Dicas Para Almoçar No Trabalho de Forma Saudável

Muitas pessoas precisam almoçar no trabalho todos os dias e acreditam que devido a isso não tem como ter hábitos alimentares saudáveis. Saiba que isso é um mito, pois quando você está comprometido em ter hábitos mais saudáveis consegue adequar o seu cotidiano.

Para quem ainda tem dúvidas sobre como é possível ter uma alimentação saudável no trabalho elaboramos algumas dicas bem interessantes. Comer fora de casa não precisa ser um problema e nem a desculpa para se alimentar mal. Não caia nas armadilhas da alimentação fast food, pense na sua saúde.

Dicas Para Almoçar de Forma Saudável no Trabalho

Tome Um Bom Café da Manhã

Quando os nutricionistas dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia não estão exagerando. Quem trabalha fora e precisa comer no escritório deve aproveitar essa oportunidade para se alimentar com mais qualidade com alimentos saudáveis. A dica é investir em frutas, sucos naturais, cereais, iogurtes e outros alimentos que ajudem a te deixar satisfeito por um bom tempo (evitando aquela fome extrema na hora do almoço) e que sejam saudáveis.

Não Pule o Almoço

Mesmo que você esteja num dia difícil no escritório em que mal consegue parar para respirar jamais se deve pular o almoço. O momento do almoço precisa ser um momento de pausa então nada de se alimentar diante do computador. Mastigue com calma e procure saborear bem os alimentos para que o seu organismo se sinta saciado.

O almoço no trabalho deve ser composto de alimentos leves, mas que ofereçam energia e nutrientes para você se manter bem o dia todo. Quem trabalha de estomago vazio não produz nada então para evitar o estresse e a falta de concentração não deixe de fazer um almoço equilibrado.

Boa Alimentação

Boa Alimentação

Leve Seu Almoço de Casa

Para conseguir se alimentar com qualidade é interessante levar o seu almoço de casa todos os dias. Obviamente preparar o seu almoço todos os dias dá mais trabalho, mas também te oferece a oportunidade de saber a procedência dos alimentos além de economizar. O grande segredo para conseguir levar o almoço todos os dias sem se complicar é se organizar. Faça um planejamento no começo da semana do que será preparado para a sua família e assim você irá planejar o que vai levar todos os dias.

Para ter uma boa alimentação no trabalho você poderá preparar as suas refeições com porções de folhas verdes, ervilhas, beterraba, aipo entre outros vegetais acompanhados por proteínas de baixas calorias como, por exemplo, pedaços de peru ou frango, queijo magro, ovo cozido, atum, tofu entre outros. Quem quiser pode incluir ainda arroz integral e legumes.

Caminhada Depois do Almoço

Mesmo quem precisa fazer a sua refeição no ambiente de trabalho deve ter alguns minutos para caminhar depois do almoço, nem que seja somente uma volta na quadra. Somente alguns minutos por dia não irão fazer tanta diferença no horário de trabalho e os benefícios são ótimos, pois você alivia o seu estresse e ainda se desliga dos problemas do escritório.

Lanches Saudáveis no Escriório

Sabe quando bate aquela fominha fora de hora? Para esses momentos é sempre bom ter opções saudáveis para evitar cair na tentação de uma barra de chocolate, por exemplo. Ter lanchinhos saudáveis guardados estrategicamente no escritório ajuda a evitar comer bobagens. Leve frutas, barrinhas de cereais, frutos secos, biscoitos de baixo teor de gordura entre outras opções com poucas calorias.

Dicas Para Quem Vai Almoçar em Restaurante

Escolha Um Ambiente Tranquilo

Se não tem jeito e você precisa almoçar num restaurante é importante saber como escolher um ambiente adequado. A primeira coisa a se observar é se o ambiente é tranquilo, pois quanto mais barulho tiver mais será difícil comer com qualidade. É necessário que o seu cérebro interprete que você está ingerindo os alimentos para obter energia para acabar com a sensação de fome.

Evite comer muito rápido também, pois senão o seu cérebro não irá processar corretamente o nível de saciedade. Quanto mais rápido você come mais você irá comer, pois irá demorar para que o seu organismo se sinta sem fome.

Prato Colorido

É um consenso entre médicos e nutricionistas que quanto mais colorido for um prato mais saudável ele será. O organismo funciona melhor quando tem uma variedade maior de alimentos. Basicamente quanto mais cores têm num prato mais chances o organismo terá de fazer a reposição de vitaminas, fibras, minerais, antioxidantes e outros de que precisa.

As cores dos alimentos nos ajudam a ter uma ideia de que tipo de nutrientes eles oferecem, por exemplo, os vegetais que são vermelhos como o tomate tem grande quantidade de licopeno, vitamina E e resveratrol. Os alimentos verdes escuros têm uma quantidade elevada de ferro, cálcio, fibras, vitaminas e ácido fólico.

Saiba Mais

Saiba Mais

Escolhendo no Buffet

No momento em que for montar o seu prato no restaurante é importante saber como fazer escolhas inteligentes para uma alimentação saudável. É interessante colocar no prato uma boa quantidade de legumes cozidos ou então que sejam preparados no vapor. Regue com apenas um fio de azeite, limão e sal.

Prefira o arroz integral e massas sem molho cremoso, se possível coloque em seu prato grãos como feijão fradinho, lentilha e grão-de-bico. Em geral nos restaurantes a quilo o feijão é preparado com linguiça e outros alimentos afins, a dica é deixar para comer arroz e feijão em casa sem todos esses complementos.

Evite Líquidos Durante as Refeições

Os líquidos ingeridos durante as refeições atrapalham o bom funcionamento das enzimas digestivas. Por isso é importante não tomar nada enquanto se alimenta, isso inclui sucos e bebidas dietéticas. Prefira tomar líquidos meia hora antes ou duas horas depois do almoço.

Comece Pela Salada

O começo da refeição deve ser pela salada, basicamente a ideia é comer uma quantidade razoável de alimentos que tenham poucas calorias. Comece sua refeição pelas folhas e legumes que estejam sem cremes ou molhos, eles devem ocupar metade do seu prato. Para temperar a salada use apenas um fio de azeite, ervas, vinagre ou gengibre.

Para complementar o seu prato inclua arroz integral, carnes magras como peixe ou frango, mas não deixe de lado a carne vermelha pelo menos duas vezes por semana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *