Procedimento: Alinhamento Dentário

Serviços ortodônticos podem ser fornecidos por qualquer dentista licenciado em odontologia. Na América do Norte o tratamento é feito por ortodontistas, cirurgiões-dentistas no diagnóstico e tratamento dos dentes, mandíbula ou ambos. Um dentista deve completar 2-3 anos de treino de pós-doutorado adicional para ganhar certificado de especialidade em ortodontia. Há muitos médicos de clínica geral que também prestam serviços ortodônticos.

O primeiro passo é determinar se o aparelho está adequado para o paciente. O médico consulta e inspeciona os dentes de modo visual. Depois, registros são analisados para determinar os problemas e curso de ação. O uso de modelos digitais está aumentando na indústria ortodôntica. Tratamento digital começa com a criação de um modelo tridimensional dos arcos do paciente. Este modelo é produzido por modelos de gesso de varredura criados usando impressões dentárias.

Simulação do tratamento por computador automatizado tem a capacidade de separar as gengivas e dentes. Este software permite aos médicos garantir ambiente virtual em que o tratamento selecionado irá produzir o resultado ideal, com entrada mínima do usuário. Tempos de tratamento típicos variam de seis meses a dois anos e meio, dependendo da complexidade e tipos de problemas. Um suporte vai ser aplicado com cimento dentário e em seguida curado com luz até ser endurecido. Esse processo leva alguns segundos.

Os espaçadores ortodônticos podem ser inseridos entre os molares para dar espaço às bandas molares a serem colocadas numa data posterior. Bandas são necessárias para garantir a posição dos suportes. Também são utilizadas quando as obturações dentárias garantem suporte ao dente inviável. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu quero botra aparelho

    suzana 9 de outubro de 2013 18:30
  • eu quero coloca cm a armação colorida não so asborrachinhas

    clisman 9 de dezembro de 2013 15:58
  • eu quero coloca aparelho,,

    vitoria 13 de dezembro de 2013 19:08
  • vou usar

    jumjuju 5 de fevereiro de 2014 21:57
  • nossa quero muito colocar aparelho

    danielly 9 de fevereiro de 2014 15:34
  • eu coloquei aparelho há 3 dias, e eu só tenho um dente torto, (ele é de lado, quem me vê de frente pensa logo que meu dente tá quebrado). porém, a minha ortodontista me disse que já iria deixa-lo ativado, mais ela não montou o aparelho todo, não colou banda nem nada! porém como ela já deixou o aparelho ativado, estou sentindo uma pressão nos meus dentes, estou sem forças! rsrsrsr, o meu caso é alinhamento, eu gostaria de saber por quanto tempo em média irei usar o aparelho, se tem alguma base para mim? obrigada desde já!

    tércia 12 de abril de 2014 12:17
  • nossa eu acho muito da hora esse trançado quero coloca eli

    jonathan 15 de abril de 2014 2:12
  • tenho muita vontade de colocar aparelhos ,

    gilmar 23 de abril de 2014 1:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *