Doenças Auto Imunes

 As doenças que fazem parte do grupo conhecido como autoimunes tem como principal característica a desregulação do sistema imunológico. As defesas do organismo identificam em células e tecidos sadios potenciais invasores e passam a ataca-los de maneira que o indivíduo passa a apresentar baixa resistência aos componentes do seu próprio corpo.

Doenças Auto Imunes

Doenças Auto Imunes

Os médicos ainda não sabem explicar exatamente o que desencadeia as doenças autoimunes, contudo, observaram crescimento de cerca de 20% dos casos nas últimas 4 décadas. O desenvolvimento dessas doenças pode estar ligado a fatores como o ambiente e alterações do próprio organismo. A combinação de fatores ambientais e alterações sejam hormonais ou genéticas oferece mais possibilidades do surgimento de doenças autoimunes.

Doenças Autoimunes Mais Comuns

Artrite Reumatoide

O alvo são os tecidos que revestem as articulações do corpo normalmente mãos, punhos, tornozelos e pés. Atinge normalmente mulheres entre 30 e 50 anos, mas pode se manifestar em homens também. Não é possível prevenir, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem evitar a debilitação extrema. Os principais sintomas são dores nas juntas, sensação de rígidas e inchaço pela manhã.

Doenças Autoimunes Mais Comuns - DNA

Doenças Autoimunes Mais Comuns – DNA

Esclerose Múltipla

O alvo é o sistema neurológico, causando lesões graves e progressivas. Ao longo do tempo a pessoa perde parte da coordenação motora, visão e percepção sensorial. Os sintomas são cansaço, fraqueza nas pernas e perda de memória frequentes.

Diabetes mellitus

Conhecida por diabete do tipo 1 ou juvenil, pois normalmente é diagnosticada na infância, causa destruição autoimune  nas células do pâncreas que secretam insulina no corpo. Os sintomas normalmente são sede excessiva, desejo a todo momento de urinar, cansaço e ganho de peso.

Lúpus Eritematoso

São erupções na cor avermelhada que aparecem normalmente na face. Pode atingir vários órgãos, incluindo rins, sistema nervoso central e coração. Os sintomas normais são dor nas juntas, anemia, sensação de cansaço, depressão e rachaduras na pele pós-exposição do sol.

Vitiligo

Provoca problema na produção da melanina (pigmento da que cor a pele). Tem como fatores desencadeantes ou agravantes o estresse físico e emocional e ansiedade.  O resultado são diversas manchas esbranquiçadas sobre a pele, que podem aumentar com o passar do tempo. Michael Jackson sofria de Vitiligo num grau intenso.

Doença de Graves

Doença que ataca a tireoide, os anticorpos que causam o hipertireoidismo, deixando o paciente mais ansioso, além de causar perda de peso e grande dificuldade de concentração.

Tireoidite de Hashimoto

Também ataca a tireoide, mas ao contrário da doença de Graves, causa o hipotireoidismo.

Síndrome de Sjögren

O sistema imunológico acaba atacando e causando alterações nas glândulas salivares e lacrimais e mucosas do pulmão, nariz e vagina. Assim, dá-se a sensação de secura, redução da saliva, inflamação pulmonar e cansaço. Normalmente é associada à outra doença autoimune artrite reumatoide

Lupus (LES)

Trata-se de uma doença de caráter inflamatório que se caracteriza por promover o ataque do sistema imunológico aos tecidos do corpo. A doença pode se manifestar na pele, pulmões, rins, coração, pulmões entre outros órgãos. Embora essa doença não tenha cura possui tratamentos que mantém seus principais sintomas sob controle. Dentre os sintomas estão anemia, secura na boca, dores no peito, erupções cutâneas entre outros.

Psoríase

A Psoríase se manifesta através da forma de manchas vermelhas no corpo que começam a descamar em algum momento. Essas manchas podem se espalhar pelo couro cabeludo, joelhos, mãos, pés e cotovelos.

Doença Celíaca

Quem sofre de doença celíaca apresenta intolerância ao consumo de glúten que é uma substância encontrada em alimentos como trigo, centeio, cevada e derivados como pães.

Anemia Hemolítica

Tipo de anemia que se manifesta por meio de baixa concentração de glóbulos vermelhos no sangue, o indivíduo tem menos glóbulos do que necessita.

Principais Sintomas de Doenças Autoimunes

Normalmente as doenças autoimunes se caracterizam por um inchaço num local específico do corpo. De maneira geral essas doenças costumam apresentar dores no local atingido, vermelhidão como uma espécie de alergia, inchaço e calor na região afetada. Observe que cada tipo de doença que listamos acima tem seus próprios sintomas que devem ser levados em consideração no momento do diagnóstico.

Diagnóstico de Doenças Autoimunes

Os médicos costumam realizar uma série de perguntas para entender o que está acontecendo com o paciente. Contudo, é fundamental realizar também exame físico assim como exames de sangue em que serão observados especialmente os anticorpos.

Diagnóstico de Doenças Autoimunes

Diagnóstico de Doenças Autoimunes

Tratamentos de Doenças Autoimunes

Cada doença autoimune tem um tipo de tratamento mais indicado haja vista que atacam tecidos e órgãos diferentes. O primeiro passo em quase todos os tratamentos é conter a inflamação do local que está sendo mais afetado. Dentre os procedimentos possíveis estão a prescrição de medicamentos imunossupressores ou corticoides que ajudarão o sistema imunológico a trabalhar melhor.

Os tratamentos são desenvolvidos com o objetivo de fazer com que o órgão afetado volte a funcionar como deveria controlando assim a ação nociva do sistema imunológico. O organismo tem sua capacidade de conter invasores normalizada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • TENHO SARCOIDOSE E TOMO CORTICOIDE E GOSTARIA DE SABER SE TEM CONTRA INDICACAO AO USO DE AUTOHEMOTERAPIA

    ROSEDITE 18 de fevereiro de 2011 13:38
  • tenho alopesia total, tem com controlar?

    luiza 18 de março de 2012 17:18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *