Gastrite em Pessoas Idosas

Hoje em dia diversas são as doenças que tem se desenvolvido no organismo humano. Muitas delas são devido a algumas exposições que estão ocorrendo atualmente, como o acesso a uma alimentação cheia de produtos químicos, carboidratos, sal e gorduras que acabam danificando nosso organismo e causando doenças como diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral, câncer, dentre outras. A exposição crescente ao estresse devido a correria diária também é outro agravante para diversas doenças, como a gastrite. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o que vem a ser a gastrite, quais os fatores que levam a ocasionar uma gastrite, dando um enfoque maior para essa doença no idoso.

A gastrite ocorre devido uma inflamação na mucosa do estômago. Devido essa inflamação ocorre uma modificação dos componentes locais podendo ocasionar lesões na parede do estômago. Existem diversas causas para ocorrer uma gastrite, dentre elas está o estresse, ingerir de forma inadequada e desenfreada medicamentos que perturbam a mucosa gástrica, e a exposição a algumas bactérias como o Helicobacter pylori, sendo essa última a principal causa dessa doenças em diversos indivíduos.

As pessoas que possuem a doença irão sentir desconforto gástrico, podendo relatar dor na boca do estômago, náusea, má digestão, regurgitação, saciedade precoce e eructação em demasia. Alguns sintomas são mais preocupantes e o médico deve ser procurado com urgência, esses sinais e sintomas são: perda de peso sem intensão de forma rápida, anemia e sangramento gástrico que é visto em vômitos ou nas fezes.

Ao procurar um médico os sintomas devem ser relatados detalhadamente e se houver mais de dois sinais que geram alerta ou se a pessoa tiver mais de 50 anos de idade deve ser realizado uma endoscopia digestiva alta e se o resultado da endoscopia aparecer a inflamação da mucosa gástrica esse individuo deve ser encaminhado para realizar o tratamento com um médico gastroenterologista.

O tratamento e a forma de abordar a doença gastrite com pessoas acima de 60 anos é parecida com a abordagem que se realiza com os demais indivíduos uma diferença é que pessoas idosas geralmente apresentam diversas outras doenças que tem sido comum na atualidade e que se relacionam com o envelhecimento e por isso acabam tomando medicações que são de uso crônico. Portanto no momento de medicar pessoas idosas deve verificar a interação medicamentosa que pode ocorrer nesses indivíduos e o tratamento nesses casos deve ser respeitando a individualidade de cada idoso.

Geralmente as medicações usadas são antiinflamatórios não hormonais, antagonistas do cáçcio, nitratos, bifosfonados, corticoides, que ajudam a aliviar os sintomas que a gastrite causa. Além de medicamentos o médico aconselha em relação ao estilo de vida que o individuo deve ter, aconselhando para alimentações balanceadas, evitando álcool, café, chocolates e pimentas, evitar o uso de cigarros e se o individuo for acima do peso esse deve ser aconselhado a realizar perda de peso.

O tratamento será direcionado após a investigação da causa de gastrite, pois nos casos em que houver infecção por bactéria os medicamentos apenas de alívio de sintomas não irão resolver, devendo ser administrado antibióticos para curar a causa da doença.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *