Doenças e Descrição do Aparelho Geniturinário

O Sistema Geniturinário Humano

Esse sistema é de grande importância para o ser humano, pois é responsável por grande parte do funcionamento de nosso organismo. É formado por órgãos uropoéticos, que são responsáveis por fazer a urina e guardá-la temporariamente até que seja eliminada para fora do corpo. Na urina podemos encontrar diversas substâncias, entre elas há: potássio, reia, ácido úrico, sódio, bicarbonato, entre outros.

Os órgãos que compõem o aparelho urinário, que fazem parte do geniturinário podem ser separados em dois: órgãos secretores, que são os produtores da urina e os órgãos excretores, os responsáveis por processar a eliminação da urina. Esse sistema ainda compreende os rins (produtores de urina), os ductos ou ureteres (levam a urina até a bexiga), e a uretra (por onde é eliminada a urina).

As demais estruturas que fazem parte do sistema urinário têm a função de um encanamento compondo as vias presentes no trato urinário e não mudam ao longo do caminho.

Sistema Reprodutor Feminino: Além do sistema urinário, ainda fazem parte do Geniturinário o Sistema Reprodutor, que na mulher tem o formato de uma pera, compondo os órgãos genitais internos de que fazem parte a tuba uterina, o ovário, a vagina e o útero, assim como os órgãos genitais externos que são compostos pelos lábios menor e maior, o vestíbulo da vagina, o monte púbico, o clitóris, as glândulas vestibulares maiores e o bulbo do vestíbulo.

Sistema Reprodutor Masculino: Nos homens os órgãos genitais são outros e são compostos pelos testículos, os ductos deferentes, os epidídimos (que ficam no escroto), os ductos ejaculatórios, as vesículas seminais, as glândulas bulbouretrais, a próstata, e o pênis. Os órgãos citados são encontrados em pares, com exceção do escroto, da próstata, e do pênis.

O Sistema Urinário Humano É Formado Pelos Seguintes Órgãos:

  • Bexiga urinária
  • Uretra
  • Rins
  • Esfíncteres
  • Ureteres

Principais Funções do Sistema Urinário

  • Armazenar, produzir e levar para fora a urina;
  • Fazer a regulação da composição química do sangue, e ainda de seu volume;
  • Eliminar todo o excesso de líquido e resíduos existentes no organismo, fazendo isso através da urina;
  • Garantir que se mantenha um equilíbrio aceitável dos minerais no organismo;
  • Ajudar na regulagem na produção das células vermelhas do sangue, as hemácias;

Principais Doenças Existentes Nos Sistemas Citados:

  • Glomerulonefrite, infecção existente nos glomérulos do rim.
  • Insuficiência renal, interrupção ou diminuição na filtragem do rim.
  • Rim Policístico, doença de origem genética que é caracterizada pelo aparecimento de pequenos cistos nos túbulos renais.
  • Proteinúria, aumento de proteínas existentes na urina, que pode estar relacionada a um mau funcionamento dos rins.
  • Incontinência Urinária, falta de controle ou dificuldade em segurar ou eliminar a urina.

Outras Doenças ou Sintomas Presentes no Aparelho Geniturinário:

  • Incontinência
  • Dor no flanco
  • Nictúria
  • Infertilidade
  • Ardência miccional
  • Polaciúria
  • Colúria
  • Hematúria
  • Eliminação de cálculos
  • Lesões genitais

Sintomas relacionados às DSTs no homem: massas na bolsa escrotal, impotência e também diminuição da força da urina durante o jato eliminatório.

Na mulher: amenorreia, prurido vaginal, dispareunia, menorragia, corrimento, anticoncepção, metrorragia, abortamentos e gestações, menopausa e menarca.

Saiba Mais

Saiba Mais

Doenças Mais Comuns:

Pedra no rim: São formações calcificadas nas vias urinárias ou nos rins, causadas pelo acúmulo de cristais de sais na urina, especialmente fosfatos, cálcio e oxalatos.

Principais causas: volume menor de urina, Infecções urinárias, problemas relacionados com a eliminação Vitamina D e minerais em excesso.

Principais sintomas: Irritação que pode ser seguida de obstrução do canal urinário, dor intensa. Ainda pode vir associada a vômitos, palpitações e náuseas.

Tratamento: para o alívio da dor é aconselhável o uso de analgésicos e cálculos renais com tamanho menor que 5 mm são eliminados espontaneamente. Já os maiores devem ter ajuda de tratamentos específicos.

Prevenção: As pessoas que têm propensão à doença devem procurar não consumir alimentos que sejam ricos em oxalatos, a exemplo de chocolate, café, e refrigerantes sejam compostos de cola, e ainda muitos outros. 

Nefrite Aguda: É uma doença caracterizada pela Inflamação dos tecidos que compõem os rins, sendo causada por bactérias infecciosos, as mesmas responsáveis por provocar a sinusite e amigdalite.

Principais causas: As pessoas que têm predisposição para a doença, geralmente a manifestam após uma infecção de pele ou de garganta.

Principais sintomas: O principal deles é uma coloração diferenciada na urina, que se torna mais turva e escura.

Formas de tratamento: Os antibióticos são sempre recomendados nesses casos, e em outros há ainda a concomitância do uso de diuréticos para auxiliar no controle da retenção de líquidos e, desta forma, conseguir a diminuição da pressão arterial.

Nefrite crônica: É caracterizada por lesões estáveis nos rins, que vêm a atrapalhar seu bom funcionamento.
Principais causas: são decorrentes de infecções anteriores que não foram tratadas corretamente e ainda podem advir de uso abusivo de certos medicamentos.

Principais sintomas: pressão alta, sangue na urina, perda de apetite e inchaço nas pernas.

Formas de tratamento: é necessária uma dieta restrita em proteínas e sal, claro que com isso não será possível eliminar a doença, mas auxiliará a não sobrecarregar o funcionamento dos rins.

Prevenção: evite usar medicamentos sem prescrição médica, sendo também importante que se faça exames periódicos para avaliar a saúde dos rins.

Infecção urinária: toda infecção no canal da urina é considera como infecção urinária.

Principais causas: presença de fungos, bactérias, e vírus alojados dentro da uretra.

Principais sintomas: febre, ardência ou dor ao urinar, sangue na urina, sintomas acompanhados também de vontade constante de ir ao banheiro.

Formas de tratamento: é aconselhável a ingestão de maior quantidade de líquido e, em alguns casos a prescrição de antibiótico, se for causada por bactéria.

Prevenção: Fazer xixi após as relações sexuais e antes de dormir, e ainda evitar ficar por muito tempo imerso em água, pois o contato com á água pode favorecer a contaminação.

Todas as doenças acima relacionadas devem ser tratadas logo que os sintomas aparecem, pois causam grande desconforto, por isso, são facilmente detectadas com um pouco de atenção. É importante que seja feito o tratamento adequado, para que não se adoeça novamente. O cuidado com a higiene também pode vir a evitar grande parte dessas doenças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *