O Que É DST

Esse tipo de doença é transmitido através do contato sexual entre duas pessoas, e na maior parte dos casos, causa verdadeiras epidemias. Algumas delas podem ser curadas de forma simples, enquanto outras podem ter consequências graves como a esterilidade, o câncer e até mesmo a morte.

O Que Significa DST

DST

DST

A sigla, que significa “doença sexualmente transmissível”, demarca a forma mais comum de contato com a doença, embora não seja o único. O uso de objetos contaminados (como toalhas e roupas íntimas), o parto normal e a amamentação também podem transmitir algumas dessas doenças.

Engana-se, também, quem imagina que estas doenças passem apenas através da penetração do pênis no ânus ou vagina – elas também são transmitidas através do sexo oral. Seus efeitos podem se limitar a afetar as áreas diretamente contaminadas como também podem se espalhar por outras áreas, especialmente em pessoas imunodeprimidas.

DSTs Causadas Por Bactérias:

 

Clamídia

É uma das espécies mais comuns de DST. É causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, que vive naturalmente no corpo humano. A infecção se caracteriza pela multiplicação exagerada desta bactéria, que causa coceira, vermelhidão e corrimentos incolores. Se não tratada, pode gerar complicações graves, incluindo o aborto espontâneo e a infecção generalizada do sistema reprodutivo.

Gonorreia

Causada pela bactéria Neisseria Gonorraheae, a gonorreia é assintomática em grande parte das mulheres portadoras da doença. Nos 50% das mulheres, os sintomas incluem o corrimento, a dores no ventre e dores durante a penetração. Nos homens, causa inflamação da uretra e ardência ao urinar. Pode ser tratada através de antibióticos. Se não tratada, pode causar pústulas, artrite séptica, endocardite e até meningite.

Granuloma Ingual

Esta doença se caracteriza pelo aparecimento de caroços na região genital. As lesões são insensíveis, e podem se espalhar pelas regiões próximas, incluindo órgãos internos. O tratamento é feito com antibióticos e/ou aplicação local de medicação, nos casos mais graves é preciso fazer intervenção cirúrgica. Pode causar tumores, deformações genitais e elefantíase.

Cancro Mole

O cancro mole também é identificado através de lesões na área genital. Diferente do que acontece nos casos de granuloma, estes são sensíveis e têm a base mole (de onde vem o nome da doença). Em casos mais graves, pode se espalhar por outras áreas. O tratamento é feito apenas com antibióticos, e não apresenta maiores complicações quando devidamente curada.

Sífilis

Uma das mais perigosas doenças sexuais, a sífilis passa por diferentes estágios de evolução. Na primeira fase, aparece um único caroço, duro e indolor, na região afetada. Caso não tratado, este tende a desaparecer, mas o indivíduo continua infectado. A segunda etapa se manifesta de diferentes formas, embora geralmente inclua coceira nas mãos e pés e inchado dos nódulos linfáticos. No terceiro estágio, que pode ocorrer até 15 anos após a infecção inicial, aparecem pequenos tumores moles em diversas partes do corpo, especialmente na pele. Após as pústulas, a doença passa a atacar os sistemas neurológico e cardiovascular, podendo levar a paralisia, demência e a morte.

DSTs Causadas por Protozoários, Fungos e Parasitas

 

Candidíase

É uma das causas mais frequentes de infecção vaginal, e causada pelo fungo Candida Albicans e outros da mesma família. Causa corrimento vaginal branco e de cheiro adocicado, e pode também gerar inchaço, ardor e coceira em toda a região. Aparece em pessoas imunodeprimidas ou utilizando certos antibióticos, e até mesmo o stress pode causar a doença. A transmissão por via sexual está entre as causas mais raras da candidíase.

Tricomoníase

Causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis, esta infecção é quase sempre assintomática nos homens. Raros casos causam dor ao urinar ou secreção. As mulheres infectadas podem sofrer com corrimentos verde-amarelados, dores durante a relação sexual e inflamação da região. Pode gerar complicações como a infertilidade e aumenta a chance de desenvolver câncer de cervix se não tratada.

Sarna e Piolho da Pubis

São causadas por parasitas, que alojam-se em regiões aonde há pelos e/ou dobras. O piolho da púbis (também chamado de Chato), deve ser tratado da mesma forma que a pediculose comum, eliminando as lêndeas e piolhos, além da aplicação de remédios diretamente no local. A sarna é tratada através de remédios orais. É essencial que toda a roupa de cama e banho seja trocada e higienizada de acordo com as recomendações médicas.

DSTs Causadas Por Vírus

 

Hepatite B

Este tipo de hepatite pode ser causado através do contato sexual entre duas pessoas. Seus sintomas incluem náusea, febre, dores no corpo e icterícia.

Hepatite B

Hepatite B

Herpes Genital

É caracterizada pelo aparecimento de feridas na área genital, semelhantes as presentes na herpes bucal. Não tem cura, embora possa ser tratada e manter-se assintomática, o individuo continua sendo portador da doença.

Molusculo Contagioso

O único sintoma da doença é o aparecimento de verrugas que podem espalhar-se por diversas áreas da pele que entrem em contato com a infecção original. Não há cura, e o único tratamento é a retirada através do uso de ácido ou bisturi.

AIDS (HIV)

A AIDS é a mais conhecida e mais temida das doenças sexualmente transmissíveis. Ela faz com que o sistema imunológico do indivíduo vá se degenerando, deixando o portador fragilizado e propenso a adquirir outras doenças e câncer. Não há cura, e embora o tratamento com coquetel de drogas venha se provando eficaz, eventualmente leva o indivíduo a adoecer e morrer.

AIDS

AIDS

HPV

Existem diversos vírus que causam o HPV, em diferentes partes do corpo, incluindo dentro do canal vaginal. Quase todos causam verrugas, embora algumas espécies sejam microscópicas. É a maior causa de câncer de colo de útero no mundo. Não há cura para o HPV, mas as lesões podem ser tratadas com o uso do bisturi elétrico ou através de medicamentos ácidos aplicados na verruga. As espécies de HPV que causam feridas externas na área externa da vulva, períneo e saco escrotal podem ser contraídas a despeito do uso correto da camisinha masculina, sendo a camisinha feminina a mais indicada para evitá-lo.

Prevenção

A única forma de prevenir o aparecimento das DSTs é utilizando camisinha em todas as relações, independente do parceiro. A camisinha masculina é capaz de impedir a maior parte destas doenças; e a camisinha feminina é capaz de evitar todas elas. É importante também visitar o médico regularmente para garantir que pequenas infecções não se tornem um problema maior.

Agora confira um vídeo sobre prevenção da DST:

Imagem de Amostra do You Tube

2 comentários

  1. Dizem que tdas as doencas tem cura, e so nao sao reveladas as vacinas, sera mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>