Doenças que Afetam os Motoristas nas Metrópoles

Orientações de Especialistas

Doenças que Afetam os Motoristas nas Metrópoles

Doenças que Afetam os Motoristas nas Metrópoles

Profissionais especializados, orientam que os motoristas de grandes centros urbanos, estão bem mais propensos a desenvolverem determinados tipos de doenças, do que as pessoas que não dirigem. Esse fator é devido ao grande número de congestionamentos, que ocorrem nas grandes cidades brasileiras principalmente no Rio de Janairo, São Paulo, Recife, Curitiba e Porto Alegre. Alguns desses problemas de saúde são os seguintes:

Problemas Circulatórios

Os profissionais especializados no tema, informam que durante um congestionamento, onde a pessoa fica muito tempo parada numa mesma posição, pode ocorrer complicações na saúde das pernas e pés, e no aparelho circulatório do indivíduo. A falta de movimentos por um longo período, faz com que o sangue tenha dificuldade em circular no organismo, daí o aparecimento das varizes. Porém em casos mais graves, pode surgir como efeito colateral, o aparecimento de uma grave doença chamada embolia.

Rotina dos Motoristas de Táxi

Taxistas

Taxistas

De acordo com o presidente do Sindicato dos taxistas de Porto alegre, o problema circulatório nos motoristas, acomete tantos motoristas na cidade, que a instituição fez uma parceria com cirurgiões vasculares, para que haja uma maior conscientização do problema. Exercícios físicos são aconselháveis, para evitar o sedentarismo de sair do banco do carro, e ir sentar no sofá de casa, sendo a atividade mais indicada a caminhada. Outra sugestão é ingerir bastante líquido, para reduzir os efeitos dos problemas circulatórios.

Dor de Cabeça e Estresse

Quando a pessoa enfrenta um trânsito engarrafado, a dor de cabeça e o estresse que a situação provoca,deixa o motorista, em uma situação desconfortável. Esse problema é devido a ansiedade gerada, pela preocupação de não chegar atrasado ao compromisso, ou pelo barulho e poluição que causam enxaqueca e as fortes dores de cabeça, de acordo com neurologistas, que informam que esses fatores não originam a dor, mas podem potencializá-la, se a pessoa apresentar susceptibilidade a ela.

Outro problema gerado é o estresse, que os especialistas recomendam que as pessoas tenham controle sobre ele, e indicam a técnica da meditação para aliviar os sintomas. Respirar corretamente,inspirando e expirando, também ajuda a melhorar esse quadro.

Problemas Respiratórios pela Poluição

Problemas

Problemas

A poluição decorrente dos escapamentos dos veículos, é cada vez maior nos centros urbanos. De acordo com o laboratório de Poluição da USP, através de medições com um aparelho especializado, registrou uma poluição no interior do carro de cerca de trinta por cento a mais do que nas avenidas. Outra informação dada pelos especialistas é que ligar o ar condicionado com os vidros fechados, pode trazer problemas, já que os gases em excesso causam danos ao aparelho respiratório, também prejudicado pelo ar mais frio.

Os poluentes associados à umidade baixa das cidades, é que provoca inflamação das mucosas respiratórias, e as pessoas que são portadoras de doenças crônicas, tendem a apresentar crises. A solução por enquanto apresentada, seria somente optar por outros meios de locomoção, pois excesso de veículos e a poluição prejudica a saúde das pessoas, provocando um ciclo de enfermidades, que podem desencadear até um quadro depressivo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *