Cuidados Que Os Pais Devem ter Com Crianças na Praia

Quando o verão chega e as altas temperaturas se fazem presentes, não como resistir ao pedido das crianças: a grande maioria delas só tem um desejo ficar na praia, se possível o dia todo.

Mas, quais serão os cuidados que os pais terão que ter com seus filhos no momento de os levarem a esse lugar tão disputado em tempos de calor. É o que veremos nesse artigo.

O Sol e Suas Queimaduras

Todos os pais já sabem que devem levar suas crianças à praia quando o sol não estiver “muito quente”, ou seja, até às dez horas da manhã, e depois das quatro horas da tarde.

Nesse período os raios solares podem fazer menos mal a pele dos pequeninos.

Além disso, outros cuidados essenciais devem ser tomados pelos pais para evitar queimaduras na pele das crianças, e o que é pior no futuro elas correrem o risco de desenvolverem um câncer de pele, pois o efeito do sol, segundo especialistas é acumulativo ao longo dos anos.

Opinião de Especialistas da Área de Saúde

Os experts são unânimes em afirmar que é preciso proteger as crianças do sol muito forte, pois algumas queimaduras mais graves podem elevar o risco da criança desenvolver um câncer de pele na vida adulta.

Não importa se elas estão de férias e querem passar a maior parte de seu tempo sob o sol nas piscinas ou nas praias.

A pele de todas elas precisa de proteção contra os raios ultravioleta do sol (UV), sempre que elas estiverem expostas a ele.

Orientações para Proteger as Crianças dos Perigos do Sol

Os pais devem sempre procurar algum local que tenha uma sombra para ficarem com as crianças, pelo menos um tempo longe dos raios solares.

Segundo especialistas os Raios UV ficam mais fortes e mais nocivos para a pele das pessoas ao meio-dia, por isso é sempre aconselhável planejar atividades dentro de casa ou do clube e não se expor a esses raios.

Se isso não for possível, os pais devem procurar uma sombra debaixo de uma grande árvore, ou ficarem embaixo de uma tenda com seus filhos.

Estas opções devem ser usadas para que as queimaduras solares possam ser evitadas, e não provocarem desconfortos nas crianças.

Outra providência é cobrir as crianças, pois dessa forma sua pele não ficara tão exposta aos raios UV. Segundo especialistas as roupas que cobrem a pele das crianças auxiliam na proteção contra esses raios nocivos a sua pele.

O ideal é vestir os pequenos com camisetas, calções e um boné para protege-lhes dos raios solares.

Outra providencia de muita utilidade para quem deseja proteger seus filhos do sol intenso e aplicar o protetor solar ou então manter a criança sempre debaixo de uma sombra.

Outro cuidado que os pais devem ter com seus filhos quando os levarem a praia é colocar um chapéu ou boné neles.

Os chapéus cobrem face, o couro cabeludo, orelhas, pescoço são muito fáceis de usar e ainda garantem grande proteção ás crianças.  Já os bonés que são mais populares entre as crianças, não protegem as orelhas e o pescoço.

Se o a criança quiser ir à praia de boné, os pais não devem se esquecer de proteger essas áreas do corpo que ficam expostas com um bom filtro solar.

Uns bons óculos de sol também são essenciais para proteger os olhos de seus filhos dos raios solares.

Eles protegem os olhos da criança contra os raios UV, que se ficarem expostos a esses raios, poderá levar à criança a ter catarata mais tarde na vida, quando for adulta.

Os melhores óculos de sol que são aqueles que conseguem envolver e bloquear o “mais próximo possível de cem por cento dos raios UVA e UVB”.

A aplicação do protetor solar é outra providência indispensável à saúde do seu filho nas praias.

Segundo dermatologistas o ideal é que os pais passem nas crianças, “protetor solar com pelo menos FPS 15 e proteção UVA e UVB cada vez que seu filho se expor novamente aos intensos raios solares”.

Para uma melhor proteção, os especialistas recomendam aplicar o protetor solar em grande quantidade pelo “menos 30 minutos antes de se expor ao sol”.

Vale ressaltar que o protetor deve ser “usados nas orelhas, nariz, lábios e nos pés para protegê-los”.

Os especialistas recomendam que os pais levem o protetor solar para reaplicá-lo ao longo do dia, principalmente depois que a criança nadar no mar ou fizer exercícios ao ar livre.

Outro cuidado indispensável é que os protetores devem ser aplica- produtos resistentes à prova de água.

Os pais devem seguir as instruções da embalagem do protetor solar cuidadosamente em especial quando o uso for para bebês com menos de seis meses de idade, cuja pele é mais frágil.

Segundo especialistas, nem todos os protetores contêm os mesmos ingredientes, portanto se sua pele ou a de seu filho tiver algum tipo de reação contrária à proteção, os pais devem tentar usar outra marcar, ou melhor, ainda consultar um dermatologista, que estará apto a prescrever o que há de melhor para queimaduras solares.

O médico pode ajudar aos pais a decidirem o que devem comprar e usar nos seus filhos, permitindo-lhes que se protejam a si mesmos e às suas crianças dos perigos causados pelo sol, de forma mais eficiente.

Outra medida necessária que os pais devem tomar quando decidirem levar seus filhos à praia é hidratá-los a todo o momento. Mesmo depois das crianças terem nadado no oceano, uma boa chuveirada é sempre aconselhável para limpar seus corpos.

Nesse momento melhor que um sabonete, é um hidratante natural que pode ser em forma de barra de sabão ou um gel indicado para hidratar a pele dos seus filhos.

Vale ressaltar que a hidratação dos pés da criança é também muito importante. Além disso, a areia da praia funciona como um esfoliante natural, ao sair da praia um hidratante nos pés dos seus filhos deve ser aplicado.

Considerações Finais

Outros cuidados que os pais devem ter ao levarem seus filhos à praia, além do sol como já foi explicado acima, é também com o tipo de agua que eles estão mergulhando.

Os responsáveis devem verificar as praias que são impróprias para o banho, e evitá-las. E se desconfiarem de algum tipo de poluição evitem também que seus filhos entrem na água.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *