Botulismo: Prevenção

Botulismo é uma infecção grave caudada por uma neurotoxina da bactéria clostridium butolinum, que causa paralisia dos músculos respiratórios e pode ser fatal. São três os tipos principais  tipos de botulismo, sendo eles: o  alimentar, o causado por algum  ferimento e o infantil ou intencional .

A forma alimentar do Botulismo é a mais preocupante dos três, já que pode representar a existência de um possível surto, o que pode ocorrer pelo consumo por  outras pessoas do mesmo alimento contaminado.

Botulismo: Prevenção

A fim de prevenir o botulismo alimentar, não devem ser consumidas conservas caseiras ou de marca ou origem duvidosa, produtos em latas amassadas ou estufadas, e se a embalagem for de vidro  sem o devido lacre.

Lembre-se que a toxina não tem cheiro nem cor, e muitas vezes o produto pode não apresentar evidências que possam indicar que está contaminado ou estragado. Após a abertura da conserva, devemos manter sempre na geladeira (abaixo de 10°C), para evitar assim o crescimento da toxina. O prévio aquecimento do alimento antes de consumo destrói a toxina, sendo esta mais uma forma de prevenção ao botulismo alimentar.

 


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *