Sentimento de Culpa pelo Câncer

Justificativas Para Doenças

As pessoas costumam sempre procurar faltas ou motivos, que justifiquem alguma doença que tenham. No caso de gripes ou resfriados, costumam dizer que a causa foi ter andado descalços ou dormirem de cabelo molhado, por exemplo, no entanto, em doenças mais graves como o câncer, essa busca de uma falha pessoal, pode ser um processo emocional desgastante, podendo interferir até mesmo no tratamento para a cura do tumor.

Hospital

Processo Natural

Tentar entender a causa de qualquer enfermidade, parece ser um processo natural de todo ser humano,porém no caso do tumor maligno, essa busca de uma razão para a doença, pode resultar em algumas pessoas, geralmente em indivíduos do sexo feminino, um sentimento de culpa, que é prejudicial ao tratamento a que a pessoa terá de se submeter para extirpar o câncer. Com o desenvolvimento da medicina, as medidas de tratamento da doença, também evoluíram de maneira rápida, assim como os fatores de prevenção,porém quando essa enfermidade é diagnosticada, as pessoas costumam reagir de maneira bem negativa às recomendações que seguiam anteriormente.

Doença como Punição

De acordo com especialistas, as mulheres, mais que os homens, apresentam maior sentimento de culpa ou punição, quando o tumor maligno é detectado. No câncer de mama, por exemplo, a obesidade é o fator de autopunição mais comum encontrado, pois muitas delas, acreditam que o timor foi provocado pela peso excessivo em virtude de uma alimentação desregulada. O câncer é associado a um corpo que não está saudável, porém se as pessoas seguirem esse raciocínio, todos as pessoas obesas, diabéticas ou hipertensas, terão essa doença, por isso é impossível afirmar isso. O tumor maligno começa em uma célula, mas não está relacionado necessariamente a um organismo debilitado.

Sintomas

Conceito de Culpa

O sentimento de culpa, de acordo com especialistas, tem origem na educação que a pessoa teve. Em culturas repressoras, esse sentimento surge para reforçar a idéia de que alguma coisa, não foi feita de maneira correta, segundo a moral vigente naquele grupo. Essa situação potencializa ainda mais o sentimento, prejudicando como consequência, o tratamento que será feito. Não há regras ou medidas que possam intervir no aparecimento da doença, nem fatores de prevenção que somente auxiliam, mas não são capazes de evitar a enfermidade. Mesmo pessoas mais jovens, e que praticam atividades físicas, podem apresentar o problema, sentindo grande dificuldade em aceitar a enfermidade, que não apresenta uma razão que justifique o acometimento em pessoas, consideradas saudáveis.

Sentimento de Culpa pelo Câncer

Foco Deve ser na Cura da Doença

Profissionais especializados, orientam aos paciente que o foco deve ser na cura da doença, e não sua causa, pois essa atitude é fundamental para o enfrentamento e recuperação do câncer. O sentimento de culpa é amplo, e sempre abarca várias possibilidades, como negligências pessoais e físicas. Porém existem pessoas, que costumam atribuir a causa da doença para fases de sua vida ou para outras pessoas, como exemplo, associar um câncer a perda de um ente querido, estresse na vida profissional,ou mesmo como punição a uma traição, encarando a doença como se fosse um castigo para algum excesso cometido no passado. Psicólogos ressaltam que, esse sentimento é mais comum em mulhres, já que os homens quase nunca querem encontrar uma causa para o surgimento do cancer, em geral somente ficam surpresos, uma vez que o tumor costuma aparecer subitamente.

Tratamento Prejudicado pela Culpa

Não há uma relação possível de ser estabelecida, entre causa e efeito no câncer, já que ele envolve vários fatores. Segundo osmédicos, tentar achar um motivo pode somente satisfazer a ansiedade de descobrir uma razão para tal situação, porém é uma maneira simplista de encarar o tumor. A culpa que o paciente sente, pode prejudicar muito o tratamento e até mesmo gerar um sentimento de não merecimento da cura, pois se a autopunição for muito intensa, o indivíduo tem a idéia que é o único responsável pela enfermidade, e por isso não quer ou não procura atendimento médico. Nesses momentos, a pessoa tem de fazer um acompanhamento psicológico, para garantir que seu processo de cura alcance o êxito desejado.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *