Prótese Parcial

A preocupação com a aparência e estética tem tomado muitas pessoas nos dias de hoje. A preocupação é geral com o rosto, pele, corpo e também com o sorriso perfeito. A preocupação com os dentes quando vai além de deixar na tonalidade de branco ideal passa a não ser um problema apenas estética mas também de saúde, pois pode, além de prejudicar a auto estima da pessoa, ao não verificar um sorriso perfeito no seu rosto, prejudica também no trato gastrointestinal, pois uma mordida ou mastigação inadequada pode alterar a digestão dos alimentos no organismo, alterando desde o início do processo de digestão até a sua absorção.

Muitas vezes ocorre com o passar da idade, de haver perda de alguns dentes e é necessário a reposição desses dentes para favorecer uma estética agradável e uma mastigação adequada. Para os casos em que há perda de apenas alguns dentes e não de toda a arcada dentária o ideal é a colocação de prótese dentária parcial. Antigamente a odontologia era contra a colocação de próteses parciais e realizavam a retirada dos dentes que ainda restavam na arcada dentárias para a colocação da prótese total. Acreditam que a colocação da prótese parcial estaria associada ao desenvolvimento de cáries e doença na região periodontal. Mas com o progresso no meio científico acerca das próteses parciais foi observado que o biofilme dentário que é o responsável pela gengivite e periodontite e por isso as doenças decorrentes da prótese parcial são devido a falta de higienização adequada de quem faz uso da prótese parcial (que exige maiores cuidados).

O Que a Prótese Parcial Dentária

A prótese dentária pode ser de dois principais tipos: pode ser uma prótese fixa ou uma prótese removível. A prótese fixa pode ser realizada em um só dente, quando a perda é unitária e nesse tipo de prótese uma estrutura é encaixada em algum implante previamente colocado ou inserida no próprio dente do paciente. Outro tipo de prótese é a prótese parcial removível que pode ser confeccionado com uma estrutura móvel em que os dentes são de acrílico ou a prótese pode ser removível e flexível produzida por uma resina especial. Esse último tipo de prótese não possui na sua confecção e forma de implantar nenhum metal e esse tipo de conduta faz com que a prótese seja esteticamente mais agradável, além da adaptação ser melhor, pois não há nenhum objeto estranho para se estranhar na boca.

O tipo de prótese flexível ainda é usado por pequeno número de pessoas mas observou-se que pode ser usada por período prolongado de tempo, pois não acarreta danos para os ossos. Talvez o fato desse tipo de prótese parcial dentária ser pouco utilizado é o seu alto custo, mas a grande maioria dos pacientes que são tratadas com esse tipo de prótese saem mais satisfeitos dos consultórios odontológicos.

Pode ser realizado também a colocação de prótese parcial fica que geralmente são realizadas através de uma restauração metalocerâmica que consiste da combinação entre a resistência de um metal que é fundido a uma porcelana. O preparo inadequado dessa prótese pode gerar problemas para o paciente como inflamação da gengiva, pouca retenção da prótese parcial na boca ou ainda pode levar a uma estética desagradável.

Quem Pode Colocar a Prótese Parcial Dentária

A prótese parcial dentária pode ser utilizada por qualquer pessoa que teve perda de um ou mais dentes. O que vai mudar de um paciente para o outro é a técnica que será utilizada em cada um dos casos. Para quem teve perda unitária de dente muitas vezes utiliza uma prótese parcial fixa, já para a perda de mais dentes a técnica difere da perda unitária e os tipos de próteses parciais podem diferir em sua técnica de colocação.

Como É A Colocação da Prótese Parcial Dentária

A colocação da prótese parcial dentária vai depender do tipo de prótese que irá se escolher. A prótese parcial dentária fixa é realizada sobre o canal do dente, mas na ausência de um canal devido a fraturas ou cáries é necessário implantar um pino metálico com a finalidade de aumentar a resistência do dente para depois haver o preparo e colocação do dente. Para a colocação do dente há uma moldagem desse dente para posterior prova e cimentação.

A colocação da prótese parcial removível também ocorre em uma série de etapas onde deve haver uma consulta para realizar exame clínico e radiológico para em seguida analisar a possibilidade de moldagem anatômica da prótese parcial. Em uma posterior etapa há a prova dos dentes que foram moldados, esses são moldados geralmente em cera. E nessa mesma etapa escolhe-se a cor dos dentes para ficar o mais próximo da coloração dos dentes que estão na boca, ofertando uma estética agradável e sem discrepância com os novos dentes colocados. Geralmente o dentista recomenda sessão para controle e verificação de como está a prótese e ver como o paciente se adaptou.

Higienização e Cuidados Com A Prótese Parcial Dentária

Os cuidados gerais são de manter uma boa higiene dentária, mas há cuidados específicos para cada tipo de prótese. A Prótese parcial dentaria fixa exige cuidado maior com a higiene bucal sendo necessário, até mesmo, escovas especiais como aquelas escovas que possibilitam escovar com maior delicadeza e zelo os espaços entre os dentes, são as escovas interdentais. Além dessa escova interdental é indicado também a utilização da escova de tufo para uma higiene adequada entre a prótese e o dente que está servindo de suporte para a prótese.

Outras recomendações incluem o uso diário de fio dental, evitando assim a periodontite e gengivite, que podem ser mais recorrentes em pessoas que utilizam prótese parcial dentária, se não for bem cuidada e higienizada.

Com a prótese parcial móvel os cuidados com a higiene permanecem. Algumas próteses exigem a retirada delas para a higienização e retirada de alimentos que podem ficar entre a prótese parcial dentária e a gengiva. Deve ser escovado todas as superfícies das próteses com sabão amarelo. Essa escovação deve ser realizada após todas as refeições e antes de dormir. A escova utilizada na prótese deve ser diferente da utilizada para escovar os dentes naturais.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *