Doenças Auto Imunes

Doenças auto-imunes

São um tipo de desregulamento no sistema imunológico caracterizado pela diminuição da tolerância aos componentes do próprio organismo, não conseguindo distinguir  antigénicos das próprios tecidos ou células de elementos agressores. Atinge cerca de 3 a 5% da população do planeta, tem sua origem muito complexa, pode ser uma interação entre diversos fatores ambientais e intrínsecos do organismo, como por exemplo predisposição  genética, alteração hormonal e uma possível redução no controle imuno-regulatório.

Doenças Auto Imunes

As mais comuns

Aqui estarão listados as doenças mais comuns:

Artrite reumatóide: o alvo é os tecidos que revestem as articulações do corpo, normalmente mãos, punhos, tornozelos e pés. Atinge normalmente mulheres entre 30 e 50 anos, mas também atingem homens e mulheres. Não é possível prevenir mas o diagnóstico precoce e tratamento adequado é fundamental, pois senão pode inabilitar o doente para trabalhar. Os principais sintomas são dores nas juntas, sensação de rígidas e inchaço pela manha.

Tipo

Esclerose múltipla: o alvo é o sistema neurológico, causado lesões graves e progressivas. Ao longo do tempo a pessoa perde parte da coordenação motora, visão e percepção sensorial. Os sintomas são cansaço, fraqueza as pernas e perda de memória frequentes.

Diabetes mellitus: mais conhecida por diabete do tipo 1 ou juvenil, pois normalmente é diagnosticada na infancia, causa destruiçao auto-imune  nas celulas do pancreas que secretam insulina no corpo. Os sintomas normalmente são sede excessiva, desejo a todo momento de urinar, cansaço e ganho de peso.

Lúpus eritematoso: São erupções na cor avermelhada que aparecem normalmente na face. Pode atingir vários orgãos, incluindo rins, sistema nervoso central e coração. Os sintomas normais são dor nas juntas, anemia, sensação de cansaço, depressão e rachaduras na pele pós exposição do sol.

Vitiligo: provoca problema na produção da melanina da pele do corpo ( pigmento da que cor a pele). Tem como fatores desencadiante ou agravante o estresse físico e emocianal e ansiedade.  O resultado sao diversas manhas esbranquiçadas sobre a pele, que pode aumentar com os anos. Um dos grandes exemplos foi o cantor americano Michael Jackson.

Doença de Graves: doença que ataca a tireóide, os anticorpos causam o hipertireoidismo, que deixa o paciente mais ansioso, e causa perda de peso e grande dificuldade de concentração.

Tireoidite de Hashimoto: também ataca a tireoide, mas ao contrario da doença de Graves, causa o hipotireoidismo.

Síndrome de Sjögren: o sistema imunológico acaba atacando e causando alterações nas glândulas salivares e lacrimais e mucosas do pulmão, nariz e vagina. Assim, da-se a sensação de secura, redução da saliva, inflamação pulmonar e cansaço. Normalmente é associada a outra doença auto imune artrite reumatóide

Existem outras diversas doenças auto-imunes como Miastenia gravis, Psoríase, Sarcoidose dentre outros.

Tratamento

Tratamento

O melhor tratamento para as doenças continua sendo o diagnóstico precoce. Sendo que se diagonosticado nos três ou seis primeiros meses e tratada corretamente, a probabilidade que a doença nao evolua é muito grande.

2 comentários

  1. TENHO SARCOIDOSE E TOMO CORTICOIDE E GOSTARIA DE SABER SE TEM CONTRA INDICACAO AO USO DE AUTOHEMOTERAPIA

  2. tenho alopesia total, tem com controlar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>