Nervos do Pescoço

O pescoço é uma das partes mais importantes do corpo humano. Além de fazer a ligação entre o tronco e a cabeça, é também responsável por parte do sistema respiratório, contendo a traqueia e a laringe; parte do sistema digestivo, contendo o início do esôfago; e parte do metabolismo humano, já que é nele que se encontra a cartilagem tiroide, ou, como conhecemos, o “pomo de Adão”.

Nervos do Pescoço

Nervos do Pescoço

Contudo, muito além desses órgãos, o pescoço é responsável por abrigar alguns dos nervos mais importantes do corpo humano. Ao todo, o plexo cervical abriga oito pares de nervos cervicais, que são derivados de segmentos da medula entre o nível do forame magno e da metade da sétima vértebra cervical.Esses nervos surgem da coluna por forames intervertebrais, que se localizam na parte lateral, e cada um deles se liga a um ramo comunicante cinzento do tronco simpático. É através desse mesmo tronco simpático que se recebe as fibras vasomotoras.

Nervos do Pescoço

Nervos do Pescoço

Os ramos motores também carregam consigo algumas fibras sensitivas que conduzem impulsos proprioceptivos dos músculos do pescoço. Essas fibras não são muitas, mas fazem bastante diferença no organismo humano.Em suma, o plexo cervical é formado pelo entrelaçamento de ramos ventrais dos quatro primeiros nervos cervicais, que recebem os nomes C1, C2, C3 e C4, em forma de alças irregulares. Dessas alças se originam os ramos. A disposição, estando como é natural, resulta na inervação de áreas cutâneas por ramos de mais de um nervo espinhal.Problemas no plexo cervical Devido à grande importância dos nervos do plexo cervical, as doenças que atingem essa área costumam ser graves e preocupantes.Tumores ou meningites, por exemplo, quando se encontram em posição alta na medula espinhal, podem causar neuralgia cervico-occipital.

Nervos do Pescoço

Nervos do Pescoço

Em compensação, como os músculos circundantes protege bem as regiões laterais, é raro acontecer alguma lesão periférica. Quando elas ocasionalmente acontecem, são em decorrência de ferimentos muito profundos, traumas causados por cirurgias, fraturas complexas, deslocamentos, infecções ou neurites múltiplas.Em todos esses casos, a pessoa deve, antes de mais nada, procurar um pronto-socorro ou seu médico de confiança. Só ele pode indicar quais são os tratamentos mais indicados e quais procedimentos devem se seguir dali por diante.Como sabemos, os problemas nessa região do corpo podem ser delicados e resultar em casos mais graves. Portanto, quando uma pessoa se ferir, não deve hesitar. Ao perceber algo de diferente no corpo, é necessário procurar um médico imediatamente.Nem sempre os problemas em lesões nos nervos dos pescoços são perceptíveis no mesmo momento. As vezes apenas um pequeno inchaço surge e em alguns dias vai embora, mas pancadas na região não devem ser ignoradas, pois o ideal é que se investigue mais, e em caso de qualquer dor que não seja por picada de inseto, procure um médico imediatamente, já que pode ser fruto de uma pancada antiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>