Como Se Proteger das Bactérias e das Doenças

Desde de que acordamos até o momento que vamos nos deitar novamente, estamos expostos aos mais diversos vírus e bactérias. Eles podem ser encontrados em todos os lugares possíveis, sendo que aqui ou ali podem estar em maior quantidade.

Saiba que há bactérias em todos os lugares por onde você passa diariamente, como no dinheiro que recebe e que faz pagamentos, no corrimão da escada, na maçaneta da porta e ainda no elevador que toma a todo o momento. Por essa razão é necessário que se tenha atenção redobrada com a higiene tanto pessoal quanto local, pois as bactérias e vírus são vetores muitas graves doenças.

Como Se Proteger das Bactérias

Os lugares que possuem uma maior circulação de pessoas, especialmente os transportes públicos, escolas, hospitais, entre outros, são os grandes disseminadores de doenças causadas por vírus e bactérias. De acordo com especialistas, os corredores de ônibus são classificados como os ambientes públicos que mais contém enfermidades, como por exemplo, a gripe A, meningite, pneumonia, conjuntivites; sem esquecer de mencionar outras doenças causadas pela proliferação de bactérias, como as viroses com diarreia, e ainda muitas outras enfermidades, que em casos mais sérios podem ser fatais.

Profissionais da saúde ainda admitem que muitas doenças que afetam o sistema respiratório, também podem vir a ser transmitidas nesses lugares com maior frequência.

Atitudes Que Auxiliam

Atitudes Que Auxiliam

Nós, enquanto seres humanos, já carregamos em nosso organismo milhares de bactérias, que estão relacionados em nosso dia a dia e também o da população em geral. Mas, saber ao certo quais delas faz mal ou bem é difícil, pois a quantidade é enorme.

As bactérias que vivem no corpo humano são chamadas de microbiotas e atuam na estimulação do sistema imunológico, agindo na proteção do organismo contra diversas infecções causadas por outras bactérias ruins.               Nos ambientes comuns ou coletivos, a complicação é causada pela falta de higiene dos usuários, aumentando assim a transmissão das doenças.

Como Acontece A Infectação

Os especialistas explicam que a pessoa se torna infectada pela bactéria ao tocarem o ambiente infectado, como barra, banco ou corrimão de escada, e logo depois levarem a mão à boca ou ao nariz. Dessa forma acontece a instalação da doença no organismo.

Por exemplo, uma pessoa que está portando no momento uma conjuntivite, coça o olho e logo leva a mão ao banco o ônibus, agindo assim, já infectou o lugar. Com isso, a próxima pessoa que se aproximar e tocar o mesmo local, estará infectada.

Há diversos estudos que comprovam que uma bactéria pode sobreviver em um determinado local por no máximo 48 horas e não pensem que o lugar tem de ser especial, pois estão presentes em roupas, superfícies de móveis e ainda em embalagens plásticas. Então, é necessário ficar atento ao risco de transmissão em todos os lugares, especialmente os públicos.

A primeira coisa a se fazer assim que se passa por uma área de contaminação coletiva é buscar uma pia para lavar as mãos e, se não tiver acesso a ela logo, pegue uma lenço umedecido com álcool e passe nas mãos. Pense que isso não é neurose é uma maneira de se prevenir de diversas doenças que ameaçam sua saúde.

Livre - Se

Livre – Se

Se não tiver acesso fácil ao álcool em gel, procure ao máximo evitar colocar as mãos nos olhos ou na boca e até mesmo tocar objetos pessoais. Se o fizer a bactéria de suas mãos passará para ele, com isso também será um vetor de doenças.

Além do transporte coletivo, há ainda outro lugar que tem um índice grandioso de bactérias e vírus: o banheiro público. Como os outros lugares os banheiros públicos são frequentados com uma imensa quantidade de pessoas e cada uma mantém uma condição de higiene diferente, e isso complica tudo.

Por isso, se tiver de usar esses lugares, procure não se sentar no assento e, caso o faça, forre-o com papel higiênico, para que não tenha contato local. Outro ponto importante é procurar lavar bem as mãos antes e depois de fazer uso do lugar.

Os banheiros públicos podem carregar diversos tipos de bactérias e transmitirem muitas doenças, e, entre as mais comuns estão às doenças de pele como as micoses, infecções urinárias e ainda muitas outras relacionadas à falta de higiene dos frequentadores e ainda a má conservação e limpeza do local.

As Doenças E As Bactérias

Muitas bactérias podem ser as causadoras de infecções das vias aéreas respiratórias, especialmente a pneumonia, faringite, sinusites e até alguns tipos de bronquites. Por isso, aumente sua higiene pessoal, lavando as mãos sempre que puder ou fazendo uso de lencinhos umedecidos com álcool em gel e se estiver gripado, não use lenços de pano, opte pelos de papel, que não fazem com que você entre em contato com o vírus a todo o momento.

Xô Bactérias

As bactérias estão no ar, provocando doenças e contaminando tudo e todos. O importante é que com cuidados básicos feitos durante o dia a dia é possível evitar o aumento bactérias e germes.

Saiba Como Se Prevenir da Proliferação das Bactérias:

Cuidado com a escova de dentes: depois de dois meses de uso, nossa escova de dente não pode mais ser usada, por isso, deve ser jogada fora. Além disso, é preciso mantê-la separada do vaso sanitário e ainda deixá-la em um local que seja bastante arejado, pois o ambiente úmido do banheiro é propício para o desenvolvimento de bactéria e germes na escova.

Banheira: ela contém muitos fungos e ainda resíduos fecais, por isso, deve ser sempre muito bem desinfetada com a água sanitária ou, se não tiver a mão, use uma mistura com cloro e água. O melhor é logo depois de lavá-la já secá-la com um pano, removendo toda a água.

Saleiro: O que muita gente não sabe é que nele também há muita bactéria, especialmente o vírus da gripe, por isso, assim como os moedores de pimenta, deve ser lavado em separado da louça comum, seco e guardado em lugar que não haja umidade.

Teclado do computador: Remova do seu dia a dia o mau hábito de se alimentar na frente do computador. O alimento que cai no teclado é excelente para que ocorra a proliferação de bactérias. Então, mantenha o acessório sempre limpo, passando um jato de ar comprimido e também um pano com álcool.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *