Como Agir em Caso de Picada de Escorpião

Veneno do Escorpião

De acordo com especialistas, o veneno que o escorpião possui afeta o sistema nervoso dos indivíduos,  e pode levar a óbito, especialmente  em casos de crianças. O escorpião é um aracnídeo com hábitos noturnos e não muito agressivo, sendo que reação à picada desse animal vai variar de acordo com a sua espécie. Geralmente, depois de mordida, o indivíduo apresenta os seguintes sintomas: sensação de náuseas e vômitos, intensa sudorese, a temperatura corporal diminui bruscamente, fortes dores, entre outros.

Picada de Escorpião

Picada de Escorpião

Como Agir

Os especialistas orientam que a primeira providência é tentar manter a pessoa que foi picada calma e tranquila. A partir daí, o local da lesão deve ser higienizado com água  e sabão e a pessoa deve ser levada imediatamente a um serviço de emergência médica.

Algumas atitudes preventivas podem ser feitas, como por exemplo: se a pessoa reside em locais onde há incidência de escorpiões, é aconselhável vedar a porta com material de borracha; evitar colocar as mãos em locais onde não haja iluminação, pois são nesses lugares que os escorpiões costumam se esconder; antes de usar calçados e roupas, a pessoa deve sempre examinar para verificar se não há algum animal dentro ou nas proximidades.

Salete Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>