Como Tratar Coceira nos Olhos Causada por Alergias

Tem coisa mais incômoda do que sentir coceira nos olhos? Essa coceira desagradável em geral é resultado de problemas causados por alergias. Existem várias opções possíveis para tratar alergia nos olhos. Porém, antes de começar qualquer tratamento é necessário entender qual é a fonte e a causa da reação alérgica.

Uma alergia é o que resulta de uma resposta do sistema imunológico a alguma substância que entra no organismo e a que a pessoa é alérgica. Se você sofre com a coceira causada pelas alergias nos seus olhos confira as dicas de como tratar a mesma. Pode ser bem mais simples do que você imagina.

Como Tratar Coceira nos Olhos Causada por Alergias

Materiais Necessários

  • Colírios
  • Compressas frias

Como Fazer

Identificando os Sintomas e Causas da Alergia

Passo 1

A primeira coisa importante a saber é que a coceira nos olhos pode ser resultante de três tipos de alergias atópicas que são: ceratoconjuntivite primaveril (se caracteriza pela inflamação da membrana localizada no interior da pálpebra e da superfície externa do olho); ceratoconjuntivite atópica (irritação que aparece em idosos) e conjuntivite da febre de feno.

Passo 2

Outra causa possível para a coceira nos olhos é ter uma reação alérgica a algum medicamento, alguns medicamentos podem causar coceira, vermelhidão e coceira. Nesses casos a intensidade da reação alérgica é que determinará a forma de tratar.

Passo 3

Uso de lentes de contato também podem causar alergias nos olhos como vermelhidão e secreção mucosa. Esse problema pode ser causado por proteínas causadas nas lentes o que resulta na reação alérgica.

Tratamentos de Alergias nos Olhos

Passo 1

Se perceber que existe algo errado nos seus olhos como sinais de vermelhidão, coceira, inchaço, secreção mucosa, lágrimas, sensação de areia nos olhos ou mesmo desconforto com o uso de lentes de contato procure um oftalmologista. Os oftalmologistas são médicos preparados para o tratamento de doenças oculares especificamente.

Passo 2

Para melhorar use colírios (são líquidos feitos para causar lágrimas de maneira a expulsar o que incomoda). As compressas frias também podem ser de grande ajuda no tratamento de alergias do tipo atópicas.

Passo 3

Descubra a causa da alergia e suspenda o seu uso, siga as dicas de tratamento dados pelo seu médico. Os colírios vão auxiliar na limpeza e lubrificação dos olhos.

Passo 4

Se a sua reação alérgica se deve ao uso de lentes de contato a dica é usá-las por menos tempo ou então deixar de usar até que a reação alérgica esteja sob controle. Em alguns casos a alergia é na verdade ao produto de limpeza das lentes e não as lentes. Nesse caso é possível apenas trocar o produto de limpeza. Para algumas pessoas o uso de lentes de contato não é uma opção.

Passo 5

Quando uma alergia se manifesta você pode usar medicações para aliviar a sensação de coceira. Existem algumas medicações criadas especificamente para tratar alergia frequentes nos olhos como alergia causadas por febre do feno, pólen e grama. Boa parte desses remédio anti-alérgicos podem ser comprados sem receita. Porém, ainda assim peça indicações ao seu oftalmologista.

Passo 6

Se a alergia te incomoda muito é bom começar a pensar a respeito de quais são as opções médicas para tratar e manter sob controle esse desconforto nos olhos. Muitos médicos têm optado por usar remédios naturais aos remédios convencionais.

Passo 7

Uma forma de determinar qual é o seu tipo de alergia é fazer um teste de alergia, com esse teste você terá um diagnóstico definitivo e um plano de tratamento. Dentre os testes mais utilizados estão os testes na pele para reações alérgicas ou mesmo um teste sanguíneo RAST para identificar quais são os alérgenos mais comuns. Siga os conselhos do seu médico para evitar o desconforto causado pelo alérgeno.

Cuidados

Uma forma de evitar ser pego de surpresa por uma alergia é estar preparado com antecedência para as alergias sazonais. Comece deixando as janelas fechadas e utilize filtros no ar condicionado para diminuir o pólen na sua casa. No caso de crianças com alergia nos olhos é importante procurar sinais de asma ou dificuldades sérias para respirar.

Atenção ao Esmalte!

Quando um paciente chega ao consultório médico com uma reação alérgica, aparentemente, sem explicação desperta no médico o seu espírito de detetive. O médico precisa encontrar a causa da coceira para poder tratar o paciente e para isso precisa estar a par das condições de moradia, hábitos de vida, medicamentos que ele usa entre outras coisas.

No caso das mulheres a questão pode estar na ponta dos dedos, o esmalte pode ser um vilão da coceira nos olhos. Coceira no pescoço e olhos pode ser decorrência de alergia ao esmalte. Mas, afinal se a alergia é a esmalte por que os olhos coçam?

Porque os Olhos Coçam

A coceira é causada pelo fato de que o pescoço e os olhos são os pontos mais tocados pelas mulheres. Sendo assim a alternativa possível é usar bases e esmaltes hipoalergênicos. A alergia a esmalte é causada pela presença de substâncias fortes no produto, algumas pessoas manifestam alergia as mesmas. Os hipoalergênicos não contêm essas substâncias. A boa notícia é que as marcas estão investindo cada vez mais em criar coleções que não despertam alergias e com uma boa variedade de cores.

Alergia é Coisa Séria

Todo mundo sente uma coceirinha aqui ou ali, isso é normal. Entretanto, viver se coçando além de não ser normal é muito desagradável. É necessário ter atenção especial para os problemas alérgicos especialmente quando eles se manifestam nos seus olhos, pois podem causar danos aos mesmos.

A alergia é uma questão de atenção para descobrir a sua causa, depois que ela é descoberta deve ser evitada acima de qualquer coisa. Evite estar em contato com o que lhe dá a reação. Ninguém se sente bem enquanto estiver se coçando e sofrendo, não é mesmo? Procure um médico que possa te orientar a como agir e principalmente evitar essa situação. Cuide bem de si mesmo para fugir das alergias, algumas vezes nem imaginamos o que está nos causando tanto mal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Qual a bacteria encontrada na galinha que o me proibiu definitivamente de come la?

    Marivaldo Campos 23 de abril de 2015 23:50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *