Anemia Perniciosa E Megaloblástica

Uma das principais vitaminas que o corpo humano necessita de forma direta é a vitamina B, ela tem por sua função principal, auxiliar na manutenção do organismo do corpo, sendo assim responsável por sintetizar diversos tipos de substâncias. Dessa forma, esse tipo de vitamina pode ajudar na produção de novas células e síntese do DNA. Quando o corpo apresenta uma certa deficiência no funcionamento ou na produção dessas vitaminas, podem acontecer casos que irão desencadear no corpo de determinado individuo a anemia megaloblástica. A principal característica em pessoas que apresentam essa anemia megaloblástica é relacionada quanto ao tamanho de suas células vermelhas. Elas geralmente se apresentam de forma muito mia consecutiva e com o seu tamanho alterado, muito maiores do que o normal.

Alimentos Que Possuem Vitamina B

Alimentos Que Possuem Vitamina B

Já a anemia perniciosa se caracteriza por uma diminuição e desaparecimento na quantidade de células vermelhas totais do corpo do paciente assim diagnosticado. Essa diminuição n quantidade total dessas células acontece devido a incapacidade de absorção da vitamina B12, no corpo do paciente. Por isso, a anemia perniciosa pode ser considerada uma grande parte do grupo classificado com anemias megaloblásticas, pois sua deficiência no complexo de vitaminas B é notável. Porém, a maior diferenciação entre esses dois tipos de anemias é quanto a seu local de déficit de absorção dessas vitaminas. Geralmente quando o corpo apresenta uma má absorção de vitaminas B12 na região do intestino a anemia é caracterizada com perniciosa.

A anemia perniciosa é conhecida popularmente como anemia de Addison e sua principal causa é derivada a partir da ausência exclusiva de fatores intrínseco. Esse fator é responsável de forma direta pela absorção das vitaminas necessárias para o corpo. Quando existe um considerado déficit da mesma pela no organismo suas causas principais podem ser advindas de vários fatores externos como:

Má Nutrição: esse é um fator conhecido popularmente com responsável pelo aparecimento de diversos tipos de anemias, que hoje podem ser diagnosticadas. Isso porque nos alimentos que são considerados saudáveis existem diversos tipos de vitaminas e fibras que fazem com que o corpo humano de estabilize de forma mais amena, além de que as vitaminas são essenciais para todo o corpo humano. Dessa forma, ao observar pessoas que não se alimentam de forma correta, ou que se privam de alguns tipos de alimentos, por razoes pessoais, as pessoas concluíram que essa seria uma das causas do aparecimento de anemias. Realmente o conhecimento popular estava certo nesse âmbito e muitas vezes a causa do aparecimento dessa doença é advindo da má alimentação e nutrição.

Fatores hereditários: apesar da anemia em si não ser uma doença considerada hereditária, quando os familiares de determinada pessoa apresentam caráter de deficiência de absorção de vitaminas no seu corpo, isso pode ser transmitido para os próximos familiares e assim fazer com que a propiciedade de se ter doenças do âmbito anêmico cresçam de forma irreparável.

Existem muitas pessoas que acabam por confundir a anemia perniciosa e megaloblástica, porém, a anemia perniciosa é uma das causas para o aparecimento e surgimento da anemia megaloblástica, a partir da sua incapacidade de absorção de vitaminas.

Onde Estão As Vitaminas B12

Essas vitaminas que são responsáveis pelo bom funcionamento corpóreo de todos os indivíduos podem ser encontradas em diversos tipos de alimentos como, nos ovos, leite e carnes. Esses alimentos devem ser consumidos, nem que seja de forma esporádica para que haja a presença de vitaminas B12 no sistema corpóreo de toda população.

Quais São os Sintomas da Anemia Megaloblástica

Muitas pessoas que sofrem dessa condição de anemia megaloblástica chegam até seus médicos reclamando diversas vezes de sentir muito cansaço, o tempo todo. Porém, esse cansaço se agrava bastante a noite, quando o paciente está se preparando para ir dormir. Além do cansaço geralmente as pessoas relatam que sentem fortes dores na região do abdômen seguido de intensas náuseas. A alteração da flora intestinal do paciente também é um dos principais sintomas do aparecimento da anemia megaloblástica, essa alteração pode ter um caráter tanto de soltar o intestino, como prendê-lo.

A partir do aparecimento de sintomas que se caracterizam como os citados acima, o paciente deve procurar imediatamente um médico, principalmente um clínico geral. Assim, o médico poderá pedir ao paciente que realizem os exames necessários e assim dará um resultado ao mesmo. Após esse processo, o paciente poderá ser indicado a um médico especialista que poderá indicar qual o melhor tratamento a ser seguido pelo mesmo.

O principal tipo de exame realizado para que possa ser avaliado a presença ou não de caráteres anêmicos é o exame de sangue. Esse tipo de exame tem a capacidade de avaliar quantitativamente como o nível de hemoglobina está se apresentando. Dessa forma, a confirmação da anemia pode ser dada para o paciente.

Qual o Tratamento Para Esse Tipo de Doença

Segundos alguns especialistas, esse tipo de anemia é observada de forma mais frequente em pessoas que apresentam caráter vegetariano, já que a maioria das vitaminas necessárias para o combate a esse tipo é anemia são encontradas em carnes. Como os vegetarianos, por exemplo não consomem carnes e não absorvem de forma natural essas vitaminas geralmente todo o processo de tratamento dessa doença dura cerca de quatro a seis semanas, fazendo com que essas vitaminas sejam absorvidas pelo corpo do paciente de forma artificial. Esse processo acontece com a ingestão de comprimidos advindos de drogarias, fazendo com que o processo de vitaminação do sistema corpóreo seja estabelecido e tanto a anemia megaloblástica, como a anemia perniciosa apresentem uma diminuição na sua incidência e efeito contra o corpo do paciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *