Fibromialgia, Quando dói Tudo

Quase todos nó conhecemos alguém que se queixe sistematicamente que “dós tudo” e de dores por todo o corpo, muitas dessas pessoas tem uma doença chamada fibromialgia, e nem sabem disso. Existem muitos estudos e pesquisas buscando descobrir as causas da fibromialgia e sua cura, e espera-se que num futuro não muito distante seja possível, no entanto a fibromialgia foi diagnosticada como uma síndrome há cerca de duas décadas, tempo relativamente pequeno para a ciência.

O que é a Fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença que ainda está sendo estudada pelos cientistas e médicos. Trata-se de uma síndrome, pois o paciente tem dores generalizadas e crônicas pelos músculos do corpo inteiro, associado a fadiga, alterações de sono e humor resultantes da própria dor. A incidência da fibromialgia é muito maior nas mulheres do que nos homens, no índice de 8 mulheres para 1 homem com a síndrome, uma estatística que também ainda não foi explicada.

Sintomas e Fatores que Podem Desencadear a Doença

Os pacientes com diagnóstico de fibromialgia apresentam além das dores musculares generalizadas pontos sensíveis no corpo, doloridas ao toque, especialmente nas pernas, quadril, braços, costas, ombros e pescoço. Também apresentam dificuldades de dormir, rigidez matutina, cefaléia, cólicas menstruais intensas, falta de sensibilidade e formigamento nas extremidades, pés e mãos além de problemas de memória e raciocino. Outros sintomas podem ser associados e estão sendo estudados. As causas da fibromialgia ainda não foram detectadas, mas os pesquisadores já podem afirmar que a doença se manifesta especialmente depois de eventos traumáticos, em pacientes com diagnóstico de LER – Lesão de esforço repetitivos, Lupus, artrite espinal e artrite reumatóide. As mulheres pertencentes a famílias onde algum membro apresenta fibromialgia tem uma probabilidade maior a manifestar a doença.

Tratamento Convencional

A fibromialgia é de difícil tratamento, portanto é fundamental escolher um médico que tenha alguma experiência com a doença e seu tratamento, normalmente os médicos com especialidade em reumatologia são indicados para diagnosticar e tratar a doença, que pode requerer também a atuação de um fisioterapeuta e outros profissionais de saúde conforme a indicação. O tratamento convencional da fibromialgia é feito com medicamentos especialmente antidepressivos, no entanto sua ação é eficaz em menos de 50% dos pacientes.

Acupuntura

Várias pesquisas tem apontado a acupuntura como uma técnica alternativa eficiente em boa parte dos casos de fibromialgia, aliviando sensivelmente as dores crônicas, o sono e o humor de mais de 60% daqueles que se submetem ao tratamento com as agulhas regularmente.

Enquanto os pesquisadores não descobrem as causas e a cura para os portadores da síndrome de fibriomalgia, os medicamentos, fisioterapia e acupuntura são os melhores aliados para que essas pessoas possam ter um pouco de qualidade de vida.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *