Câncer de Pulmão

O termo câncer de pulmão também é conhecido cientificamente como: Carcinoma brônquico, neoplasia pulmonar maligna, tumor maligno do pulmão. Infelizmente essa doença está cada vez mais comum. As pessoas sabem o que pode causar o câncer no pulmão e mesmo assim arriscam.

Cura

O Grande Vilão

O tabagismo já foi comprovado que é o principal fator que ocasiona o desenvolvimento do câncer do pulmão, mais de noventa por cento dos casos de câncer de pulmão são conseqüência do cigarro. Antes eram muitos caso em homens, atualmente a situação mudou, existe tantas mulheres quanto homens sofrendo deste mal. Dificilmente uma pessoa não fumante fica com câncer no pulmão, então para que arriscar? Porém existem casos de pessoas que nunca fumaram, mais vieram a óbito por causa do câncer de pulmão, isso acontece muitas vezes pelo histórico familiar, que tem muito peso nessa situação.

Sintomas

Como Saber se Estou Com Câncer no Pulmão?

Procure um médico e faça os exames por ele recomendados, pois existem diversos sintomas que podem apontar para um câncer de pulmão, porém muitas vezes a pessoa só procura o médico quando a situação está crítica, o que é péssimo, pois muitas vezes a doença já está em um nível muito avançado. Fique de olho nos sintomas, caso sinta algum deles, vá imediatamente ao médico para poder descartar qualquer chance de ser um câncer. Aqui estão eles: Tosse persistente diariamente, problemas para respirar, escarro seguido de sangue, voz rouca, dor no tórax ao respirar, pneumonias repetidas e cansaço excessivo seguido de perda de peso e/ou apetite.

Como Prevenir um Câncer de Pulmão?

Não existe uma fórmula mágica que proteja a pessoa da possibilidade de ter um câncer de pulmão, mas pode-se fazer uma espécie de preventivo, que é não fumar, não ser fumante passivo, isto é, fica perto de uma pessoa fumando. O combate ao tabagismo deve ser intensificado para que tenha resultado satisfatório para todos e diminua os casos de incidência de câncer de pulmão.

Estou Com Câncer de Pulmão e Agora? Existe Alguma Cura?

Se você está com câncer de pulmão deve acompanhar e fazer tudo que é recomendado por seu médico, normalmente existem três tipos de procedimentos, um é a cirurgia para remover o tumor maligno, outro seria a radioterapia e o mais utilizado em casos de câncer, a quimioterapia. Existem pessoas que passam por esses três procedimentos e muitas vezes obtêm resultados satisfatórios. Devendo de como está o seu tumor, caso seja um (ou mais) tumor limitado ao pulmão deve sim ser operado e extraído. A chance de cura em casos como esse é de mais de sessenta por cento. Caso o tumor já esteja em um estágio mais avançado deve-se recorrer para a quimioterapia e radioterapia, com possibilidade de resgate através de cirurgia, esse procedimento garante bons resultados e a chance de cura é de quase quarenta por cento.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • otimo e me ajudo bastante

    thais 11 de agosto de 2013 20:19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *