A Doença dos Apressados

Você já se pegou pensando que 24 horas é muito pouco para fazer tudo o que está na sua lista do dia? Se a resposta foi sim fique atento que você pode ter a chamada Síndrome da Pressa que é considerada extraoficialmente como a doença dos apressados porque ainda não foi reconhecida oficialmente como uma neurose. Apesar de não estar no catálogo de distúrbios mentais é fundamental tomar cuidado com essa grande injeção de estresse no dia a dia que pode levar o indivíduo a ter um infarto.

O novo século trouxe com ele o desenvolvimento das tecnologias imediatistas, isto é, a necessidade de fazer tudo para antes de ontem. As pessoas sem perceber adotaram um ritmo de vida que não conseguem manter sem trazer prejuízos para a sua saúde mental e física. A doença dos apressados é mais recorrente em homens, mas as mulheres não estão livres. Basicamente são pessoas suscetíveis a esse mal quem vive sob forte estresse e pressão.

Correndo Contra o Tempo, o Tempo Todo

A Síndrome da Pressa se caracteriza por ser uma neurose em que as pessoas estão o tempo todo correndo para conseguir fazer caber numa quantidade de horas mais tarefas do que são possíveis. Um ser humano saudável precisa ter tempo para cuidar do seu bem-estar incluindo tempo para se exercitar, se alimentar bem e dormir pelo menos 8 horas por noite. Contudo, com a enxurrada de tarefas que surgem todos os dias muitas pessoas simplesmente não conseguem estabelecer esse ritmo.

Consequências da Doença dos Apressados

Esse problema psicossomático ainda não é diagnosticado como uma doença, mas pode acarretar no surgimento outros distúrbios emocionais e de comportamento como desenvolvimento de fobia social, síndrome do pânico entre outros. Os ‘apressados’ em questão tem seu comportamento alterado de maneira que estão a todo momento tentando realizar alguma tarefa de extrema relevância.

Como Identificar uma Pessoa com a Síndrome da Pressa?

Algumas características são facilmente observadas em pessoas que sofrem da Síndrome da Pressa, conheça a seguir quais são elas:

– Ansiedade

Os indivíduos que sofrem dessa síndrome estão constantemente com pressa, mesmo que não haja um motivo real para estar acelerado. Geralmente essas pessoas não conseguem ter um ritmo bom de ação sem pressão verdadeira ou imaginada.

– Irritabilidade

Geralmente essas pessoas tem um comportamento hostil em relação aos outros ficando irritados por qualquer motivo mesmo que sem importância.

– Quantidade mais importante que qualidade

Para quem está no ritmo da doença dos apressados é mais importante produzir em quantidade do que com qualidade.

– Comportamento inquieto

Pessoas que são apressadas por natureza tendem a se mostrar mais inquietas no dia a dia comumente interrompendo a fala das outras.

– Fala acelerada

Outra característica bastante comum em pessoas que vivem sob a pressão da pressa é falar rapidamente.

– Não relaxam

Como são pessoas que estão o tempo pensando que estão atrasadas ou que deveriam estar fazendo outra coisa essas pessoas tem grande dificuldade para relaxar. Um exemplo disso é que essas pessoas não se encostam no encosto da cadeira quando sentam.

– Aspectos físicos

Os apressados têm mãos geladas, boca seca e extrema dificuldade para engolir haja vista que é um processo que deve ser feito com mais concentração.

Setores da Vida Prejudicados pela Síndrome da Pressa

– Relação Interpessoal

Por viver sempre no ritmo da pressa as pessoas afetadas por essa síndrome tem dificuldade de estabelecer vínculos com amigos e até parceiros amorosos.

– Saúde

Problemas de saúde são recorrentes nesses indivíduos, pois geralmente são sedentários e não tem um tempo de qualidade para realizar as suas refeições bem priorizam opções mais rápidas como macarrão instantâneo e fast food.

– Trabalho

Para quem pensa que a síndrome faz desse profissionais mais qualificado está enganado, pois aquele que deseja fazer tudo acaba não fazendo nada. Os apressados neuróticos tem extrema dificuldade em delegar tarefas assumindo uma quantidade de afazeres incompatível com o tempo que tem disponível.

Trabalho em Excesso

Trabalho em Excesso

Altos Níveis de Estresse

Viver em estado de alerta como as pessoas que tem a doença dos apressados é extremamente danoso para a saúde, pois são liberadas no sangue quantidades elevadas de hormônios como Cortisol (hormônio do estresse) e adrenalina. Alguns quadros mais graves podem evoluir até mesmo para infarto. É importante ficar atento a dores ou sensação de pressão no peito que podem ser resultantes da quantidade extra de sangue que flui para o coração.

A Pressa é um Mau Hábito

A neurose gerada pela pressa constante se desenvolve devido aos maus hábitos que o indivíduo tem em sua vida, então pode ser superada com mais atenção a questões que visam estabelecer melhor qualidade de vida. Porém, já avisamos que pode não ser muito fácil se livrar dessa síndrome que equivale a um vício, o vício de estar sempre realizando alguma tarefa.

Como se Livrar da Doença dos Apressados?

A base para se livrar desses maus hábitos está em mudar o seu estilo de vida apostando em cuidados consigo mesmo e com a sua saúde. Mas, saiba que isso não acontece do dia para a noite, a mudança precisa ser gradual. Comece mudando aos poucos a forma como você gerencia as suas tarefas cotidianas e inclua atividades de bem-estar como caminhadas, por exemplo, em sua rotina.

Como se Livrar da Doença dos Apressados

Como se Livrar da Doença dos Apressados

O segredo para deixar de ser um apressado neurótico é realizar as atividades numa velocidade reduzida. Coma mais devagar, ande mais devagar e até trabalhe num ritmo um pouco mais lento. Sua mente precisa sentir e se acostumar com uma nova maneira de processar as informações. Identifique a emoção da pressa no momento em que ela surge para saber qual é o seu gatilho e com isso eliminar a raiz do problema.

Psicoterapia

Para quem tem dificuldades de administrar a Síndrome da Pressa sozinho pode encontrar na psicoterapia uma grande ajuda. Em algumas situações o paciente precisa do uso de medicamentos que somente um psiquiatra pode recomendar para controlar o estado de estresse e ansiedade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *