Peritonite

A peritonite é uma inflamação do peritônio, a membrana fina que reveste a parede abdominal e cobre os órgãos internamente. A inflamação é causada por uma infecção bacteriana ou fúngica desta membrana. Existem dois tipos principais de peritonite. A peritonite primária é causada pela disseminação de uma infecção do sangue e da linfa no peritônio. Este tipo de peritonite é raro – menos de 1% dos casos de peritonite são primários. O tipo mais comum de peritonite, chamada de peritonite secundária, é causada quando a infecção entra no peritônio pelo trato gastrointestinal ou biliar. Ambos os casos de peritonite são muito graves e podem ser fatais se não tratadas rapidamente.

Sinais e Sintomas

Peritonite

Peritonite

Os Sinais e Sintomas da Peritonite São:

* Inchaço e sensibilidade no abdômen, com dor
* Febre e calafrios
* Perda de apetite
* Sede
* Náuseas e vômitos
* Limitação da saída de urina

Causas

A peritonite primária é geralmente causada por doença hepática. O líquido se acumula no abdômen, criando um ambiente ideal para o crescimento de bactérias. A peritonite secundária é causada por outras condições que permitem que as bactérias, enzimas, ou bile entrem no peritônio. Diálise peritoneal, que usa os vasos sanguíneos no peritônio para filtrar os resíduos do sangue quando os rins não são capazes de fazê-lo..

Fatores de Risco

Fatores

Fatores

Os Seguintes Fatores Podem Aumentar o Risco de Peritonite Primária

* Doença hepática (cirrose)
* Líquido no abdômen
* Sistema imunológico enfraquecido
* Doença inflamatória pélvica

Fatores de Risco para a Peritonite Secundária Incluem

* Apendicite (inflamação do apêndice)
* As úlceras do estômago
* Pancreatite
* doença intestinal inflamatória, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa
* A diálise peritoneal
* Trauma

Diagnóstico

Infecções

Infecções

A peritonite pode ser fatal, portanto, primeiro o médico deve realizar um exame físico para determinar se é necessário cirurgia para corrigir o problema subjacente. O médico irá sentir e pressionar o abdômen para detectar qualquer inchaço, assim como sinais de que haja fluido a ser coletado na área. O médico também pode ouvir os sons do intestino e verificar se há dificuldade respiratória, pressão arterial baixa e sinais de desidratação.

Cuidado Preventivo

A melhor maneira de evitar complicações graves de peritonite é procurar um médico logo que os sintomas aparecem. Se você estiver a fazer diálise peritoneal, pode ajudar a evitar a peritonite por limpar a área ao redor do cateter com anti-séptico e lavar as mãos antes de tocar no cateter.

Tratamento

A peritonite é uma condição potencialmente fatal, e você deve obter assistência médica imediata quando os sintomas ocorrem. Você provavelmente vai precisar de ser hospitalizado para tratamento. Você pode precisar de cirurgia para remover a infecção, como um apêndice inflamado, ou suturar um furo na parede do trato gastrointestinal ou biliar. Os antibióticos são usados para controlar a infecção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>