Estresse, Conheça este Inimigo

A forma como o homem estabelece a sua vida em sociedade propicia o surgimento de novas enfermidades e no caso do século em que vivemos a doença que mais tem vitimado pessoas é o estresse. Sensação de medo e de que não há tempo suficiente para fazer tudo o que é necessário assim como dores de cabeça intensas, tonturas, insônia entre outros sintomas acompanham a vida de muitas pessoas.

Estresse por Excesso de Trabalho

Estresse por Excesso de Trabalho

Embora o estresse seja um problema mais comum em adultos também pode se manifestar em crianças que estejam sob pressão em casa ou na escola. Muitas pessoas não sabem, mas o estresse é uma doença que apresenta sintomas na esfera emocional e física. Uma pessoa estressada encontra-se numa situação tal de tensão que não consegue mais ter controle sobre a sua própria vida.

Quais São os Sintomas do Estresse?

Como já explicamos o estresse pode se manifestar através de sintomas físicos e emocionais. Para que seja mais fácil compreender todos esses sintomas os dividimos nessas duas categorias.

Estresse Causado por Trânsito

Estresse Causado por Trânsito

Sintomas Físicos do Estresse

  • Imunidade baixa – O paciente passa a ficar doente com mais facilidade.
  • Tensão muscular – Dores musculares são bem comuns devido a tensão que se instala no corpo.
  • Insônia – Como a mente está acelerada pelo estresse é normal ter dificuldades para dormir.
  • Alergias – Algumas somatizam problemas emocionais na forma de erupções cutâneas e coceira.
  • Queda de cabelo acentuada – Perder fios com muita frequência é sempre sinal que tem algo errado com o seu organismo.
  • Dores de cabeça – O estresse pode desencadear quadros de enxaqueca.

Sintomas Emocionais do Estresse

  • Irritabilidade – O estresse contribui para que a pessoa passe a ter menos paciência. Tem alguns casos que essa irritabilidade se manifesta também por meio de tonturas.
  • Dificuldade de tomar decisões – A pessoa se sente sempre pressionada quando precisa tomar alguma decisão ficando sem uma resposta em muitos casos.
  • Ansiedade – O indivíduo pode ter dificuldade de realizar as suas tarefas pela manifestação da ansiedade. Estar sempre pensando na atividade futura tira o foco do momento atual.
  • Mais erros – Mesmo em atividades corriqueiras o indivíduo começa a cometer mais erros, em parte isso se deve a dificuldade de manter o foco.
  • Desorganização – Pessoas estressadas acabam não fazendo planejamentos das suas atividades e por isso acabam sendo desorganizadas.
  • Desespero – Quando se tem a sensação de que não se tem mais controle sobre a própria vida é natural sentir certo desespero.

Sinal Vermelho

Se você percebeu que está apresentando alguns dos sintomas listados acima deve começar a pensar em qual é a fonte do seu estresse. Elimine a origem do problema e tente organizar melhor a sua vida. No entanto, se isso não surtir efeito ou você achar que não consegue fazer esse processo sozinho é bom consultar um médico.

Causas do Estresse

Ficando claro que estresse é uma doença e não apenas um momento em que nos sentimos muito ocupados é bom saber quais são as suas principais causas. De maneira geral existem dois grupos de agentes estressores que são: internos e externos.

Agentes Estressores Internos

Tem ligação com características inerentes a personalidade do indivíduo como o desejo de realizar muitas atividades ao mesmo tempo, excesso de perfeccionismo, insegurança entre outros.

Agentes Estressores Externos

Basicamente são mudanças, até mesmo mudanças boas como conseguir um trabalho melhor ou o nascimento de um filho podem desencadear o estresse. Isso porque essas mudanças exigem adaptação e uma nova configuração da vida. Tem ainda os agentes externos menores como o trânsito ou uma fila demorada todos os dias na hora do almoço.

Tipos de Estresse

O estresse pode ser considerado crônico ou agudo. O crônico é aquele que atinge a maioria das pessoas por longos períodos, fazendo parte do cotidiano de forma mais branda. O estresse agudo é intenso e de menor duração. Acontece geralmente depois de uma situação traumática e passageira, como por quem perde o emprego ou o falecimento de alguém próximo.

A partir daí surgem os estresses do trabalho, os estresses decorrentes de doenças graves domo câncer e coração, estresses da infância, e o estresse do envelhecimento que são os que mais acometem as pessoas do nosso mundo contemporâneo, desencadeando uma série de doenças que podem se tornar bastante graves. Assim, aos primeiros sinais de estresse é importante procurar o médico, evitando que o quadro se complique.

Dicas Para o Controle do Estresse

O principal sintoma do estresse é a ansiedade, conseguindo ter controle sobre ela é mais fácil conseguir colocar a sua vida nos eixos. Além de eliminar a fonte do estresse você pode passar a tomar chás calmantes naturais como os de camomila, valeriana e tília. Encontrar atividades que ajudem você a se acalmar também ajuda, por exemplo, pode ser meditar ou ler.

Como Evitar o Estresse

Todo mundo tem uma dose de estresse em seu dia a dia e infelizmente tem situações que não temos como evitar. A diferença entre uma pessoa estressada e uma pessoa que passa por situações de estresse está na forma como cada uma lida com a pressão e a irritabilidade geradas pelo momento. Para conseguir ter uma vida mais equilibrada e tranquila você deve focar em:

  • Aprender a conviver com os agentes estressores que não podem ser eliminado. O trânsito sempre estará parado se você mantiver o mesmo caminho. Ou você troca o carro por uma bicicleta ou aprende a usar o tempo parado para fazer coisas úteis como ler um livro, por exemplo.
  • Tornar-se resistente as causas do seu estresse, quando você não pode eliminar um agente estressor precisa conseguir se manter forte o bastante para que ele mexa com o seu emocional.
  • Ter uma atitude positiva diante dos estressores, se as causas do seu estresse não podem ser eliminadas é necessário que você estabeleça uma estratégia para vencê-los. Ter uma maneira de fazer com que esses agentes não afetem mais a sua vida é ter uma atitude positiva diante deles.

Dicas Importantes Para uma Vida Sem Estresse

  • Durma bem e a quantidade de horas necessária para o seu organismo;
  • Fique atento a sua saúde, pois enfermidades físicas afetam também o emocional;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Evite bebidas alcóolicas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *