Bulimia: Transtorno Alimentar entre os Adolescentes

A bulimia é definida por um transtorno alimentar que tem como principal característica a agilidade e exageros apresentados pelo paciente na hora das refeições, ou seja, o paciente se alimenta num curto espaço de tempo uma quantidade grande de alimentos, demonstrando uma ansiedade como se estivesse com muita fome, perdendo o controle sobre si mesmo e após a refeição tentam vomitar e/ou evacuar tudo aquilo que comeu. Esse hábito torna-se constante após as refeições de maneira que utilizam até remédios para eliminar os alimentos ingeridos.

Diferente da anorexia, a bulimia não permite que o paciente engorde, mas não consegue conter o impulso comer. Os pacientes que sofrem desse transtorno alimentar são chamados de bulímicos, e geralmente são pessoas que apresentam autoestima baixa por diversos fatores, reconhecem o absurdo de seu comportamento e que, muitas das vezes, se veem como pessoas desprezíveis.

Na maioria dos casos, a bulimia tem início na adolescente, predominando entre as mulheres onde, no meio social, as conversas preferidas são diretamente relacionadas às técnicas de emagrecimento e padrões de beleza.

Embora seja considerada um transtorno, é importante observar que o paciente consegue planejar seus atos, pois muitos deles esperam a oportunidade de ficar sozinhos e esconder alimentos para futuros episódios, por exemplo.

Pessoas que convivem com os pacientes bulímicos devem ter muita cautela ao “julgar” determinados comportamentos, essa atitude deve ser evitada pois não ajuda em nada, muito pelo contrario, poderá diminuir ainda mais a autoestima do paciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *