O Que é a Miopia?

A miopia é um distúrbio visual que tem como principal problema a incorreta focalização de uma imagem antes que ela chegue à retina. Uma pessoa que tem miopia consegue enxergar objetos que estão perto com nitidez, contudo os objetos que estão mais distantes são vistos embaçados porque estão desfocados. Um sinônimo de miopia é visão curta pela dificuldade de enxergar objetos que estão mais distantes.

Numa visão normal o ponto focal dos raios luminosos deve convergir para uma área que fique próxima aos receptores de luminosidade que ficam localizados na retina. Uma pessoa míope tem esse ponto focal formado antes. O problema pode ser resultante de várias causas como um elevado poder dióptrico do cristalino, uma excessiva curvatura da córnea e assim um poder dióptrico positivo elevado, um grande alongamento do globo ocular e a combinação de todos esses fatores.

Entendendo as Causas

A primeira coisa que se deve entender é a maneira pela qual nós enxergamos, a visão somente é possível porque a parte da frente do olho é encurvada e assim reflete a luz e assim prepara a superfície posterior do olho que se chama retina. Dessa forma a miopia acontece quando o comprimento físico do olho é maior do que o comprimento óptico.

Com isso é mais difícil que os olhos foquem a luz de forma direta na retina. Quando os raios de luz não estão devidamente focados na retina as imagens que se formam ficam borradas. O distúrbio de visão da miopia afeta homens e mulheres por igual. Pessoas que tem um histórico familiar de miopia apresentam mais possibilidades de desenvolver esse problema. Em geral a miopia não acarreta em problemas mais graves de visão, contudo, num pequeno número de pessoas é possível que aconteça uma degeneração da retina.

Os Exames

Um exame bem esclarecedor para detectar a miopia é aquela das tabelas de letras, quem tem esse distúrbio de visão consegue ler com facilidade a tabela de Jaeger (para leitura de perto), porém, tem muitas dificuldades com a tabela de Snellen (para leitura distante).

Também é possível que o médico oftalmologista peça um exame geral do olho que pode incluir a medição da pressão ocular (tonometria), exame da retina, exame da lâmpada de fenda das estruturas frontais dos olhos, testes de músculos que se movem nos olhos, acuidade visual com as tabelas Jaeger (de perto) e Snellen (de longe) entre outros.

Sintomas de Miopia

Basicamente quem é míope consegue enxergar muito bem de perto, porém, se os objetos ficam mais distantes acabam ficando borrados. Geralmente, quem tem esse problema e ainda não o corrigiu tem o hábito de apertar os olhos para tentar fazer com que os objetos que estão mais longes pareçam mais claros.

Na maioria dos casos a miopia é percebida na infância ou adolescência. Observe com atenção especial crianças que tem dificuldade de enxergar o quadro-negro, mas leem com muita facilidade. Durante os anos de crescimento a miopia vai piorando bastante e conforme o tempo passa pode ser necessário trocar os óculos ou as lentes de contato. O problema costuma parar de crescer quando a pessoa para de crescer ou então quando ela chega na faixa dos 20 anos.

Outros Sintomas da Miopia

A miopia pode ainda ter outros sintomas como dores de cabeça (contudo, isso costuma ser bem incomum), fadiga ocular entre outros.

Sinais da Miopia

Fique atento a possíveis sinais de miopia nos seus filhos e se perceber algo errado com a visão deles procure um oftalmologista. Observe crianças que tem dificuldades para ler o quadro-negro na escola ou mesmo cartazes numa parede mais distante. Fique atento ainda a maneira como a criança segura o livro para ler, o míope tende a colocar o livro muito próximo dos olhos. Além disso, o míope também senta muito perto da televisão.

Cuidado

Fique atento ainda a possíveis sinais de uma laceração ou descolamento de retina, esses sinais incluem luzes piscando, perda repentina de uma parte do campo de visão e pontos flutuantes.

Tratamento de Miopia

Em geral o tratamento para miopia consiste em usar lentes de contato ou óculos que façam a alteração do foco de imagem da luz diretamente para a retina o que produz uma imagem mais nítida. Existe uma cirurgia que pode corrigir o problema e se chama LASIK. Basicamente um laser é utilizado para remodelar (deixar achatada) a córnea de forma que altera o foco.

Convivendo com a Miopia

O mais importante em casos de miopia é fazer o diagnóstico cedo já que uma criança que não enxerga bem terá muitas dificuldades na escola e também para socializar com os seus colegas.

Complicações da Miopia

As complicações mais comuns se dão devido ao uso de lentes de contato por um período prolongado, elas podem causar úlceras e infecções na córnea. Também é possível que apareçam complicações decorrentes da cirurgia de correção da visão, apesar de não ser comum isso acontecer essas complicações podem ser bastante graves.  Também é possível que pessoas que tem miopia desenvolvam deslocamento de retina ou mesmo degeneração de retina.

Prevenção

Infelizmente, não existe nenhuma forma de prevenir a miopia e ao contrário do que a crença popular diz ler e assistir TV não acarretam nesse distúrbio. Houve um período em que colírios dilatadores eram utilizados para fazer tratamento de miopia com o objetivo de reduzir a velocidade do desenvolvimento do distúrbio em crianças, contudo, isso jamais foi comprovado como eficaz.

Usar óculos ou lentes de contato não faz com que o desenvolvimento da miopia pare o que eles fazem é simplesmente enfocar a luz de forma correta para que a pessoa possa enxergar com nitidez os objetos que estão mais longe. Mesmo as lentes de contato rígidas não conseguem parar o desenvolvimento da miopia, podem quando muito mascarar o problema.

Métodos Não Convencionais de Tratar a Miopia

Na China foi criado um método não convencional de tratar a miopia que consiste em fazer exercícios oculares que tem como base os pontos de acupuntura chinesa. As crianças praticam esses exercícios a cada duas horas. O objetivo dos exercícios é deixar a visão com menos fadiga além de melhorar a oxigenação e circulação do sangue nos olhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *