Doenças nas Cordas Vocais

O uso da voz é tão natural que a maioria das pessoas esquece de sua importância. Através da voz pode se revelar o sexo, a idade e até o estado emocional de um indivíduo. Sem o recurso da voz mais de 70% das pessoas não poderiam trabalhar, por isso, é importante prestar atenção a sua voz, e problemas como rouquidão constante são sinais que devem ser observados, pois a rouquidão pode ser ocasionada por diversos problemas e doenças que atingem as cordas vocais. São milhares de brasileiros que procuram ajuda médica todos os anos por esse tipo de problema e o Brasil é o segundo país no mundo com maior número de casos de câncer de laringe, e para alertar a população escolheu o dia 16 de abril como o dia da voz, iniciativa que foi seguida pelo resto do mundo, tornando-se uma data internacional de alerta as doenças relacionadas a utilização errada da voz.

Rouquidão

A rouquidão frequente é o sinal mais evidente de que o indivíduo pode estar desenvolvendo problemas com suas cordas vocais. A rouquidão ou disfonia caracteriza-se pela falta de clareza ou qualquer alteração no som da voz e na maioria das vezes são problemas transitórios associados a infecções na laringe. A rouquidão é dividida ainda em 2 grupos, a rouquidão funcional e a rouquidão orgânica.

Doença

Rouquidão Funcional

A rouquidão funcional não é causada por nenhuma doença nas cordas vocais é desenvolvida simplesmente pelo uso excessivo ou incorreto da voz, sendo muito comum nos cantores e professores. Na maioria das vezes esse tipo de rouquidão pode ser revertidos apenas com o descanso vocal, e em alguns casos mais específicos o paciente pode necessitar do auxílio de um fonoaudiólogo para reaprender a usar sua voz corretamente.

Excesso

Rouquidão Orgânica

Diferentemente da rouquidão funcional, nesse caso a rouquidão pode ser sinal de diversas outras doenças, que incluem nódulos, pólipos e o câncer de laringe entre outros. Nesses casos há alterações anatômicas nas cordas vocais que são ocasionados por diversas causas como mau uso da voz, cigarro, causas genéticas e outras. Os nódulos e cistos são tumores benignos que são eliminados com cirurgia. O edema de Reinke é causado pelo cigarro que incha as cordas vocais. Os papilomas e o câncer da laringe são casos importantes que requerem um tratamento mais delicado. Existem outros problemas que causam problemas nas cordas vocais, como paralisias, lesões, no entanto são menos comuns.

Cancer

Tratamento

Os pacientes que apresentam rouquidão importante, por muito tempo ou com frequência, fadiga vocal e pigarro, devem procurar um médico otorrinolaringologista, que poderá realizar exames visualizando as cordas vocais e identificar as causas da rouquidão, determinando o tratamento necessário, que pode ir desde um simples repouso vocal, tratamento fonoterápico, cirurgia ou ainda a associação desses.

A nossa voz é muito importante e o maior meio de comunicação que temos, é preciso cuidar com atenção, e procurar o médico sempre que esses sintomas surgirem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>