O que é um Cisto Hepático?

O fígado é um dos órgãos mais importantes para o sistema de filtros de substâncias, exatamente por isso é que quando ele falha, diversos problemas surgem no corpo. E muitas são as doenças que podem atacar o órgão, como o cisto hepático, que deve ser tratado de pronto, de forma a proporcionar ao paciente uma cura completa. A seguir, entenda mais sobre este problema.

O que é um Cisto Hepático?

Podemos definir o cisto hepático como uma pequena bolha que surge na parte interna do fígado. Embora pequena, a bolha contém em seu interior um líquido ou um material viscoso, mais grosso, jamais sendo vazia. É muito comum que os cistos surjam na parte externa do corpo, também por causas diversas, mas recebem este nome específico quando aparecem dentro do fígado.A boa notícia para quem acha que pode estar com este problema é que não é algo incomum de surgir no corpo e nem é um dos mais graves problemas que podem atacar o fígado. Estima-se que cerca de 5% da população brasileira já tenha apresentado um cisto hepático e já tenha feito o tratamento em algum momento de sua vida.

Por que Surgem os Cistos Hepáticos?

As causas do surgimento de tais cistos são diversas, embora na maior parte das vezes eles sejam provenientes de doenças genéticas, sendo este então um sintoma para doença policística em homens e mulheres maiores de vinte anos, ou ainda como um sintoma da doença de Caroli. Esta é uma mutação genética na árvore do DNA que tende a gerar diversos cistos em diferentes partes do corpo.Os cistos podem ainda ser causados como sintomas do exagero ao tomar medicações voltadas a tratar a insuficiência renal, remédios para melhorar a filtragem ou ainda medicamentos para dores de cabeça e outros anti-inflamatórios que são tomados em grande dosagem e com frequência.

Os Principais Sintomas dos Cistos Hepáticos

Os Principais Sintomas dos Cistos Hepáticos

Os Principais Sintomas dos Cistos Hepáticos

O mais importante é saber como está a pessoa com está cisto hepático. Infelizmente não dá para saber apenas por meio dos sintomas se está com um cisto de tamanho pequeno em desenvolvimento no fígado, é preciso fazer exames como uma tomografia para saber se há algum problema de fato em seu órgão, ou seja, somente por meio de imagens é que será possível saber se é um cisto de risco para sua saúde.No geral, não há sintomas quando o cisto está em tamanho pequeno (até 3 cm), mas mais que do que esse tamanho podem ser comprometidas funções, gerando, por exemplo, urina amarelada ou esverdeada, e dores nas costas e na barriga. Infelizmente, tais sintomas são simples e relacionados com outras doenças e por isso o diagnóstico aqui é considerado difícil de ser feito.Na maior parte das vezes, os médicos descobrem por acidente, quando ainda está no início de um pequeno caroço surgido na parte interna do fígado. Este vai se apresentar em forma de ultrassonografia ou tomografia como uma pequena mancha, o que é anormal para a fisiologia deste órgão em questão.Um sintoma bem comum para quem possui um cisto hepático é a pressão alta e vamos explicar motivo logo a seguir.

Os Problemas que os Cistos Hepáticos podem Causar

Infelizmente, nem todos os casos são simples, apenas com a remoção do cisto e o paciente não sente nada. Há casos em que o cisto se apresenta em formato avantajado, podendo fazer pressão em vasos e veias do aparelho digestivo. Eventualmente, a pressão arterial pode aumentar por conta da presença do cisto, mas não é nada que seja a causa de doenças graves. Assim, com a remoção do cisto, tais problemas vão embora.

Nos casos mais sérios, a pressão sob os vasos pode causar hemorragia e, para estes, uma cirurgia deve ser indicada o mais rápido possível, para sanar a compressão nos vasos e liberar o fluxo sanguíneo e de sucos gástricos que porventura possam ser comprometidos. Caso o tratamento não seja feito adequadamente, pode haver comprometimento das funções hepáticas de forma permanente e até formação de um quadro de infecção generalizada.

Tipos de Cisto Hepático

Podem surgir no fígado dois tipos de cistos: os simples e os duplos. Ambos são passíveis de serem removidos e tratados, bem como podem aparecer a qualquer momento na vida, sendo mais comuns em adultos, embora existam casos raros em que crianças foram afetadas pela doença.

Como Tratar os Cistos Hepáticos

Os tratamentos indicados são variantes de acordo com o tipo de cisto e seu grau de desenvolvimento no fígado. Estando em bom tamanho e não comprometendo qualquer parte do órgão, a remoção é o procedimento mais indicado, pois o processo é mais simples e rápido. A cirurgia é feita da forma menos invasiva possível, com o paciente sedado de forma local ou total, com anestesia geral. Uma sonda será a responsável por aspirar o cisto.

Outra forma é forçar a sua diluição pelo corpo por meio de medicamentos, procedimento bem comum e que em casos de pequenos cistos é bem recomendado se o paciente responder rapidamente ao tratamento em seus primeiros dias. Um remédio é indicado para forçar o corpo a absorver o órgão estranho, fazendo com que o corpo se livre do problema de forma clara, expelindo naturalmente via dejetos normais.Os casos mais graves podem envolver na cirurgia uma remoção de um pedaço do fígado, quando uma parte das células e vasos está comprometida. Dependendo da posição, é preciso que se deixe o cisto no mesmo lugar para que não cause problemas futuros. Em alguns pacientes é preferível que não se mexa no órgão ou, em falta de cuidados por mais de anos e tamanhos absurdos, pode ser preferível um transplante, porque a remoção pode causar a morte do órgão.

Como Prevenir os Cistos Hepáticos

A melhor forma de prevenir os cistos é indo sempre ao médico e fazendo um check up para acompanhar o funcionamento do seu órgão. Fazer exames regularmente e acompanhar a sua saúde vai ajudar não apenas com este, mas com diversos outros problemas, como surgimento de tumores, pressão alta e problemas no coração.

16 comentários

  1. Me ajudou muito;
    Muito Obrigado!

  2. Gostaria de receber mais informações sobre o tratamento.

  3. cleia oliveira francisco

    minha filha de 6 anos tem cisto de 4cm o que devo fazer?

  4. tenho um cisto hepatico ,leve mas to preocupado o que pode acontecer daqui pra frente ,pois tenho varios sintoma dor na barriga ,queimaçao vivo abaixo de remedio pra dor ,a medica passou um remedio pra tirar a dor IBPOFRENO GOSTARIA DE SABER O QUE EU FAÇO PRA MELHORAR ESSA SITUAÇAO.MINHA MEDICA DISSE QUE E NORMAL 80 % dos homens tem sisto mas eu nao acho normal ,por favor me de uma resposta favoravel.ASS; ADEMILSON

  5. Boa noite a alguns mes. Atraz fisso um ultracao abdominal contou no exame cisto hepatico tbem areia no rin mostrei para .medico ele disse que||nao era grave isso so que algum dias para ka meu figado tem .mudado comer muitas coisa fica] aquela sensação comi muito barriga inchada uma fraqueza pode me responde alguma. Coisa ja. Pensei em fazer outro exame

  6. Adorei o conteudo. Muito me ajudou, que Deus abencoe todos vocês.

  7. Se o cisto no fígado for pequeno, não há porque sentir fraqueza, enjoo, dores abdominais, azia. Pode ser um problema na vesícula, detectado através de Ultrassonografia. Também pode ser um problema de estômago detectado através de endoscopia digestiva alta, com teste para H. Pillory. O que pensamos causa impacto no que viremos a sentir (somatização). Por isso, fé em Deus e pensamentos positivos.

  8. BOM DIA , TINHA MUITA DOR DE CABEÇA E FUI PROCURAR UMA NEURO PARA TRATAR DE ENXAQUECA ,QUANDO RELATEI PARA ELA O POSSÍVEL PROBLEMA DE VISÍCOLA FOI QUANDO ELE PEDIU UM EXAME DE ULTRASOM CONSTATOU VARIOS CISTO HEPÁTICOS E O MAIOR MEDINDO 4,5 CM ESTE ENTRE A VISICOLA E O FIGADO QUAL O MELHOR TRATAMENTO NESTE CASO ?

  9. Descobri que tenho cisto hepatico de 0.5 sera que sou indicada para cirurgia…

  10. luciano farias martins

    - fiz um exame de ultrassom no abdome,

    o resultado foi um seguinte ; fígado de forma e dimensões ,contornos e bordas normais.
    a ecogenicidade hepática apresenta-se difusamente aumentada com moderada atenuação do feixe acústico posterior e leve dificuldade na caracterização do diagrama e paredes vasculares.
    cisto medindo aproximadamente 10mm,localizado no lobo esquerdo ,com contornos regulares e conteúdo anecoíco e outro no lobo direito medindo 15 mm.

    cisto hepático

  11. Maria Gorete B. Siqueira

    Há mais ou menos uns 8 anos atráz fui ao médico com problema na vsícula e num ultrasom detectou alguns cistos medindo de 3cm a 4 cm.Venho acompanhando anualmente com exames utrasons e neste último exame o cisto foi considerado pela minha médica GIGANTE por ter sido avaliado o tamanho de até 8cm.
    A médica me encaminhou para um cirurgião geral para uma valiação.

    No início quando detectado os cistos, o médico da época Cirurgião Dr. Mário Amaral, que acompanhou outros exames seguinte me disse que se necessário num futuro com o crescimento avantajado dos cistos poderia ser realizado uma cirurgia como, pelo que entendí, tipo “sugar” o liquido do cisto mas, de qualquer forma vou tentar uma consulta com este médico para uma nova avaliação. Não que eu tenha me assustado mas, estou preocupada sim, pois me sinto bem e posso ser “obrigada” a um procedimento cirurgico, sendo que me sinto saudável e não sinto nenhum mal estar que possa ser proveniente ao fígado mas, estou pronta a seguir as orientações médicas.
    Obrigada pelas informações e gostaria de saber se corro algum tipo de risco mesmo não sentindo nenhum mal estar.
    att;
    Gorete Siqueira.

  12. A 8 anos faço tratamento de lúpus , tomando cloroquina,troquei de medico foi pedido varios exames,inclusive uma tomogragia do torax.abri o exame e levei um susto um nódulo hipodenso, medindo 2,3cm/no lado esquerdo da tiroide. E um cisto hepáticos medindo 1,2cm e 3,1 cm.o que devo fazer? tenho 56 anos.
    Me ajude por favor.
    Att:Dercilia

  13. OI minha irma esta com um cisto pequeno no figado,mais ela esta sentindo muita dor .
    o medico passo p ela so buscopam e nao esta melhorando a dor.
    ela fez todos os enxames ate endoscopia do estomago e nao tem nada a nao ser o cisto no figado.
    oque ela deve tomar pois os medicos la de londres nao quer passar mais nada falo que vai melhorar.
    vc poderia me ajudar com uma medicaçao obrigada.

  14. muito bom…so uma pergunta..um cisto de 20cm é considerado grave???

  15. margareth regiane viégas mendes

    meu marido está com cisto hepático e irá fazer uma punção,mesmo depois deste procedimento ele terá que passar por cirurgia??o cisto estácom 7cm.

  16. Meu marido descobriu recentemente que tem um cisto hepatico simples o medico disse que não é nada que isso é genetico e vai sumir com tempo os exames dele de sangue estão alterados mais não foi indicado nenhum tratamento isso é normal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>