Característica do Câncer de Colo de Útero

Estatística do INCA

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada ano surgem em média quinhentos mil casos de mulheres afetadas pelo tumor do colo de útero e, desse total, mais de duzentas mil mulheres chegam a óbito. Os especialistas orientam que embora o tumor de colo de útero seja a variação mais frequente da enfermidade e também o segundo maior motivo de mortes, outras formas de tumor devem fazer parte das preocupações de mulheres e médicos.

cancer de colo de utero-1

Estatística do INCA

De maneira menos frequente, tumores de endométrio (corpo uterino) ou o de ovário, também resultam em sérios prejuízos à saúde do organismo feminino.

Principal Maneira de Prevenção da Doença

Para os especialistas não existe melhor forma de prevenir o câncer ginecológico senão consultando todos os anos um médico ginecologista, para que seja prescrita a realização de exames que possam detectar a enfermidade, como por exemplo o de Papanicolau, e como complemento, o exame de ultrassom transvaginal.

cancer de colo de utero-2

Principal Maneira de Prevenção da Doença

Vale ressaltar que o uso de preservativos durante o ato sexual é sempre recomendável, inclusive para prevenir também a transmissão do vírus HPV (papiloma humano), entre outros. É importante que as mães levem suas filhas ao ginecologista antes da primeira menstruação, pois se detectados a tempo, alguns tumores podem ser curados e somente com visitas frequentes ao profissional especializado será possível fazer sua identificação. Veremos com mais cuidado o tumor ginecológico de colo de útero e suas principais características.

Câncer de Colo de Útero

Os especialistas informam que o tumor de colo de útero é o que mais mata as mulheres, principalmente as que estão na faixa etária entre vinte e vinte e nove anos, sendo que o risco de morte aumenta na faixa entre quarenta e dois a quarenta e nove anos.

Esse tipo de tumor ataca principalmente a parte inferior do órgão, sendo que as mulheres com mais predisposição a desenvolver esse tipo de câncer são as que começaram a vida sexual muito cedo, as que não costumam fazer uma limpeza das partes íntimas de maneira adequada, as que se relacionam com vários parceiros sexuais, apresentam o vírus HPV, e as que utilizaram pilulas anticoncepcionais orais por um longo período de tempo.

cancer de colo de utero-3

Câncer de Colo de Útero

Os principais sintomas desse tipo de câncer ginecológico são: sangramento na vagina da mulher no período da menstruação, que apresenta um fluxo mais volumoso e uma duração mais longa, depois da menstruação e após o ato sexual, além de dor embaixo da barriga e corrimento vaginal. Vale ressaltar que somente o exame de Papanicolau pode detectar esse tipo de tumor.

Como prevenção, os especialistas orientam o uso de preservativos nas relações sexuais e fazer exames preventivos regulares. O tratamento para o tumor de colo de útero, dependendo do estudo feito das alterações que aconteceram nos tecidos do órgão, pode ser a cirurgia combinada ou não com a quimioterapia ou a radioterapia, de acordo com cada caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>