Conheça o Músculo Abdutor Curto do Polegar

A anatomia humana é algo impressionante. Cada parte está conectada, em maior ou menor grau, permitindo que tudo funcione, que você ande, fale, pense, sinta. Os movimentos do corpo humano, por exemplo, só são possíveis graças aos músculos, capazes de transformar energia química em energia mecânica, assim como a manifestação de força.

O Que São os Músculos do Corpo Humano

São estruturas formadas por um emaranhado de células chamadas fibras musculares que, ao se contraírem, provocam o movimento. Essas células representam 40% a 50% do peso do corpo humano, possuem cor avermelhada por causa da presença da mioglobina, proteína simular a hemoglobina.

Funções

A principal função é o movimento, mas existem outras tão importantes quanto a primeira. São elas: estabilizar posições, só é possível sentar ou ficar de pé por causa da presença dos músculos; regular o volume de um órgão, impedir que ele se espalhe no corpo; ajudam a movimentar substâncias dentro do corpo, como o sangue, por exemplo; produzem calor quando se contraem, então ajudam a manter a temperatura corporal.

Músculo Abdutor Curto do Polegar

Quando se pensa em músculos, logo os nomes “bíceps”, “tríceps”, entre outros, vem à mente. Mas, até mesmo as mãos possuem músculos e existem alguns muito especiais, como o músculo abdutor curto do polegar. Quase não percebido, mas que se não existisse o ser humano não conseguiria realizar movimentos de contração nessa região, que o permite pegar e tocar em objetos, escrever, gesticular e etc. Os dedos em si não possuem músculos, apenas tendões que estão interligados e que participam da movimentação. Trata-se de um sistema complexo formado por vários músculos presentes nas palmas das mãos conectados a outros tantos músculos no antebraço. Estima-se que existam, aproximadamente, 650 músculos no corpo humano.

Este Músculo é Responsável Pelos Movimentos de Extensão e Contração do Polegar.

Para facilitar o entendimento e identificação, os músculos da mão são divididos em três grupos:

  1. Tênares: abdutor curto do polegar; flexor curto do polegar e oponente do polegar;
  2. Hipotênares: abdutor do mínimo, flexor curto do dedo mínimo, oponente do dedo mínimo;
  3. Curtos: lumbricais e interósseos.

O músculo abdutor curto do polegar está presente no grupo 1, dos Tênares. Ele se origina nos ossos trapézio e escafoide que formam o pulso (ou carpo), e nos retináculos – ligamentos que mantém um órgão na sua posição original, no caso os tendões no sistema ósseo do punho. Ele está inserido na base do polegar, ou na falange proximal, que são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados.

Doenças Comuns e Cuidados

Essa região pode ser afetada por hábitos contemporâneos corriqueiros, como o uso diário de celulares, vídeo games e computadores. As pessoas passam grande parte do dia conectadas em mídias sociais e, por vezes, nem percebem o quanto esses pequenos movimentos repetitivos podem impactar diretamente os tendões e músculos da mão. Até mesmo na hora de carregar sacolas, bolsas e malas é preciso ter atenção. Nas profissões em que o uso das mãos é fundamental, como músicos e musicistas, o cuidado deve ser redobrado. Em casos graves, a pessoa pode contrair inflamações, devido às atividades repetitivas para essa região do corpo.  Entre os sintomas estão: dor, pulso inchado, especialmente sobre o polegar, articulações enrijecidas.

Alguns Exercícios Podem Ajudar Manter a Saúde Dessa Região do Corpo:

  • Massageie seus dedos, palma da mão e punho. Além de proporcionar uma sensação boa, ajuda na circulação sanguínea. Esfregue as mãos para aquecer antes de se exercitar.
  • Mantenha a palma da mão aberta e erguida para cima. Flexione os dedos, exceto o polegar, para baixo por 30 segundos.
  • Mantenha a palma da mão aberta e erguida para cima e flexione os dedos apenas até a metade, como se fizesse uma garra. Repita o movimento por 30 segundos.
  • Para alongar o pulso, coloque as mãos esticadas sobre uma superfície plana, com o antebraço esticado na vertical e pressione por 30 segundos.

Consulte um médico especialista, antes de pensar em fazer exercícios regulares, e caso sinta dores nessa região ou atue em alguma atividade que exija movimentos repetitivos. O acompanhamento e a indicação correta de exercícios farão toda a diferença para manter sua saúde em dia.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *