Os Males do Estresse

O problema de estresse crônico certamente desencadeia uma série de doenças, onde as pessoas inclusive poderão já ter uma predisposição. Por isso veja a seguir algumas dicas de quais são estes sinais e procure evitar. Viver bem e sem estresse certamente é a realidade de uma vida muito mais longa e feliz.

Passar por situações de estresse e se manter com ele poderá ser um verdadeiro problema. Tudo isto acontece principalmente quando as pessoas passam diariamente por este tipo de problema, que pode ser desde problemas em casa até mesmo trabalhar com um chefe autoritário.

Em alguns casos este tipo de problema é desencadeado quando as pessoas cuidam de um parente doente e se sentem altamente sobrecarregados de algumas responsabilidades vivendo até mesmo com muito medo de perder este ente querido.

Toda a pressão constante oferece o aparecimento de uma série de doenças, e por isso é preciso se ter um cuidado especial neste sentido, confira algumas doenças a seguir que são desenvolvidas inicialmente pelo estresse.

A Hipertensão

Quanto a situações de hipertensão, o coração normalmente acelera muito seu ritmo. Além disso a adrenalina corpórea se apresenta em grandes doses e por períodos considerados bastante longos, este tipo de adrenalina existente que vem de situações ruins vivias aumenta de forma irreversível a pressão arterial.

Hipertensão

Hipertensão

Problemas de Insônia

Este é certamente o primeiro sinal de estresse. Neste caso o cortisol, que nada mais é do que o hormônio responsável por deixar a pessoa alerta durante o dia, tem uma rápida e grande produção, e por isso em excesso ele impede desde um sono tranquilo até mesmo o sono em si. Com isto a tendência é que você fique muito cansado mas não consiga fazer seu corpo descansar e você dormir. Fazendo um grande mal a saúde.

Situações de Transtornos Mentais

O estresse em excesso pode gerar uma série de problemas e transtornos mentais, com isto podemos levar em conta situações existentes como por exemplo a depressão, a síndrome de pânico, e até mesmo em casos mais recorrentes e um pouco mais graves situações graves como a esquizofrenia. Caso o paciente possua uma boa tendência para desenvolver estes tipos de problemas ou até mesmo algum outro tipo de distúrbio psiquiátrico, o estresse crônico poderá ser o grande estopim que irá iniciar este problema que inclusive não tem cura ainda conhecida.

Problemas Gástricos

Este tipo de problema é bastante comum, e o estresse leva a situações de gastrite, úlcera, diarreias e cólicas, entre uma série de complicações de digestão. Tudo isso automaticamente gera uma má alimentação e um aumento de peso, gerando uma série de outros problemas junto disto, com fosse uma cadeia de problemas.

A Diminuição Considerável do Sistema Imunológico

Com isto a baixa imunidade muitas vezes acaba facilitando consideravelmente o aparecimento de algumas infecções como por exemplo situações de infecção urinária, bem como pneumonia em alguns casos. Para algumas pessoas que contam com tendências de doenças auto imunes como por exemplo a psoríase, que afeta a pele, este problema poderá se agravar ainda mais se você passar por problemas de estresse prolongado.

Situações Como Crises de Asma Poderão Ficar Potencializadas Devido Ao Estresse

Certamente o estado emocional, já foi inclusive comprovado que deverá interferir consideravelmente na saúde das pessoas, e poderá ainda desenvolver ou até mesmo potencializar algumas doenças. Seja isto no trabalho, nas ruas, ou até mesmo em alguns ambientes aparentemente considerados seguros como a casa, seu corpo, se você estiver estressado poderá ser pego de surpresa com um turbilhão de emoções, e você simplesmente surtar.

Existem diversas doenças que geram este tipo de problema, e estas doenças não escolhem lugar, sexo ou idade para acontecer, podendo até mesmo acontecer de forma grave afetando as funções vitais do seu corpo como por exemplo a respiração. Diversos estudos realizados já comprovaram que crises de asma por exemplo, podem acontecer devido a momentos de estresse.

Asma

Asma

Uma das doenças mais sinalizadas clinicamente como estresse é a asma, e qualquer tipo de sentimento ruim poderá atuar no organismo gerando assim uma série de crises, principalmente para quem tiver uma certa predisposição para este tipo de doença. O organismo da pessoa normalmente acaba gerando uma série de problemas como a broncoconstrição o que dificulta bastante a entrada do ar nos pulmões e gera o ataque de asma.

Uma sobrecarga profissional também poderá gerar danos ao sistema imunológico, o que poderá como resultados gerar a asma. Devido a doença ser crônica ela não tem cura, apesar disto seu tratamento permite uma diminuição e também um maior controle desta doença.

Como Auxiliar O Seu Coração Para Não Ser Atacado Pelo Estresse

Diversos especialistas citam que para pessoas que tem problemas de coração, precisam fugir de agentes de estresse para aliviar seus sintomas. E ainda alguns hábitos diferenciados poderão ser colocados juntamente a rotina evitando assim seus danos fatais. Por este motivo é muito importante que sejam realizadas atividades físicas regulares, além de um sono tranquilo e de pelo menos oito horas que poderão ajudar muito a descansar seu corpo e a mente. É sempre importante para se ter o coração saudável se manter níveis de colesterol estáveis e sem picos, além de evitar o fumo, o álcool e procurar se alimentar de forma saudável para não ficar acima do peso.

O Estresse E O Diabetes

O estresse crônico, que é o causado por algum tipo de trauma poderá se tornar um grande vilão para o organismo, e assim poderá também ser um responsável por aparecerem situações de diabetes, já que ele libera de forma constante o cortisona e adrenalina, sendo assim o organismo não processa corretamente este tipo de liberação,

O estresse também normalmente causa problemas de aumento de radicais livres, causando junto disto uma série de outras doenças, é claro que existem outros fatores como alguns casos na família, o excesso de peso, a idade e também o sedentarismo são grandes amigos do diabetes.

Por isso procure sempre ter cuidado, já que o seu organismo precisa trabalhar bem e melhor, e por isso procure sempre se alimentar de forma saudável prevenindo doenças e o estresse.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *