Candidíase ou Monolíase

Algumas mulheres podem nunca ter escutado falar em candidíase, mas poucas com certeza, nunca tiveram ou sofreram com candidíase em algum momento de suas vidas, um corrimento branco com aspecto que se assemelha a leite talhado e que causa uma coceira terrível. Segundo os médicos, cerca de 75% das mulheres já desenvolveram candidíase ou ainda vão desenvolver. Mas mesmo em menor escala, esse problema também pode atingir os homens e ser transmitido na relação sexual, portanto o uso de camisinha é sempre fundamental.

Candidíase ou Monolíase

Candidíase ou Monolíase

Candidíase ou Monilíase – O Que é?

Trata-se de uma infecção causada por um fungo chamado candida albicans que quando está presente em grande quantidade na vagina pode acarretar em problemas como coceira intensa e corrimento branco que parece leite talhado. É importante destacar que esse fungo está presente na flora vaginal de muitas mulheres sem causar nenhum problema. A situação muda quando algum fator como uma infecção, gestação ou outra situação desencadeia a proliferação demasiada desse fungo.

Embora possa ser transmitida através de relações sexuais sem camisinha a Candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST). De acordo com especialistas 75% da população mundial feminina terá pelo menos um episódio de Candidíase na vida. O desenvolvimento desse corrimento com coceira não indica necessariamente falta de higiene, pois a proliferação pode se dar através de uma infecção ou de queda de imunidade no organismo.

Atenção

É muito comum associar Candidíase as mulheres e em especial a região vaginal, no entanto, o fungo pode se proliferar e causar estragos também no pênis, boca, pele, esôfago entre outras partes do corpo de homens e mulheres. Novamente ressaltamos como é importante sempre usar camisinha nas suas relações sexuais.

Como Ocorre a Candidíase?

Sabendo que é pequena a fração de pessoas com Candidíase que foram contaminadas sexualmente você deve estar se perguntando como surge esse problema, não é mesmo? Primeiro precisamos entender que Candidíase ou Monilíase é um tipo de micose que não se manifesta somente em pessoas que estão com o sistema imunológico fraco.

Uma situação que pode acarretar no desenvolvimento da Candidíase é tomar antibióticos por muito tempo, pois esses medicamentos eliminam as bactérias do organismo, mas deixam os fungos. Tendo o ‘território’ livre os fungos encontram mais facilidade para se disseminar. Outra forma muito comum de Candidíase é a oral chamada também de monilíase oral ou sapinho que é bem comum em crianças. Essa manifestação de Candidíase só é grave em que apresenta baixa imunidade.

Quais São os Sintomas da Candidíase ou Monilíase?

A doença que é conhecida pelo corrimento branco grumoso e pela intensa coceira pode ainda apresentar outros sintomas como coloração avermelhada na região vaginal e escoriações na vulva. Quando o quadro de Candidíase se agrava pode vir a apresentar úlceras.

Candidíase Pode Ser Grave?

Em pessoas que tem histórico médico saudável a Candidíase significa apenas um incômodo que se for tratado corretamente é logo eliminado. No entanto, pessoas com imunidade baixa e idosos podem ter seus quadros agravados com a invasão da infecção para órgãos de maneira a ter o que se chama de infecção generalizada grave.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da candidíase é feito pelo ginecologista através dos sintomas e de um exame laboratorial e do exame papanicolau. O tratamento é feito inicialmente com pomadas antifúngicas aplicadas diretamente na vagina, a base de nistatina, e em casos mais crônicos ou agudos poderá ser necessária a administração de medicação oral. Nos casos mais simples, em que o tratamento é iniciado logo que se manifestam os primeiros sintomas, a aplicação da pomada por 3 a 7 dias deverá ser suficiente. As pomadas não devem ser utilizadas sem a prescrição médica, pois o fungos podem ficar resistentes, dificultando sua eliminação.

Recomendações

Além do tratamento com o medicamento tópico e oral, o médicos recomendam que as pacientes não usem roupas sintéticas ou muito apertadas e evitem os absorventes internos e não utilizem sabonetes, papel higiênico ou absorventes perfumados, dando preferência pelo brancos. Mesmo a candidíase sendo um problema de fácil tratamento e sem maior gravidade, causa um grande incomodo aos seus portadores, devendo ser tratada corretamente para não reincidir e causar outros problemas de saúde, diminuindo a imunidade do organismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Otima essa materia me esclareceu muitas duvidas,parabens!

    dulce 20 de Março de 2011 23:04
  • Achei ótima essa matéria , pois eu que estou estudando isso, me ajudou muito !

    Marcelle 10 de Abril de 2011 18:53
  • estou com candidiase peniana, to fazendo tratamento porém não vejo resultados já fazem uns 20 dias, alguem indica um chá que possa complementar o tratamento? algo que seja anti fulgicida?

    masculino 18 de Março de 2012 23:38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *