Cisto no Rim

O rim pode ser comparado como um filtro em nosso corpo, e é ele quem leva a urina até a pelve renal, que por sua vez chega à bexiga. Os cistos renais são dilatações do nefron que nada mais é do que a unidade funcional do rim.Alguns motivos para que os cistos se desenvolvam e cresçam são:Aumento da pressão do rim.Quando existe um aumento do gradiente das soluções salinas que banham o nefron.Por ultimo podem também ocorrer por causa de obstruções no nefron.

Cisto no Rim

Cisto no Rim

Por causa desses problemas citados acima o que ocorre é que acabam passando líquidos para locais mais frágeis dos nefrons e assim os cistos começam a se desenvolver.No crescimento de um cisto, juntamente com ele crescem também paredes celulares finas que e com líquidos dentro, podendo juntamente ter a ocorrência se substancias semi0sólidas nesse liquido.Os cistos podem aparecem em apenas um rim ou nos dos rins simultaneamente, quando aparecem muitos cistos chama-se de rim policístico.Causas:

Cisto no Rim

Cisto no Rim

Adquiridas: responsáveis por 70% dos cistos renais é mais comum que ocorram em pessoas mais velhas, a partir dos 50 anos. Pode-se estimar que os cistos renais estejam presentes em mais da metade das pessoas com mais de 60 anos.Como já foi dito pode estar presentes em um ou nos dois rins em pequenas ou grandes quantidades.Sintomas que costumam ser mais comuns:Dor lombar.Infecção urinaria.Sangue na urina.Hipertensão arterial.Quando apresentam sintomas os mais comuns são os citados acima, mas não é normal que o paciente apresente sintomas.Normalmente são encontrados em exames de rotina.Cistos renais hereditários: são os cistos que são transmitidos de pais para filhos.Tratamento:Normalmente não se indica que os mesmos sejam tratados, nada mais são do que um processo natural de envelhecimento de nosso corpo, e na grande maioria dos casos não costuma apresentar sintomas ou mesmo complicações.

Cisto no Rim

Cisto no Rim

Somente é recomendado remoção dos cistos quando os mesmo são muito grandes ou causam dores nos pacientes. É considerado um cisto grande aquele que tem entre 5 e 10 centímetros, os normais não costumam ter mais do que 3 centímetros. A remoção é feita através de cirurgia ou até mesmo com aspiração. Vale ressaltar que na maioria esmagadora dos casos o paciente nem ao menos sabe que possui cisto no rim, pois vive normalmente e não sente nada, apenas são descobertos em exames de rotina.Muitas pessoas pensam que o cisto renal pode vir se tornar câncer, mas não. Não existem complicações por causa do surgimento natural de um cisto renal, como já foi dito é um processo natural do corpo humano devido ao envelhecimento. Então não se preocupe não ira mudar nada na vida de uma pessoa a ocorrência de um cisto.

 

2 comentários

  1. guero me ajude gue eu to com esse problem por favor

  2. Gostaria de saber um remédio que eu passar tomar, para Sisto no rins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>