Como Eliminar o Mau Hálito?

Quer se trate de um caso fugaz de hálito matinal ou um ataque persistente com halitose, todo mundo tem mau hálito, cedo ou tarde. Infelizmente se livrar pode ser mais complicado. Para alguns, empregar uma escova-de-dentes, fio dental e bochechos com maior frequência ajuda a remover a placa, o filme quase invisível de bactérias que contribui com os sintomas do “bafo”.

Livre - Se Desse Mal

Livre – Se Desse Mal

Para outras pessoas uma limpeza profissional para remover o tártaro será necessária. Por vezes é possível descobrir a presença de cáries e doenças gengivais como a raiz do problema.

Às vezes, o mau hálito acontece devido a algo nos pulmões, ao trato gastrointestinal, ou à infecção sistêmica. Alguns problemas de saúde, tais como sinusite ou diabetes, também podem causar o problema.  Por vezes as causas se resumem ao alimento consumido.

Escova e Fio Dental

A boca contém milhões de bactérias. Na verdade, de modo provável há mais microrganismos colonizados na região do que células no corpo inteiro. Cerca de 700 tipos se desenvolvem, mas os cientistas identificaram e estudaram menos da metade, o que torna difícil de saber como combater os odores emitidos como subproduto quando se digere os alimentos.

Independentemente, há algumas coisas que você pode fazer para vencer o mau hálito causado por germes. Comece por manter a boca limpa. Embora se possa tentar matar as bactérias com antissépticos bucais, esta é apenas uma solução temporária.

De modo rápido as bactérias voltam a crescer ao longo do tempo, sem contar que a maioria desenvolve defesas contra a solução antisséptica. A melhor defesa é escovar os dentes de maneira cuidadosa, pelo menos duas vezes ao dia.

Use fio dental uma vez por dia. Isto irá ajudar a remover a comida presa entre os dentes, bem como àquelas estabelecidas na linha da gengiva. Caso contrário, ambas as áreas se transformam em terreno fértil para as bactérias. Uma vez que as partículas de alimentos são deixadas para descansar o mau hálito ao acordar é iminente.

Limpar a Língua

Os cientistas suspeitam que algumas bactérias, em principal àquelas localizadas no topo da língua e mais próxima da garganta, na verdade, protegem contra o mau hálito. Outros microrganismos produzem odor pungente quando se multiplicam.

De fato, o tipo de bactéria prevalente na língua pode significar a diferença entre o bom e o mau hálito. Infelizmente, os pesquisadores ainda não sabem como fazer pender a balança de bactérias de modo a tornar a respiração cheirosa.

Saiba Mais

Saiba Mais

Limpe a sua língua. A superfície áspera é o lar de uma combinação potencial de mau-cheiro, células mortas, restos de comida, bactérias e os subprodutos da digestão bacteriana – fatores que contribuem para a respiração menos fresca.

Não se esqueça de limpar a língua com a escova depois de escovar os dentes. Ou, para uma lavagem mais eficaz, use um limpador especializado. O produto portátil é concebido para raspar a superfície e remover fontes causadoras de odor e detritos a partir da superfície. Disponíveis em qualquer setor de saúde dos principais hipermercados.

Saliva Contra o Hálito

Você teve uma boa noite de sono, um tesouro superado apenas pela chance de acordar com os fluxos sol da manhã através da janela do quarto. Até o momento de esticar os braços e as pernas para desfrutar da manhã perfeita e sentir a própria respiração!

Por que o hálito matinal é terrível? Ao dormir se produz menos saliva do que com o corpo acordado (comer, beber, falar, entre outras atividades). A saliva contém oxigênio, capaz de desencorajar o crescimento de bactérias.

“Hálito matinal” é equívoco de acordo com certos especialistas. A boca pode ficar seca durante o dia ou noite e por consequência gerar hálito ruim. Necessário ter excesso de saliva, pois ele ajuda a limpar a boca. Um antibacteriano natural!

Para fazer a saliva fluir ao longo do dia, se deve manter o corpo hidratado bebendo muita água. Estimule a produção chupando bala ou mascando chiclete. Porém essas são apenas soluções temporárias.

Tenha em mente de que a bala de menta para mascarar o mau hálito funciona tão bem como o uso de colônia para encobrir o odor corporal. Cedo ou tarde o efeito ira retroceder!

Hortelã ou pedaço de goma de mascar não vai matar as bactérias que causam o odor da boca. Além disso, se ambos contêm açúcar, então devem agir como um Buffet para as bactérias da boca. Eles devem continuar a se reproduzir de modo rápido e liberar os subprodutos, tais como compostos voláteis de enxofre que causam hálito ruim.

Dentistas: Combate ao Mau Hálito

Também é possível que o mau hálito seja causado por condição médica e não apenas pelas bactérias da boca. Bala de menta não pode substituir a visita ao médico. Embora odor boca esteja associado com doença periodontal ou cárie dentária, ele traz sinais de problemas de saúde, como infecções respiratórias, bronquite, diabetes, disfunções do fígado e dos rins. Se checkups com o dentista e médico não revelam condição médica, talvez a culpa esteja no prato.

Culinárias e Problemas de Mau Hálito

Os alimentos que se come podem exercer influência sobre a forma como cheira o hálito, caso do alho ou da cebola. Alguns culpados podem surpreender! Partículas de carne ficam presas entre os dentes e são atrativos para as bactérias se reproduzirem.

Dietas de alta proteína e baixo carboidrato trazem possíveis benefícios para o tamanho da cintura, mas não à respiração.

Comer menos de 100 gramas de carboidratos ao dia e provoque condição conhecida como Cetose, um estado metabólico que faz o corpo queimar gordura em vez de açúcar.

Caso a pessoa esteja empenhada em ser carnívora é necessário escovar os dentes com frequência e evitar com que a boca fique seca.

Cuidado com a Bebida

Consumir uma bebida ácida, incluindo refrigerantes, café ou álcool, vai liberar compostos na corrente sanguínea que liberam os odores através da respiração. Além disso, as bebidas ácidas diminuem o nível de PH que existem dentro da boca.

Um nível de PH inferior permite que as bactérias floresçam e liberem compostos voláteis de enxofre que causam cheiro semelhante ao ovo podre!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *