Doenças Endócrinas: Principais Sintomas Que Afetam Os Seres Humanos

Quais São Os Distúrbios Endócrinos?

As Doenças endócrinas estão relacionadas com as glândulas endócrinas do corpo. O sistema endócrino produz hormônios, que são sinais químicos enviados para fora, ou secretadas, através da corrente sanguínea. Os hormônios ajudam o corpo a regular alguns processos d organismo humano, tais como a respiração, o equilíbrio de fluidos, a feminilidade ou masculinidade, e o controle de peso.

Problemas Endócrinos

O sistema endócrino consiste em várias glândulas, incluindo a glândula pituitária e no hipotálamo no cérebro, nas glândulas suprarrenais nos rins, e tiroide no pescoço, bem como o pâncreas, ovários e testículos. O estômago, o fígado e os intestinos, também segregam hormônios que estão relacionados com a digestão no corpo humano.

As Doenças endócrinas mais comuns estão relacionadas ao mau funcionamento do pâncreas e hipófise, tireoide e glândulas suprarrenais.

As doenças endócrinas mais comuns são diabetes mellitus, acromegalia (excesso de produção de hormônio do crescimento), a doença de Addison (diminuição da produção de hormônios pelas glândulas suprarrenais), síndrome de Cushing (altos níveis de cortisol por longos períodos de tempo)

doença de Graves (tipo de hipertireoidismo, resultando em excesso de produção de hormônios da tireoide), tireoidite de Hashimoto (doença autoimune, resultando em hipotireoidismo e baixa produção de hormônios da tireoide), hipertireoidismo (tireoide hiperativa),

hipotireoidismo (tireoide pouco ativa) e prolactinoma (excesso de prolactina pela glândula pituitária). Estes distúrbios têm frequentemente sintomas generalizados, afetando várias partes do corpo, e podem variar em gravidade de leve a muito grave.

Os tratamentos dependem do distúrbio específico, mas muitas vezes se concentram em ajustar o equilíbrio hormonal com hormônios sintéticos.

Tratamento Para As Doenças Endócrinas

O tratamento moderno é geralmente bastante eficaz para distúrbios endócrinos, e as consequências graves de disfunção endócrina são raras. No entanto, os distúrbios endócrinos não tratados podem ter complicações generalizadas em todo o corpo do indivíduo.

Embora os distúrbios endócrinos geralmente não necessitem de hospitalização, em alguns casos, podem levar a sintomas graves. As pessoas devem procurar cuidados médicos imediatos para os sintomas graves, tais como dificuldade em respirar, dor no peito, ou dificuldade em pensar claramente (Confusão mental).

O indivíduo também deve procurar atendimento médico imediato se ele estiver sendo tratada por distúrbios endócrinos, e tenha sintomas incômodos persistentes, que podem indicar uma doença mais grave.

Sintomas das Doenças Endócrinas

Quais São Os Sintomas de Distúrbios Endócrinos?

Os sintomas de distúrbios endócrinos podem variar de leve, ou mesmo inexistentes para grave que afeta todo o corpo e bem-estar do indivíduo. Os sintomas específicos dependem da parte do sistema endócrino afetado.

Os Sintomas Mais Comuns de Diabetes

Diabetes mellitus é o distúrbio endócrino mais comum e ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, ou o organismo não consegue utilizar a insulina disponível. Os sintomas de tipo 1 e diabetes tipo 2 incluem: sede excessiva ou fome, fadiga, urinar frequentemente, náuseas e vômitos, perda ou ganho de peso sem explicação, alterações na visão.

Os Sintomas Mais Comuns da Acromegalia

A acromegalia é uma doença na qual a glândula pituitária produz em excesso o hormônio de crescimento. Isto leva a sintomas de crescimento excessivo, especialmente das mãos e dos pés.

Os sintomas da acromegalia incluem: crescimento anormal de lábios nariz ou língua, mãos ou pés anormalmente grandes ou inchados, estrutura óssea facial alterada, dores articulares, fadiga e fraqueza, dores de cabeça, crescimento excessivo do osso e da cartilagem e espessamento da pele, disfunção sexual, incluindo diminuição da libido, apeia do sono, deficiência visual.

Os Sintomas Mais Comuns da Doença de Addison

Doença de Addison é caracterizada pela diminuição da produção de cortisol, e aldosterona, devido aos danos da glândula suprarrenal. Os sintomas mais comuns da doença de Addison incluem: depressão, diarreia, fadiga, dor de cabeça, hipoglicemia (baixa de glicose no sangue), perda de apetite, pressão arterial baixa, náuseas, com ou sem vômitos, perda de peso inexplicável.

Os sintomas Mais Comuns da Síndrome de Cushing

A síndrome de Cushing surge do excesso de cortisol, produzido pelas glândulas suprarrenais. Os sintomas da síndrome de Cushing incluem: gordura entre as omoplatas, descoloração da pele, como hematomas, fadiga, sentir muita sede, afinamento e enfraquecimento dos ossos (osteoporose), vontade frequente de urinar, hiperglicemia, hipertensão, irritabilidade e alterações de humor, obesidade da parte superior do corpo.

Os Sintomas Comuns da Doença de Graves

A doença de Graves é um tipo de hipertireoidismo, resultando em excesso de produção do hormônio da tireoide. Os sintomas comuns da doença de Graves incluem:

diarreia, dificuldade para dormir, olhos dilatados, fadiga e fraqueza, bócio (aumento da glândula tireoide), intolerância ao calor, frequência cardíaca irregular, irritabilidade e alterações de humor, taquicardia, tremores, perda de peso inexplicável.

Os Sintomas Comuns da Tireoidite de Hashimoto

Tireoidite de Hashimoto, ou tireoidite autoimune, é uma condição na qual a tireoide é direcionada pelo sistema imunológico, levando ao hipotireoidismo e baixa produção de hormônios.

Muitas vezes, a tireoidite de Hashimoto é assintomática, mas os sintomas podem incluir: intolerância ao frio, prisão de ventre, perda de cabelo, fadiga bócio, dores muscular e articular, períodos menstruais irregulares, ganho de peso.

Os Sintomas Mais Comuns de Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma condição caracterizada por uma hiperatividade da glândula tireoide. Os sintomas mais comuns do hipertireoidismo são: diarreia, dificuldade para dormir, fadiga e fraqueza, bócio, intolerância ao calor, irritabilidade e alterações de humor, taquicardia, tremores, perda de peso inexplicável.

Os Sintomas Mais Comuns do Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma condição na qual a tireoide é hipoativa e produz pouco hormônio. Muitas vezes, o hipotireoidismo pode ser assintomático ou muito leve.

Os sintomas mais comuns do hipotireoidismo incluem: intolerância ao frio, prisão de ventre, diminuição da produção de suor, fadiga, bócio dores muscular e articular, períodos menstruais irregulares, diminuição da frequência, ganho de peso inexplicável.

Os Sintomas Mais Comuns de Prolactinoma

Prolactinoma surge quando uma glândula pituitária torna disfuncional o excesso de hormônio prolactina, que funciona na produção de leite. Esse excesso pode levar a sintomas como: disfunção erétil, infertilidade, perda da libido, períodos menstruais não irregulares, produção de leite inexplicável.

Graves Sintomas Que Podem Indicar Uma Condição Com Risco de Vida

Em alguns casos, os distúrbios endócrinos podem ser fatais, se a pessoa não procurar cuidados médicos imediatos. Se você ou alguém que conheça tem algum destes sintomas graves que podem indicar uma condição com risco de vida, incluindo:

confusão ou perda de consciência por um breve momento, pressão arterial perigosamente baixa (hipotensão extrema), frequência cardíaca perigosamente lenta, desidratação, depressão ou ansiedade, dificuldade em respirar, problemas oculares, incluindo secura, irritação, pressão, dor nos olhos, fadiga severa ou fraqueza, intensa e inexplicável dor de cabeça, vômitos e diarreia, distúrbios do sono deve procurar imediatamente um especialista nessa área.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *