O Que é Folículo no Ovário?

Folículo no ovário ou folículo de Graaf como também é conhecido são estruturas que contém oócitos. O número e o tamanho dos folículos irá variar de acordo com a idade e o estado de reprodução da mulher. Com o passar dos anos o número de folículos vão diminuindo devido a ocorrência da apoptose que nada mais é do que a morte de células, mas este processo é normal e ocorre em todos os seres humanos.O folículo de Graaf ou ovariano se maturam na fase secretora para que ocorra o ciclo reprodutivo da mulher.

O Que é Folículo no 0vário?

O Que é Folículo no 0vário?

Como ocorre o ciclo reprodutivo e qual importância do folículo?O ciclo reprodutivo é composto por duas fases: a primeira é chamada de proliferativa que tem seu início no primeiro dia da menstruação e vai até a ovulação. Sob a ação do FSH (hormônio folículo estimulante) o ovário irá aumentar a produção de estrogênio que por sua vez aumenta a vascularização e proliferação do endométrio, preparando o útero para a gravidez.

O LH (hormônio luteinizante) aumenta a secreção das células foliculares provocando rompimento dos folículos de Graaf e conquentemente irá ocorrer a ovulação.Depois desta fase irá ocorrer a fase que se chama fase secretora, que vai da ovulação até a próxima menstruação.

Com o rompimento do folículo de Graaf, ele se transforma em corpo lúteo ou corpo amarelo como é conhecido popularmente, e irá passar a produzir progesterona ocorrendo um aumento da espessura do endométrio, e inibição das contrações uterinas para que o ovo (se ocorreu fecundação) seja implantado na parede uterina no sétimo dia após a fecundação.Doenças relacionadas aos folículos.

Muitas mulheres, principalmente na adolescência, podem apresentar algumas doenças que ocorrem nos folículos, sendo que a mais conhecida é o cisto ovariano e a síndrome do ovário policístico. Estas patologias não são consideradas graves pelos ginecologistas, mas deve ser realizado um tratamento para que não haja uma progressão da doença, já que seus sintomas também não são nada agradáveis. Alguns deles são: 

  • Menstruação irregular,
  • Aumento da extensão do sangramento,
  • Dores nas regiões do ovário que apresenta o cisto,
  • Irritabilidade,
  • Aumento da oleosidade da pele com a presença de acne, que pode ser acne moderada ou mesmo a acne vulgar,
  • Queda de cabelo,
  • Algumas mulheres podem apresentar dificuldades para engravidar, principalmente se o cisto persistir em ambos os ovários, e se não tratado corretamente pode levar a mulher à infertilidade.
O Que é Folículo no 0vário?

O Que é Folículo no 0vário?

Muitos estudos relatam que a maior parte dos cânceres de ovário também pode estar relacionados aos cistos ovarianos que não obtiveram devida atenção, ou que não foram devidamente tratados, por isso é muito importante que toda mulher faça exames de ultrassonografia todos os anos para verificar como estão os ovários.

Posts Relacionados

O cisto ovariano é um problema que acomete muitas mulheres, por isso é importante estar sempre atenta aos sintomas. É importante que todos se informem sobre a síndrome dos ovários policísticos para, caso presenciem algum, saibam identificar. Um problema mais grave, o câncer de ovário, também podem ser melhor tratados se descobertos no início.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • São tantas mensagens que parecem que estão direcionadas para aquele momento que você vivendo. São lindas.

    MARIA NUBIA MACÊDO DE ALMEIDANome 26 de janeiro de 2013 9:41
  • Boa noite quero saber se uma mulher que tem um cisto do lado esquerdo do ovario pode ter filhos? E a minha menstruação e muito irregular

    edmara miguel 7 de fevereiro de 2014 20:29
  • Ola Edmara Miguel tenho um cisto e endometriose no ovario direito,tentei engravidar por longos 3 anos e quando achei que não conseguiria mais,DEUS me presenteou com uma linda e saudavel menina,para DEUS não existe impossivel quando ele determina tudo acontece. Boa sorte

    marcela 6 de março de 2014 11:04
  • Ola.esta semana descobri que tenho um folículo dominante medindo 1.5 cm .
    E fiquei muito triste ;pq o meu maior sonho é ter um filho;
    Será que ainda pode ser possível eu com seguir engravidar

    Elisangela 10 de setembro de 2014 19:50
  • MEU MAIOR SONHO E SER MAE TENHO FOLICULO POLICISTICOS E CREIO QUE NAO EXISTE MEDICO MELHOR DO QUE O MEU DEUS ….CREIO NELE .E SEMPRE VOU CRER QUE VOU SER MAE

    SUZANA 17 de outubro de 2014 0:36
  • Eu tenho 28 anos e já fiz quatro ultrassonografias três contendo folículos, fiz tratamento na segunda ultrassonografia tomei anticoncepcionais em 2006, em 2007 estava tudo normal no exame passei alguns anos sem cólicas, mais este ano no mês de outubro e acusou folículos, eu queria saber se algum dia posso engravidar, porém nunca tive relações. Obrigada

    Ana Lúcia Leite de Oliveira 17 de outubro de 2014 13:27
  • Tenho 43 anos sinto muita dor no lado esq.do meu abdomem.A dr.pediu pra mim fazer uma ultrasonografia transvaginal.o resultado deu que foliculos.mais nao passou nada pra mim tomar e eu sinto muita dor.o que posso fazer para minimizar meu sofrimento.

    maria eva ferreira honorio 25 de abril de 2015 14:40
  • Fiz uma transvaginal e apareceu um folicolo no lado direito o que você acha que pode ser minha regra está atrasada a dois meses mais na tras vaginal não apareceu que estava gravida não.

    Cristina Barbosa 21 de maio de 2015 2:08
  • Fiz um exame recente e tenho dois folículos antrais e dominante – ovário direito
    e um foliculo antral no esquerdo. Tenho changes de engravidar não é?

    Ana Paula 16 de junho de 2015 23:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *