Sepse Grave

O Que é Sepse?

A sepse consiste num grave problema de saúde que pode em muitos casos colocar a vida do indivíduo em risco. Ocorre a sepse quando um agente infeccioso – como vírus, bactérias ou fungos – entram na corrente sanguínea de um indivíduo. Essa infecção atinge todo o sistema imunitário da pessoa o que faz com que haja uma reação em cadeia que pode causar uma inflamação que perde o controle no organismo.

A resposta que é dada pelo organismo a infecção faz com que ocorram mudanças na temperatura, pressão arterial e também frequência cardíaca bem como na contagem de células brancas no sangue e no sistema respiratório. A chamada Sepse Grave é forma mais severa da infecção em que ocorre a disfunção de órgãos e pode ser conhecido também como choque séptico. É essencial que o paciente que sofre de sepse passe por cuidados médicos.

Entendendo a Sepse

O problema era conhecido antigamente como septicemia ou infecção generalizada, contudo, se trata de uma inflamação generalizada realizada pelo próprio organismo com o objetivo de se proteger contra uma infecção que pode estar presente em qualquer órgão do corpo. A inflamação pode fazer com um ou mais órgãos deixem de funcionar tendo risco de óbito quando a mesma não é diagnosticada e tratada rapidamente.

A sepse é a principal causa de óbitos ocorridos nas unidades de terapia intensiva (UTI). A sepse é responsável por matar mais do que infarto do miocárdio e até mesmo que alguns tipos de câncer. A taxa de mortes causadas por sepse no Brasil é uma das mais altas do mundo, acredita-se que cerca de 400 mil novos casos são diagnosticados todos os anos e em torno de 240 mil pessoas morram todos os anos dessa doença.

Passo a Passo da Sepse Grave

Bactérias na Corrente Sanguínea

O primeiro momento da sepse se dá quando as bactérias se alojam num órgão como o pulmão, por exemplo. Os mecanismos de defesa do organismo começam a combater essas bactérias. Quando a infecção não é controlada as bactérias começam a se multiplicar e então vão migrando massivamente para outros pontos até que chegam por fim num vaso e tem acesso a circulação sanguínea.

Pode acontecer de quantidades pequenas de bactérias caírem na corrente sanguínea em situações comuns do dia a dia como a escovação dos dentes ou quando caímos e ralamos o joelho. Quando a quantidade de bactérias no sangue é pequena é fácil para o organismo inativa-las rapidamente. O sistema imunológico controla a situação sem que haja qualquer tipo de problema clínico importante.

Grandes Quantidades de Bactérias no Sangue

O problema se torna grave quando existe uma grande quantidade de bactérias na corrente sanguínea. Essas bactérias se movem em massa em direção a corrente sanguínea e quando conseguem chegar nela se espalham pelo corpo como um todo. As células de defesa então são acionadas e precisam agir em vários pontos diferentes do corpo para combater a infecção de maneira que começam um processo inflamatório por todo o corpo.

Imagine uma inflamação como aquela de dente ou na pele ocorrendo ao mesmo tempo em diversos vasos sanguíneos e órgãos. O organismo passa por um verdadeiro processo de guerra e a essa infecção que os médicos chamam de sepse. A sepse tem graus de gravidade.

Graus de Gravidade da Sepse

Os graus de gravidade da sepse se dão pelo fato de que algumas bactérias são mais virulentas do que outras. Cada organismo possui uma capacidade maior ou menos de reagir em relação aos agentes invasores de forma que causam mais ou menos inflamação.

Em geral os pacientes saudáveis que são infectados por bactérias menos agressivas conseguem ter um controle maior das suas infecções de forma que não chegam a evoluir o quadro para sepse grave. Contudo, pacientes mais suscetíveis como idosos, por exemplo, que já tem algumas doenças prévias podem ter mais dificuldade para dar conta da presença de bactérias na corrente sanguínea.

Consequências da Sepse Grave

Choque Séptico

A sepse grave causa uma dilatação dos vasos sanguíneos que acarreta na queda da pressão arterial e nos casos mais severos pode causar um choque circulatório que recebe o nome de choque séptico. Além disso, os mediadores químicos inflamatórios ainda causam um aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos o que facilita que os líquidos sejam extravasados para órgãos como o pulmão e a pele.

Inchaço

O paciente que passa por esse problema pode ficar todo edemaciado, ou seja, inchado e com água nos pulmões. As mudanças de permeabilidade dos vasos sanguíneos e da pressão arterial causam uma diminuição do aporte de oxigênio e dos nutrientes presentes nos tecidos o que pode levar a hipóxia que é a falta de oxigênio além da falência dos mesmos.

Sistema de Coagulação

Pode acontecer de o sistema de coagulação ser afetado e um dos acontecimentos mais graves da sepse é a chamada coagulação intravascular disseminada (CIVD) que consiste num processo em que o sistema de coagulação fica sem controle e dessa forma acontecem hemorragias e tromboses.

Funcionamento dos Órgãos

Nos casos em que a sepse é grave pode acontecer de o fígado e os rins deixarem de funcionar. O coração pode se tornar mais fraco e o cérebro ter um funcionamento mais lento bem como os pulmões ficarem cheios de água. Pode acontecer desse paciente passar por uma falência múltipla de órgãos. Nos casos em que a sepse é grave existe um risco maior de óbito. Para se ter uma ideia a sepse grave tem um índice de mortalidade maior do que 50% mesmo nos casos em que há o tratamento médico adequado.

Sintomas da Sepse

A primeira coisa que devemos saber é que qualquer infecção pode levar à sepse, das menores até as de maior proporção. Para que se caracterize uma sepse basta ter uma infecção e apresente pelo menos dois dos quatro sintomas descritos abaixo:

  • Temperatura do Corpo – Maior do que 38°C ou inferior a 35°C.
  • Frequência Cardíaca – Mais elevada do que 90 batimentos por minuto.
  • Frequência Respiratória – Mais do que 20 incursões por minutos.
  • Hemograma – Apresentar leucócitos acima de 12.000 ou menor do que 4000 cel/mm3.

A doença sepse acontece quando o organismo do ser humano fica completamente inflamado devido à infecção generalizada através da corrente sanguínea, isso ocorre por causa de uma bactéria.Uma pessoa com sepse pode ter uma resposta do organismo, na qual essa pessoa vai começar a sentir vários distúrbios como choque circulatório, alterações na coagulação, e falência múltipla dos órgãos.

Por isso, a sepse é considerada uma doença grave.Um exemplo para entender como funciona a inflamação generalizada, imagine o seguinte: uma pessoa está com pneumonia, e a bactéria dessa inflamação está no pulmão.

Quando essa bactéria se espalha para outros lugares do corpo, o nosso sistema de defesa encontra dificuldades para combater em diversos lugares as bactérias, por isso, é necessário um tratamento e fazer a medicação correta de acordo com orientação do médico.Sintomas da sepse: após uma infecção grave se a pessoa tiver dois ou mais sintomas, pode estar com sepse.

Temperatura maior que 38 ºC ou menor que 35 ºC.Batimentos cardíacos maiores que 90 por minuto.Frequência respiratória maior que 20 incursões por minuto.No hemograma, leucócitos acima de 12000 ou abaixo de 4000 cel/mm3.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *