Dor de Dente: O Que Fazer?

Há vários motivos que podem motivar a dor de dente, uma cárie, por exemplo, uma quebradura de dente ou ainda quando nasce o dente do siso, com isso, é fundamental consultar um dentista sempre que um dente doer. Somente o profissional será capaz de identificar de onde vem a dor e começar o tratamento, o qual poderá incluir somente a limpeza mais profunda do dente ou, em casos mais extremos, um canal ou extração.

Mas se você não conseguiu uma consulta com um dentista de sua confiança e a dor está incomodando, vamos deixar logo abaixo algumas dicas que podem ajudar a aliviar o incômodo, que incluem:

Dor de Dente: O Que Fazer?

Fazer Cubos de Gelo e Chupá-los: O gelo tem a propriedade minimizar a inflamação e o, diminuindo a dor. É preciso que o gelo seja colocado sobre o dente que dói ou próximo da bochecha, porém, protegido com um pedaço de tecido para que não queime, e em intervalos com tempo de 15 minutos, sendo que isso deverá ser feito ao menos quatro vezes durante o dia;

Fazer Uso de Óleo de Cravo-da-índia: Esse produto possui ação analgésica, ou seja, diminui a dor, além de ter ação antisséptica e anti-inflamatória, auxiliando na diminuição da dor e da inflamação, além prevenir uma futura infecção. Para isso é só colocar duas gotas deste óleo no dente que está doendo ou ainda num chumaço de algodão e colocá-lo sobre o dente.

Bochechar Usando Chá de Jambu: Este chá possui ação antisséptica e anestésica, auxiliando na diminuição da dor do dente e higieniza o local. Para bochechar é preciso adicionar ao menos 5 g de folhas de jambu numa xícara de água quente, aguarde por aproximadamente 10 minutos, fazer a coagem e bochechar por até três vezes durante o dia;

​Dê sempre preferência por alimentos que estejam frios, sejam líquidos ou pastosos sem a adição de açúcar, por exemplo, gelatina, sopa batida e fria, vitamina de leite e frutas e muitas outras. Os alimentos líquidos e frios, por não necessitarem da mastigação ou estarem quentes, auxiliam no alívio da dor ou não permitem que a mesma piore.

Lavar os dentes: Uma boa lavagem dos dentes, com água da mesma temperatura do corpo, pode ajudar a acabar com as dores de dente, mas apenas se a mesma tenha sido causada por restos de comida preso entre os dentes. Por isso é fundamental a escovação dos dentes logo depois da alimentação e especialmente antes de se deitar.

Usar fio dental: Usar de maneira suave o fio dental, principalmente naqueles dentes doloridos pode ajuda na resolução do problema, se também for causada por restos de comida entre os dentes. É preciso atenção para não colocar força demais no procedimento, senão pode machucar as gengivas e piorar as dores.

Lavar com água salgada: Essa dica é bastante simples e pode ser feita a qualquer tempo. Basta pegar um copo com água limpa e morna, e colocar uma colher de sopa bem cheia, de sal grosso. Logo depois faça bochechos sucessivos com água salgada, sempre após a alimentação e especialmente antes de dormir.

Para Aliviar As Dores: Para isso é bom fazer bochechos com um pouco de bebida forte, como o uísque, pois isso ajudará a adormecer a região dos dentes. É bom bochechar por um tempo mais longo e depois jogar fora a bebida.

Além disso, se a dor for forte demais, é bom também tomar um analgésico ou um anti-inflamatório, os mais comuns são o Ibuprofeno e o Paracetamol, por exemplo. Entretanto, ainda que ocorra a diminuição das dores, é melhor fazer uma visita ao dentista.

Como Perceber Se Um Tratamento Será Necessário?

Da mesma forma que qualquer batida na boca leva as pessoas ao dentista, é necessário também consultar-se quando um dente dói, para saber se é preciso algum tratamento diferenciado. O profissional irá examinará a região dolorida e até mesmo fará uma radiografia. A dor pode ser causada por várias coisas, dentre elas, um dente trincado, fraturado ou lascado, e um simples analgésico pode resolver de inicio. Depois disso o dentista irá executar o procedimento que seja mais adequado ao seu caso.

Como um Dentista Trata:

O Dente Lascou: Caso não sinta dores e o pedaço lascado for pequeno, o tratamento ficará de acordo com sua vontade. Conforme o tamanho da lasca, o dente pode ser corrigido ou suavizado cosmeticamente. Outras ações permitem a utilização de coroas, facetas, e restaurações. Converse com seu dentista e peça explicações quanto a todos esses procedimentos. Agora se o dente lascado for um dos artificiais ou uma restauração, precisam ser substituídos.

Dente Trincado ou Fraturado: Dentes trincados ou fraturados precisam ser restaurados sempre que possível, de forma a serem evitados danos posteriores. Às vezes pode ser preciso um tratamento de canal e até mesmo a remoção do dente. Caso a fratura atinja a dentina e o esmalte do dente, o melhor tratamento é a coroa.

É preciso ficar atento que, nem sempre as fraturas são visíveis, podendo ser necessária uma radiografia para uma melhor visualização. Os sintomas mais comuns podem incluir dores durante a mastigação e até mesmo sensibilidade a bebidas e alimentos, e até mesmo ar, ocorre que tais problemas podem vir a piorar com o tempo.

Dente Removido da Boca: O sucesso para a volta de um dente na boca é fazer o reimplante no mesmo lugar que foi removido e isso deve ser feito com a maior rapidez possível. Cada momento perdido, um grande número de células oriundas da raiz do dente passa a morrer. Se puder lave o dente apenas usando água limpa, e depois volte o mesmo no lugar, e siga imediatamente ao dentista.

O dente precisa ser preso apenas com a coroa, e não pode sofrer ressecamento. O sucesso do reimplante é mais certo se for feito nos 30 minutos seguintes, mas ainda contém chances mais promissoras até duas horas depois de arrancado. Talvez seja preciso que seu dentista tenha que fazer um tratamento de canal, semanas depois da estabilização do dente. O importante é não perder o dente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *