Pomada Para Terçol

O tratamento do terçol no olho pode ser bem simples, até mesmo feito em casa. A doença é caracterizada pela obstrução dos poros e pode ser provocada pelo excesso de maquiagem ou por coçar o olho por muito tempo. Em casa, a solução é curar o terçol fazendo lavagem dos olhos pelo menos duas vezes por dia, além disso, para aliviar a dor provocada pelo problema, se usa aplicar compressas mornas, que também ajudam a controlar a inflamação.

Porém, essas medidas caseiras não podem ser aplicadas como única solução, caso o terçol aumente de tamanho ou dure mais de oito dias. Em ambos os casos, é necessário recorrer a um oftalmologista para avaliar o quadro da doença. Normalmente, quando é necessário fazer um tratamento mais forte para curar o terçol, os médicos recomendam colírios, remédios e pomadas. Em casos mais extremos, o oftalmologista pode considerar que seja necessário fazer uma pequena cirurgia para drenar o pus que fica no local.

Durante o tempo em que o paciente está tratando o terçol, ele não deve usar maquiagem nos olhos e evitar ao máximo, coçar o local afetado. Quem usa lentes de contato deverá substituí-las pelos óculos durante o tratamento. Tanto as lentes, quanto a maquiagem e coçar os olhos podem obstruir o terçol e agravar o problema.

As Pomadas Usadas no Tratamento do Terçol

Quando o problema se agrava e se observa que as medidas caseiras não deram resultado, isto é, passado os oito dias depois dos primeiros sintomas é necessário procurar um oftalmologista. O médico poderá tratar o problema com pomadas. Os produtos usados neste caso são a prednisona e a terramicina. Porém, vale ressaltar que esse medicamento só deve ser usado quando recomendado pelo médico e isso costuma acontecer somente oito dias depois do terçol persistir.

Normalmente, o médico receita a pomada para ser aplicada nos olhos de 4 a 6 vezes por dia e o medicamento só deverá ser usado depois dos olhos serem lavados com água morna. O mesmo procedimento é adotado quando a recomendação é de uso de colírio.

O terçol também pode atingir níveis mais graves. Neste caso, pode ser um terçol interno ou calázio e para curar os olhos, o oftalmologista utiliza o dreno, fazendo uma pequena cirurgia, que consiste em um pequeno corte. Para fazer a cirurgia, o paciente recebe anestesia local e depois de terminada é liberado para voltar para caso. Não existe a necessidade de que ele passe uma noite no hospital.

Como é o Tratamento Caseiro Para Curar o Terçol

Ressaltando que o tratamento caseiro deve ser feito entre os oito primeiros dias do aparecimento da doença, o primeiro passo é fazer as compressas, que são mais eficazes se usada camomila. As compressas de chá de camomila morno devem ser colocadas sobre o olho atingido por 5 minutos. É necessário repetir a aplicação três vezes no dia, depois de ter lavado bem os olhos antes de colocar a compressa, sempre com água morna. Ela vai ajudar a diminuir a dor, aliviar a inflamação e fazer a drenagem do pus.

É muito comum que as pessoas utilizem a água boricada para tratar o terçol, mas o que poucas sabem é que o medicamento não é recomendado. O produto não é uma substância esterilizada e pode acabar agravando a infecção.

Veja como fazer a compressa caseira:

  • Use um sachê de camomila.
  • 200 ml de água fervente.
  • Uma compressa nova e limpa.

Como fazer uma compressa caseira:

  • Coloque um sachê de camomila dentro da água fervendo, desligue o fogo e deixe repousando por 10 minutos.
  • Depois é só pegar a compressa limpa e molhar no chá e em seguida, aplicar sobre o terçol. Deixar sobre o local durante 5 minutos.

Só faz efeito se o procedimento for repetido por três vezes ao dia.

Fique Atento: Sinais de Melhora, Sinais de Piora

A partir do momento em que o terçol apareceu e as medidas caseiras tiveram início, primeiro comece contar os dias e em seguida, fique atento aos sinais, de melhora ou de piora, que seria necessário procurar um médico.

Quando o inchaço dos olhos começa a diminuir, assim como o vermelho são dois sinais de que o problema está sendo controlado. Mais alguns dias e a dor deve começar a diminuir e ficará mais fácil abrir os olhos. Isso deve acontecer no prazo de oito dias.

Fique atento aos sinais de piora. Eles estão relacionados ao foto do terçol está infeccionado. Neste caso, o inchaço vai aumentar, assim como a dor. O paciente terá mais dificuldades para abrir os olhos. Também será possível observar pus nos olhos e isso tudo provavelmente vai superar os oito dias. O oftalmologista deverá ser procurando imediatamente, pois a tendência é que a infecção se espalhe para outras partes dos olhos.

Terçol é Contagioso?

Não, o terçol não é contagioso, como muitas pessoas acreditam. O que provoca a doença é a obstrução das glândulas da pálpebra, na maioria dos casos, a culpa é do excesso de maquiagem e em outros, esfregar com muita frequência os olhos.

Porém, a bactéria pode sim, fazer com que o problema se agrave. Chamada staphylococcus aureus é uma bactéria que pode ser encontrada nas mucosas e na pele e chegam facilmente as glândulas das pálpebras. Por causa dela, o terçol poderá ficar mais dolorido e ela que faz com que se crie pus no interior.

Neste caso, quando a bactéria entra em ação, o terçol passa a ser contagiosa, isto é, quando está infeccionado. Através das lágrimas, quando tocada, a bactéria pode ser transmitida para outra pessoa. Também quando a pessoa que não tem o problema coloca as mãos os olhos de quem têm e está com a infecção.

Fique de olho nas dicas para não ter o problema:

  • Não fique esfregando os olhos com os dedos.
  • Não use maquiagem demais nos olhos.
  • Use menos tempo possível ou não use lentes de contato.

Caso perceba irritação nos olhos e vermelhidão, comece imediatamente com as compressas de água morna, três vezes por dia e não deixe de procurar um oftalmologista, caso o tempo de duração dos sintomas supere oito dias.

O terçol é um problema que vem acompanhado de diversas crenças, porém, nada mais é do que uma inflamação que atinge a pálpebra do olho ou o folículo piloso do cílio. Não é uma doença contagiosa e nem causa risco a visão.

Pomada Para Terçol

Pomada Para Terçol

O terçol é bastante semelhante a uma espinha que, na maioria das vezes, drena naturalmente sem qualquer tipo de tratamento. Mas em alguns casos é necessário fazer compressa com água morna e a utilização de pomadas só devem ser feitas com a indicação de seu médico.

Quando o tratamento é feito com a utilização de pomadas é porque a doença está com maior resistência e a pomada é a última opção para se evitar uma cirurgia. Os cremes são antibióticos e devem ser aplicados em cima da lesão. Quando o paciente utiliza pomada para terçol é necessário lavar bem as mãos antes de passar o medicamento, isso evita infecção ou irritação na visão. Todo medicamento só pode ser utilizado com a indicação de um médico.


Categoria(s) do artigo:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *