Como Evitar A Periostite

Antes de fazer qualquer atividade física é necessário passar pelo aquecimento, uma maneira de evitar problemas durante a prática do esporte. Não é correto sair do corpo “frio” e começar a fazer um exercício sem antes ter aquecido. Todo atleta, seja ele profissional ou não, sabe da importância do aquecimento e não só isso, do alongamento no final das atividades físicas. Além disso, é muito importante manter uma boa alimentação para ter músculos e ossos saudáveis e evitar “acidentes” durante a prática de exercícios.

Um dos problemas que pode afetar pessoas que praticam atividades físicas é a inflamação e quando ela aparece pode causar muito rigidez na musculatura, o que por si só já impediria de praticar atividades físicas e dores fortes. Entre, as inflamações que podem acometer um atleta profissional ou não está a periostite.

http://www.youtube.com/watch?v=95bPoKjlKIs

Veja O Que É Periostite: Definição

Estávamos falando de inflamações que podem causar dores e problemas no corpo de quem pratica atividades físicas, e a periostite é uma das doenças que pode gerar esses males. Ela afeta exatamente o osso do antebraço e todos os tecidos que estão em torno dele. Na linguagem popular é muito comum ser chamada de “dores nas canelas”. Outro nome usado para definir a doença periostite é síndrome do estresse tibial medial. Esse é um termo técnico porque o osso em questão, o da canela tem o nome de tíbia, outra parte do corpo atingida pela doença.

Quando uma pessoa está com a periostite ela sente dores muito forte nas canelas e não é preciso nenhum movimento brusco para senti-las, basta um leve toque e pronto, isso porque o ponto está inflamado e fica mais sensível.

Periostite

Periostite

O Que Causa A Periostite

Todos nós sabemos que qualquer doença é consequência de um fator e não poderia ser diferente para periostite. Na maioria dos casos, uma pessoa pode ter esse tipo de inflamação quando fez exercício por um longo período e depois pegou uma breve pausa e retornou de novo. É como se depois do estresse, o descanso fosse interrompido sem ser concluído. Esses são dados de uma academia dos Estados Unidos de Cirurgiões Ortopédicos. Porém, outro fator pode fazer com que uma pessoa tenha periostite, a repetição de uma atividade física, que pode ser correr ou até mesmo dançar.

A repetição de uma atividade física pode acabar gerando a inflamação em volta dos ossos. E normalmente, algumas pessoas são mais propensas a “criar” o problema. São aquelas que pés planos ou arcos do pé muito duros. Em ambos os casos as canelas acabam sofrendo forte pressão e isso ocasiona o problema.

A Periostite Também Pode Ser Combatida Com Uma Boa Dieta

Para ajudar a combater a periostite você pode recorrer a uma ajuda extra, a da boa alimentação. Alguns sais minerais e determinadas vitaminas auxiliam no controle desse tipo de inflamação.

Os médicos aconselham a incluir na dieta diária, frutas com vitamina E, antioxidantes vegetais, ômega-3, selênio e os ácidos gordos. Seria uma dieta mais ou menos assim: com pães integrais, arroz, massa, salmão, cereais. Comer durante o dia algumas nozes e sementes e comer iogurte com gérmen de trigo. Todos esses alimentos vão contribuir para evitar esse tipo de inflamação ou fazer com que ela regrida mais rapidamente.

Saiba Mais

Saiba Mais

Além de ter uma dieta saudável, como você acabou de ver dicas do que comer para se livrar da inflamação chamada periostite, também vale incrementar com suplementos. Eles servirão não só para controlar a doença, mas em primeiro lugar para evitar que ela aconteça, como forma de prevenção. Os médicos aconselham o ômega-3, a vitamina E e os ácidos gordos, todos ele em versão suplemento alimentar. É uma dica para quem não gosta de determinados alimentos ou realmente não consegue seguir uma alimentação saudável. Outra alternativa é tomar um multi vitamínico. Esse suplemento deve ser tomado diariamente e ele dará minerais e vitaminas que o corpo precisa para ficar saudável.

Além disso, também é recomendado glucosamina e condroitina, ambos não só ajudam controlar a inflamação como aliviam a dor provocada por ela, que pode acreditar é bem forte.  Claro, que nenhum tipo de suplemento pode ser tomado sem o conhecimento e a orientação de um médico.

A Recuperação de Quem Está Sofrendo Com Periostite

A palavra de ordem para quem acabou desenvolvendo a doença periostite é descansar para se recuperar. Não é aconselhável no primeiro momento de melhora voltar a fazer atividade física, de jeito nenhum. O certo é esperar que o corpo se cure em 100% para só depois retomar o esporte. A ordem é de descansar para se recuperar de verdade, dando um bom intervalo para recomeçar os exercícios.

Na prática significa que durante várias semanas você não poderá fazer o exercício físico responsável pelo desenvolvimento do problema. Neste período, a caminha deve ser suave e lenta e os únicos exercícios permitidos e prescritos são o aquecimento e o alongamento. Na recuperação da doença também é usado o que é chamado de terapia fria que ajuda principalmente a diminuir a dor provocada pela inflamação.

Dicas Para Evitar Doenças Relacionadas Com Atividades Físicas

  • O aquecimento e o alongamento são essenciais para evitar problemas de qualquer espécie no seu corpo na hora da prática de atividades físicas.
  • Nunca faça mais exercícios físicos do que o seu corpo aguenta. Não importa qual o esporte que você pratica, “escute” quando o seu corpo diz que não aguenta mais e pare para descansar.
  • Respeite o intervalo de descanso em qualquer atividade física que for fazer.
  • No caso de exercícios de musculação, nunca pegue mais peso do que realmente você consegue pegar. O resultado só pode ser obtido quando a quantidade de quilos não é nem mais e nem menos do que o seu corpo aguenta.
  • Não coma muito antes de praticar atividades físicas e nem faça exercícios sem ter se alimentado corretamente antes de iniciar. O ideal é comer com uma hora de antecedência.
  • Não tente resolver nenhum tipo de problema sozinha, usando pomadas ou cremes por sua conta. Procure um médico porque só ele pode saber exatamente o que deverá ser feito para você melhorar.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • GOSTEI MUITO GOSTARIA DE ASSUNTO RELACIONADO A DOENÇAS DO ESPORTE E ALIMENTAÇÃO

    GILSON ROCHA 3 de Abril de 2014 8:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *