Dificuldades das Mulheres com Parceiros Sem Preservativos

Estatísticas de Mulheres Soropositivas

De acordo com dados estatísticos, a maioria das mulherers portadoras do vírus da Aids, não possuem uma renda própria, além de terem uma baixa escolaridade, o que as fazem ficar sempre numa posição submissa aos compamheiros, em vários momentos de sua vida, inclusive na hora de manter relações sexuais, onde deve pedir para que o parceiro utilize o preservativo.

Opiniões de Especialistas

Os profissionais médicos, que atendem as mulheres grávidas com o vírus HIV, relatam que o fato delas não informarem aos parceiros sobre o fato de serem soropositivas, torna o tratamento de prevenção,para que a doença não seja transmitida ao feto durante o periodo gestacional, muito difícil, pois elas devem frequentar os médicos constantemente, e ingerir a medicação correta, para que o bebê não fique doente também.

De acordo com dados estatísticos baseados em boletins médicos, existe no Brasil cerca de um porcento de transmissão de mãe para filho, isso equivale a um por cento de crianças que já nascem contaminadas pela Aids, equivalente a quase cinco mil nascimentos por ano.

Culpa do Homem e da Mulher

Os estudiosos do assunto avaliam que embora tanto o homem, quanto a mulher tenham dificuldades em falar sobre a enfermidades,as pessoas do sexo feminino, são as que revelam mais rapidamente aos companheiros que estão contaminadas, pelas pressões sofridas por guardar um segredo tão importante para sua vida e a do parceiro.

Falar

Se ela não falar abertamente com o o marido, sobre o diagnóstico da doença, terá de disfarçar a ingestão dos remédios para combater o vírus,além de não poder dividir as angústias que a doença pode provocar, e principalmente, tentar esconder as sequelas que o vírus do HIV pode deixar em seu organismo. Já no caso dos homens, seu silêncio pode ser um dos fatores, do aumento de casos entre as mulheres com mais de cinquenta anos, de acordo com o último dado nacional sobre Aids.

Os Portadores do Vírus HIV e a Culpa

Cerca de sessenta por cento dos profissionais da área de saúde, que atendem pacientes soropositivos, culpam esses portadores do vírus da Aids, que sabem que estão contaminados, e mesmo assim não revelam a situação para os companheiros, correndo o risco de contaminá-los também, revelou uma pesquisa feita em uma Faculdade de Saúde Pública.

Porém, alguns especialistas ressaltam que, existem pessoas que mesmo não revelando seu diagnóstico para o parceiro, não transmitem o vírus de forma consciente, e uma prova disso, segundo allguns médicos, é que mesmso depois que o outro parceiro sabe sobre o vírus, o casal continua não usando preservativo, na maioria dos casos.

Falta de Conhecimento

Para os especialistas que, defendem que os soros positivos que não revelam a doença aos parceiros, não o fazem de forma intencional, revelam que o problema de uma maneira geral, é a falta de conhecimento pessoas, que ainda não sabem muito sobre a forma de transmissão do vírus, ainda nos dias atuais.

Transmissão

Segundo os mestres em medicina, mesmo os alunos da universidade, ainda fazem perguntas antigas, demonstrando um grande desconhecimento da doença. Diante dessa situação, é difícil culpar e diferenciar alguém que não fala por ignorância sobre o assunto, daquele que não fala para contaminar o parceiro por vingança.

Enfrentar Preconceitos

Os especialistas advertem que, os coquetéis potentes para combater o vírus da Aids, que conseguiram melhorar muito a expectativa de vida dos doentes, não serviu para amenizar o preconceito, ainda enfrentado pelos portadores até hoje.

Os pacientes com Aids, conseguem viver mais tempo atualmente, mas ainda não conseguiram muito espaço nas instituições para discutirem sobre namoro, profissão e sexo, já que o tratamento é focado exclusivamente nos medicamentos antiretrovirais, faltando um espaço, onde possam falar sobre assuntos relevantes para suas vidas e para seus tratamentos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *