Contratura Muscular na Panturrilha

A contratura muscular consiste em uma contração involuntária, constante e dolorosa de uma parte ou de todo o músculo. Ela pode variar o nível de dor dependendo do tipo de contratura, podendo ser uma dor mais fraca ou tão forte que até impossibilita afazeres diários. O músculo envolvido irá ficar duro e limitar o movimento das articulações ligadas. Ela pode ocorrer em vários grupos musculares, os mais afetados são a panturrilha (gastrocnêmio e sóleo), a parte de trás da coxa (isquiotibiais e outros flexores da perna), adutor e glácil (interno da coxa, especialmente em jogadores), área frontal da coxa (quadríceps), parte de trás do pescoço (músculo trapézio) área lombar e dorsal da coluna. Nesse artigo iremos explorar um pouco mais sobre a contratura muscular na panturrilha.

As lesões na panturrilha são uma das mais comuns entre os praticantes de esporte, ela ocorre principalmente quando o músculo está cansado, quando a célula muscular fica sem energia, ela desenvolve essa contração. A contratura da panturrilha irá limitar levantar os dedos dos pés, por exemplo quando subimos uma escada. Em casos mais graves, a pessoa pode apresentar espasmos musculares, assim como outros sintomas que indicam doença grave ou até mesmo risco de vida, tais como desidratação, um chiado ou falta de ar.

A contratura pode envolver todo o músculo ou só parte dele, além de atletas pode afetar pessoas que estão trabalhando em um ambiente muito quente, que faz trabalhos demasiados pesados, bebês e crianças também podem apresentar contratura, e a causa varia, por exemplo baixos níveis de potássio no organismo, uma criança também pode sofrer com isso quando possui o crescimento muito acelerado.

Para aliviar as dores é importante ingerir bastante líquido e tentar se alongar diariamente. Para um tratamento caseiro deve-se tomar um banho quente deixando a água cair sobre a panturrilha, ou usar uma bolsa térmica na região, ela irá ajudar a relaxar e soltar os músculos. Você também pode colocar uma bolsa de gelo, que irá atuar sobre o nervo que comanda o contrato muscular, bloqueando o sinal dele. O chá de camomila também reduz a dor. O tratamento com médicos consiste em fisioterapia, alteração da dieta, medicamentos e aplicação do kinesio taping (aplicação de ligadura elástica adesiva na pele para reduzir os sintomas e melhorar a funcionalidade dos músculos). outros tratamentos como acupuntura, fisioterapia instrumental, exercícios de relaxamento progressivo podem ser usados para combater a contratura. Quando tratada a lesão pode ser resolvida em uma semana, mas se não procurar um médico logo a dor pode se prolongar por meses. A melhora será notada com o alivio da dor, o aumento da movimentação dos dedos do pé.


Algumas medidas preventivas são melhorar a postura, reduzir o consumo de alimentos ácidos como tomate, vinagre, refrigerantes, chocolate, açúcar. Comer alimentos que tenham potássio como banana, laranja, iogurte desnatado, semente de abóbora, farinha de soja, batata, damasco, assim como os que possuem cálcio, queijo, leite, e aqueles que possuem magnésio, como abacate, beterraba, quiabo, espinafre, couve, uva, granola, soja, peixes e amendoim. Tentar praticar técnicas de relaxamento para diminuir o estresse.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *