Doenças Causadas por Fungos

O Reino Fungi, reino dos fungos, é o que mais desperta dúvidas no ser humano, pois embora guarde algumas semelhanças com as plantas, os fungos, possuem características bastante próprias. Nesse reino estão inclusos uma grande variedade de organismos que possuem diferentes formas e tamanhos entre si, indo desde os mais simples como as leveduras (unicelulares) até os mais complexos como os bolores e cogumelos (pluricelulares).

Dentro desse complexo reino existem fungos que representam um sério risco a saúde humana, aqueles que se alimentam de matéria em decomposição e que incluem o homem em sua base alimentar. Os fungos por não ter capacidade de produzir seus próprios alimentos são parasitas e quando infectam o homem podem lhe causar dois tipos de distúrbios de saúde: superficial e sistêmico. Conheça as principais doenças causadas por fungos.

Lista das Principais Doenças Causadas por Fungos

As infecções que tem origem fúngica podem ser facilmente transmissíveis por meio do contato direto entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia ou mesmo pelo uso coletivo de roupas e outros aparatos.

Doença: Onicomicose (Micose)

Fungos causadores: leveduras, dermatófitos ou dermatófitos.

Conhecida popularmente como Micose, a Onicomicose, é uma infecção causada pela ação de fungos que apresenta grande resistência no organismo. Uma das principais dificuldades é que boa parte das pessoas que tem esse problema não faz ideia de sua existência. Para quem pensa que a principal preocupação é o incômodo da coceira causada pela Onicomicose saiba que é uma infecção patogênica que pode levar a óbito. Ao menor sinal procure um médico!

Doença: Pneumocistose

Fungos causadores: Pneumocystis jirovecii

Trata-se de uma doença causada por um fungo oportunista que pode acarretar em tosse seca em pessoas que tem o organismo saudável. Em pessoas com o sistema imunológico comprometido, como pacientes de AIDS, podem desenvolver quadro mais grave com diarreia, febre, dores, sensação de falta de ar além de perda severa de peso.

Doença: Mucormicose

Fungos causadores: Mucorales.

Durante muito tempo a doença Mucormicose foi chamada de Zigomicose e tem como principais agentes causadores os fungos da ordem Mucorales. Dentre as complicações que a ação desses fungos pode gerar no organismo humano estão infecções gastrointestinais e pulmonares além de erupções cutâneas. Nos quadros mais graves pode ter ação rinocerebral que é quando chega ao cérebro através dos seios nasais.

Trata-se de um tipo de fungo muito comum que está presente até mesmo no mofo formado no pão. A forma mais comum de infecção se dá através da inalação dos esporos dos mesmos no ar. Geralmente as infecções têm início nos seios nasais e pulmões podendo se espalhar. Quem tem o organismo saudável geralmente não apresenta evolução de doenças causadas por esses fungos.

Doença: Histoplasmose

Fungos causadores: Histoplasma capsulatum

Os fungos que causam essa doença podem ser encontrados em locais que tem excrementos de pássaros e morcegos no solo como cavernas, por exemplo. Nem todo mundo que entra em contato com esses fungos desenvolve a doença. Nos casos de quem desenvolve problemas de saúde provenientes desses fungos os sintomas mais comuns são tosse seca, perda de apetite, dores musculares e no peito assim como complicações respiratórias.

As situações mais graves são aquelas em que as doenças respiratórias se tornam doenças crônicas podendo até mesmo causar danos nos pulmões ou então em que os fungos invadem a corrente sanguínea tendo acesso a outros órgãos.

Doença: Coccidioidomicose

Fungos causadores: Coccidioides

Uma doença que se mostra assintomática em mais de 60% dos casos, algo que dificulta bastante o seu controle e cuidado. As pessoas que apresentam sintomas costumam ter dores musculares, dores de cabeça, febre, erupções na pele e tosse. Acredita-se que a infecção ocorre através da inalação dos poros.

Apesar de ser uma doença com tratamento considerado relativamente fácil pode se tornar persistentes acarretando em complicações como infecção pulmonar. Os fungos podem também atacar diferentes partes do organismo, configurando assim uma ação sistêmica.

Doença: Candidíase

Fungos causadores: Leveduras da família Candida

Os fungos pertencentes a família Candida estão presentes naturalmente no organismo humano e só representam um problema de saúde quando se reproduzem demasiadamente fazendo com que sua população saia do controle. O problema mais grave se dá quando as leveduras invadem a corrente sanguínea conseguindo se espalhar pelo corpo. Essa doença além de incômoda pode ser fatal em pessoas que tem algum comprometimento no seu sistema imunológico.

Doença: Aspergilose e sinusite fúngica

Fungos causadores: Aspergillus.

O fungo aspergillus, causador da Aspergilose, é um tipo bastante comum que está depositado no solo e também em diferentes tipos de vegetação atuando na decomposição de alimentos. Pode ser facilmente encontrado no ar também em que mantém os seus esporos flutuando podendo ser inalados com facilidade.

De forma geral os esporos do Aspergilose não representam grande risco a saúde, o problema se dá em pessoas que tem o seu organismo comprometido como pacientes com HIV ou que passarem por transplantes. O resultado é o surgimento de uma sinusite de origem fúngica que pode gerar dores de cabeça e dores nos seios nasais. O principal risco é quando o fungo consegue migrar para a corrente sanguínea.

Doença: Rinossinusite

Fungos causadores: Aspergillus.

Outra doença causada pelo fungo aspergillus, nesse caso os sintomas mais comuns são o congestionamento do nariz, a perda relativa do olfato bem como sinusites frequentes. O tratamento desse tipo de infecção pode ser bastante complicado e no caso de não se mostrar efetivo pode abrir a necessidade de uma cirurgia endoscópica ou uma cirurgia aberta.

Doença: Peniciliose

Fungos causadores: Penicillium Marneffei.

Uma doença muito perigosa, pois o fungo oportunista Penicillium Marneffei se espalha pelo organismo como um todo. Os alvos mais comuns desses fungos são pacientes com AIDS ou pessoas que viajam para a China ou sudeste do continente asiático. Os especialistas ainda não chegaram a um consenso, mas acredita-se que a contaminação se dá através da inalação dos seus esporos deixados no ambiente.

Os pacientes podem começar apresentando como sintoma febre baixa que evolui para a perda de peso e surgimentos de erupções cutâneas. A doença avança afetando diferentes órgãos vitais para a sobrevivência do organismo.

Doença: Meningite Fúngica

Fungos causadores: Cryptococcus

Embora essa doença seja facilmente relacionada a pessoas com AIDS também representa um sério risco para indivíduos saudáveis. Os fungos agem no organismo causando um tipo de inflamação nas membranas responsáveis pela cobertura do cérebro assim como pela medula espinhal.

Os fungos cryptococcus são encontrados em todo o planeta e sua transmissão acontece por meio da aspiração das células fúngicas presentes no ar. Os sintomas dessa doença podem ser variados, mas os mais recorrentes são confusão, forte sonolência e dores de cabeça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito dificil

    ana 4 de outubro de 2011 18:22
  • QUE DEUS TENHA PIEDADE DESSAS PESSOAS!!!!!
    AXO KI ESSAS PESSOAS DEVEM SOFRER MTO COM ISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    thassya pereira 23 de outubro de 2011 17:32
  • oi meu nome e carla telho 12 anos a minha professora mado eu faze uma pesquisa sodre os fungos

    carla 30 de Maio de 2012 12:43
  • coidadas dessas pessoas q Deus tenha misericodia q pena

    sarah cardoso 16 de Fevereiro de 2013 18:44
  • Estou estudando isso

    Lívia Letícia Costa da Silva 27 de Abril de 2014 18:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *