Pseudodemência

É uma síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas depressivos acompanhados de déficit cognitivo reversível, causada em idosos. É difícil de ser distinguida dos quadros de demências incipientes, uma vez que pode acarretar prejuízos importantes. Além disso, existe a depressão sobreposta aos quadros de demência, o que dificulta ainda mais a distinção entre as duas.

Pseudodemencia

Pseudodemencia

A pseudodemência se diferencia da demência pelo humor deprimido, rápida progressão dos sintomas, o início do transtorno é bastante preciso, além de frequentes episódios psiquiátricos. O diagnóstico de depressão é clínico e laboratorial, e deve ser feito por um profissional qualificado.

Ela pode ser tratada através de fármacos antidepressivos e também por terapia cognitivo comportamental, que podem ou não ser associados. A taxa de resposta ao tratamento agudo da depressão no idoso é similar a de um adulto jovem. Assim, uma avaliação frequente do paciente permite a identificação precoce de eventuais recidivas ou recorrências.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *