Pescoço: Anatomia

O pescoço é a parte do corpo dos animais vertebrados que une o tronco à cabeça. Através dele, é possível que essa interação entre o corpo e o principal membro dos animais tenha uma ligação precisa e eficiente.O pescoço é formado por sete vértebras cervicais, que fazem a articulação entre o crânio, as clavículas e a parte posterior da coluna vertebral de todos os animais. A forma com que ele se sustenta, porém, varia de acordo com o gênero e a espécie.

Pescoço: Anatomia

Pescoço: Anatomia

No caso dos humanos, são os músculos que suportam o pescoço e permitem que a cabeça possa realizar todos os movimentos que estamos acostumados a fazer.Já o interior do pescoço podemos encontrar a laringe e a traqueia, que são órgãos do sistema respiratório, e por trás desses órgãos, a parte superior do esôfago, que é um dos principais órgãos do sistema digestivo humano.  Ainda no pescoço, em sua parte frontal, encontra-se a glândula tiroide, órgão que regula a taxa de metabolismo do homem.Por ser frágil, essa parte do pescoço é protegida por alguns elementos.

Pescoço: Anatomia

Pescoço: Anatomia

De cima para baixo, fazem parte dessa proteção o osso hioide, a cartilagem tiroide, ou, como é conhecida, a “maçã de Adão” ou o “pomo de Adão”, além  da cartilagem cricoide.Lateralmente, sob a pele, encontram-se os músculos esternocleidomastoideu, os dois ramos da artéria carótida e da veia jugular e a glândula submandibular, que está localizada logo abaixo da mandíbula.A fragilidade do pescoço Apesar de tanta proteção que os órgãos internos do pescoço têm, ele ainda é uma das partes mais frágeis dos vertebrados.

Pescoço: Anatomia

Pescoço: Anatomia

Tido como ponto fraco de praticamente todos esses animais, o pescoço é o alvo preferido de caçadores.Ao seccionar o pescoço com uma força considerável, é possível matar tanto um homem quanto qualquer outro animal, não apenas pela perda de grande quantidade de sangue, mas principalmente por impedir a comunicação que existe entre o cérebro e o resto do corpo.Já através do enforcamento, o homem sufoca, pois a traqueia e a laringe deixam de cumprir suas funções no sistema respiratório, fazendo com que o pulmão não receba o ar necessário.Em outras palavras, o pescoço humano é uma das partes mais frágeis e necessárias do homem. Até por isso, os cintos de segurança de carros são construídos para proteger principalmente essa parte.Pequenas lesões e quedas podem também causar danos futuros e não apenas no momento. Uma queda ou pancada na região pode trazer inchaço e formação de coágulos, o que posteriormente causará danos que podem vir a se desenvolver.Logo, o mais importante é que em caso de pancadas, a vítima procure imediatamente um médico para tirar uma radiografia do local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *