Como Acontece A Embolia Pulmonar

O Que É Embolia Pulmonar?

A embolia pulmonar se caracteriza por um coágulo (trombo) que deveria estar fixo numa veia do corpo, porém, se soltou e acabou chegando ao pulmão através da circulação. Uma vez no pulmão o coágulo obstrui a passagem de sangue por uma artéria, essa área que foi suprimida pela artéria acaba passando por alterações o que gera alterações no organismo e acarreta em sintomas. Pode acontecer de mais de um coágulo se soltar e se deslocar comprometendo mais de uma artéria.

O Caminho do Embolo

O embolo nesse caso é algo que não tem fluidez necessária para passar pelos segmentos de circulação pulmonar. Depois que um coágulo se desprender de uma veia da perna, por exemplo, é transportado pela corrente sanguínea. Assim ele irá sair da sua veia original e ir subindo até chegar a veia cava inferior.

Daí irá seguir por dentro do coração passando pelo átrio direito e pelo ventrículo direito. Em seguida irá passar pelo tronco da artéria pulmonar. Assim que o coágulo chegar num ramo que seja mais estreito que o seu tamanho irá parar e assim impedir a circulação no local.

Embolia Pulmonar

Embolia Pulmonar

O embolo nesse caso pode ser formado de coágulos sanguíneos, bolhas de gás ou gordura, entre outras alternativas. O termo embolia pulmonar é bastante associado a embolia por coágulo porque é a ocorrência mais comum.

Como Acontece A Embolia Pulmonar?

A embolia pulmonar é o resultado do surgimento de tromboses venosas que podem se formar em algumas situações. Para que fique mais claro é necessário compreender que a trombose se caracteriza pelo aparecimento de um trombo, ou seja, de um coágulo de sangue, nas veias.

Esse tipo de trombo é mais comum nas coxas, pernas e quadris. Se o trombo se solta e vai para a circulação acabará trancando uma artéria do pulmão, o que pode ou não gerar problemas. Quando o coágulo é pequeno costuma nem apresentar sintomas, porém, se for de um tamanho mais considerável poderá acarretar em danos pulmonares ou mesmo em morte instantânea.

Fatores Que Contribuem Para a Embolia Pulmonar

Dentre os fatores que corroboram para o aparecimento de embolia pulmonar estão o câncer, fraturas ósseas que precisam ficar imobilizadas por um longo tempo, ficar muito tempo acamado sem realizar atividade física, cirurgias, varizes, obesidade, tabagismo, ingestão de anticoncepcionais com estrógeno entre outros.

Embolia Pulmonar Gordurosa

Apesar de ser a mais frequente a embolia pulmonar causada por trombos não é a única que existe. A embolia pulmonar gordurosa aparece em casos como o de pessoas que sofrem fratura exposta (quando o osso fica exposto) e liberam a gordura que fica dentro desse osso na corrente sanguínea.

Embolia Pulmonar Por Corpo Estranho

Outro tipo de embolia que pode acontecer é em pessoas que usam drogas nas veias, em alguns casos pode ocorrer de um corpo estranho, um objeto pequeno, entrar na circulação sanguínea após a injeção da droga. Esse corpo estranho chegará ao pulmão e causará a embolia.

Embolia Pulmonar Pelo Líquido Amniótico

Outro tipo de embolia possível é a embolia pulmonar pelo líquido amniótico, bem rara de acontecer acomete mulheres grávidas no momento do parto.

O Que O Paciente Sente

O conceito de embolia pulmonar ainda é bastante abstrato e dessa forma não se tem uma ideia formada do que exatamente o paciente que sofre desse problema sente. Dentre os sintomas possíveis estão a sensação de falta de ar (como se a respiração tivesse sido encurtada), dor torácica, convulsões, náuseas, desmaio, ansiedade, ritmo cardíaco acelerado, febre baixa e tosse seca ou com sangue.

Diagnóstico – Como é Feito

O diagnóstico de embolia pulmonar é feito pelo médico por meio de conversa com o paciente e avaliação física. Através da observação o médico poderá desconfiar de embolia pulmonar, porém, precisará de alguns exames para confirmar. Dentre os exames que podem ajudam nesse diagnóstico estão gasometria arterial que pode determinar que o oxigênio no sangue está reduzido.

Outro exame que pode ajudar é a cintilografia pulmonar que consiste numa imagem dos pulmões, excelente opção para confirmar o diagnóstico. A arteriografia pulmonar é um exame bastante utilizado e consiste na injeção de uma substância que faz o contraste das artérias, na maioria dos casos é utilizado para dar certeza ao diagnóstico.

Saiba Mais

Saiba Mais

Também é possível utilizar exames como angiotomografia e ressonância magnética entre outros. Depende do que o médico tem a sua disposição.

Como É Feito O Tratamento?

Devido a necessidade do paciente poderá ser ministrado oxigênio juntamente com medicamentos para aliviar a dor. Nos casos em que a embolia pulmonar foi causada por trombos das veias são utilizados medicamentos anticoagulantes. São poucos os casos em que se mostra necessário fazer uma cirurgia.

Prevenção de Embolia Pulmonar

Para evitar que pessoas que terão de ficar acamadas por um longo período sem poder realizar atividade física sofram com embolia pulmonar o médico poderá utilizar medicamentos anticoagulantes em doses de prevenção. Aquelas pessoas que não tem impedimentos sob o ponto de vista médico para a prática de atividades físicas devem se exercitar, uma boa dica é fazer caminhadas.

Ressaltamos que as pessoas que não caminham apresentam mais possibilidades de sofrer um tromboembolismo pulmonar. Os mergulhadores podem prevenir a embolia gasosa utilizando equipamentos adequados e seguindo todos os procedimentos, não se deve voltar a superfície muito rapidamente.

Recomendações

  • – Quem tem familiares que já sofreram de tromboembolismo deve avisar o seu médico sobre os seus fatores de risco.
  • – Tente manter o seu peso ideal para o seu tipo físico e idade, pois a obesidade é um fator de risco de embolia pulmonar.
  • – Quem fuma deve deixar o cigarro, pois é um grande fator de risco.
  • – Quando realizar viagens longas de avião é importante ficar em pé um pouco e caminhar pelo avião. Nos casos de viagens de carro ou de ônibus aproveite as paradas para descer e poder caminhar um pouco.
  • – Tente incluir em sua rotina exercícios para estimular a musculatura das pernas assim como a circulação sanguínea. Quando precisar permanecer sentado ou imóvel por muito tempo faça exercícios.
  • – Numa situação em que você precisar permanecer muito tempo deitado ou sentado assim que estiver liberado levante-se e caminhe um pouco.

 http://www.youtube.com/watch?v=lexsHJZ8Ifo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *