Dermatose: Causas, Sintomas e Tratamento

Dermatose – Síntese

Dermatose é um tipo de designação geral que se dá a diversas doenças que acometem a pele de nosso corpo, e podem surgir em qualquer uma das partes, incluindo as extremidades. As mais comuns delas são:

  • Psoríase
  • Eczema
  • Micose
  • Sarna
  • Acne

Causas: Geralmente, essas doenças são causadas por contato com algum elemento, forma de alimentação inadequada, deficiências hepáticas e renais, mau funcionamento do sistema digestivo, além de germes.

Sintomas: Cada um dos tipos de doenças citados se apresenta de uma forma no corpo, por isso, não apresentam os mesmos sintomas, que podem ser caracterizados pelo aparecimento de coceiras, pequenas inflamações, descamação da pele, pequenas bolhas, vermelhidão e ainda muitos outros.

Alimentação: Segundo alguns especialistas, a alimentação é fator preponderante para a proliferação dessas dermatoses, em razão disso, o correto é que logo que apareçam alguns desses sintomas, deva ser suspensa a ingestão de alimentos gordurosos, embutidos, ovos, condimentos picantes. Esse procedimento deve ser seguido até que a razão da doença seja verdadeiramente diagnosticada.

Especificações

As dermatoses são conhecidas como alterações de pele e também de mucosas e podem ser desencadeadas ou agravadas por agentes externos que fazem parte de nosso dia a dia como poeira, produtos de limpeza, entre outros. Uma das causas da proliferação das dermatoses está diretamente relacionada ao clima brasileiro, ou seja, quente e úmido, sendo ideal para os germes e bactérias.

Todas as pessoas que sofrem com excesso de transpiração estão, consequentemente, mais propensas a sofrem de dermatites conhecidas popularmente como brotoejas. Mas além da transpiração em excesso, o sol e o calor também contribuem para o surgimento de diversas dermatoses, especialmente aquelas chamadas de infectocontagiosas, como o impetigo, a foliculite, a furunculose e a erisipela.

Saiba Mais

Saiba Mais

O calor também contribui para o surgimento de outras doenças de pele, espalhadas por várias partes do corpo:

  • Couro cabeludo: Tinea Capitis
  • Virilhas: Tinea Cruris
  • Pés: Tinea Pedis
  • Corpo: Tinea Corporis, Pitiríase Versicolor (Pano Branco), aparece frequentemente no rosto, pescoço, tórax e ainda nos membros superiores.

Tipos de Doenças de Pele Mais Comuns             

Brotoejas – Miliária: Em crianças e bebês, a exposição exagerada ao sol ou até a permanência por longos períodos em ambientes quentes cria condições para que as brotoejas se manifestem e ainda outras infecções micóticas e bacterianas. Para esse tipo de dermatose, as regiões preferidas são embaixo do pescoço e o tronco. Por isso, a melhor prevenção nesses casos é não deixar as crianças por tempo prolongado em lugares quentes, como também preferir vesti-las com roupas frescas e claras no verão e ainda secar bem todo o corpo, para que umidade não favoreça a ação de bactérias.

Dermatite de contato: Comumente, são reações alérgicas sérias e passageiras decorrentes do contato com agentes químicos ou físicos, os quais a pessoa tem irritabilidade. Ocorrem facilmente com o contato com metais presentes em bijuterias e relógios. Por isso, quando esse tipo de reação for percebida o uso desses componentes deve ser descartado, já que poderá acarretar algo mais severo e mesmo que a doença se estabilize ou desapareça é sempre prudente consultar um médico nesses casos.

Pano Branco – Pitiríase Versicolor: Essa doença chamada de Pano Branco é muito comum e pode ser observada diretamente nas pessoas, sendo considerada uma infecção de pele causada por um fungo. Ela, como o próprio nome diz, provoca manchas brancas e até acastanhadas de diferentes formas e tamanho, tanto no rosto, quanto no corpo das pessoas. Elas ganham maior destaque depois da exposição solar e só são combatidas após o uso de pomadas certas. A prevenção maior para não se infectar com essa doença é ter uma boa higiene corporal e evitar o uso comum de roupas e objetos pessoais com outras pessoas.

Tínea Pedis – Micose dos pés e das mãos: A região localizada entre os dedos dos pés é alvo constante de umidade, especialmente pelo uso de sapatos fechados e meias, por isso, ambiente propício para o aparecimento de micoses, as populares frieiras. A melhor maneira de evitar esse mal é fazendo a higiene correta dos pés e também dos vãos dos dedos, usando sabonete, água e depois secando todos eles com bastante cuidado.

Outra forma de prevenção é sempre colocar o calçado ao sol, para que não aumente a umidade, além disso, deve ser trocado diariamente as meias, devendo ser usadas sempre as de algodão, que deixam os pés respirar melhor. Já nas mãos os grandes vilões são os produtos de limpeza, principalmente os detergentes, que estão em contato direto com as mesmas, por isso, caso tenha algum problema, opte por fazer uso constante de luvas enquanto faz a limpeza da casa, é a melhor forma de prevenção.

Virilha – Tinea Cruris: Essa área do corpo humano é extremamente sensível, especialmente nas regiões perianal e perigenital, por estar sempre embaixo das roupas está frequentemente suscetível ao aparecimento de fungos e bactérias. Essa dermatose é mais comum nos homens, por serem os maiores frequentadores de banheiros públicos como os de campos de futebol e piscinas. As lesões dessa dermatose apresentam cor avermelhada e provocam intensa coceira. Para prevenir o ideal é que se tenha bastante cuidado quando for fazer uso desses banheiros coletivos e utilize com maior frequência roupas ventiladas e largas.

Onimicoses – Micoses de Unha: São infecções frequentes que ocorrem nas unhas dos pés e das mãos, podendo ser causadas por fungos ou por bactérias. Podem ocorrer a partir do contato com material infectado presente no chão, na terra ou ainda em utensílios utilizados por manicures e pedícures, como os alicates de cutículas e ainda outros, quando não é feita a desinfecção necessária.

Tratamento

Em todos os tipos de dermatites aqui relacionados, o mais prudente é procurar ajuda médica e não ficar a mercê de remédios caseiros, que além de não curarem os problemas ainda podem piorar os sintomas causando infecções maiores e muito mais sérias.

Então, a partir do surgimento dos primeiros sintomas, observe se estão aumentando, quais os problemas que têm aparecido depois dele e desde logo marque uma consulta médica, pois somente este profissional poderá indicar o tratamento correto para seu tipo de dermatose.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Dermatose tem cura qual medico que de ser procurado no Rio de Janeiro, Capital para que eu possa encaminhar uma amiga que vem apresentando problemas na pele mais não tem melhora. Fico no aguardo e obrigado.

    Roberto

    Nome ROBERTO 6 de agosto de 2013 19:32
  • Boa tarde!
    eu gostaria saber o tratamento para Dermatite de contato, ou Dermatose quando fica muito infeccionado
    minha amiga tem um problema do pé que tem mais de 15 anos que ela tem este problema fica boa mais fica uma mancha no pé dela e coça muito, daí sempre volta e fica inflamado… ela falou que fica com mal cheiro!

    Rose 26 de Março de 2014 16:42
  • Há 3 meses atrás, eu estava com esse tipo de escamação em uma das mãos, mas não tão forte como acima, além de outros sintomas na pele. Fui ao médico e ele me receitou apenas hidratação. Posso considerar como dermatose acromiante solar? Quando ele pode ser considerada como curada?

    Andy 23 de Abril de 2015 22:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *